Powered bySolverde
Disclaimer

Lusitano de Évora vence Campeonato de Portugal nas grandes penalidades

Conjunto derrotou o Vitória de Guimarães B, por 3-1, depois de 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento, no Estádio Nacional.

Lusitano de Évora

© Reprodução/FPF

Lusa
14/06/2025 20:15 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Campeonato de Portugal

O Lusitano de Évora sagrou-se hoje campeão do Campeonato de Portugal, ao vencer no desempate nas grandes penalidades o Vitória de Guimarães B, por 3-1, depois de 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento, no Estádio Nacional.

 

O sul-coreano Yuk Jin-young colocou os minhotos em vantagem, aos 16 minutos, mas Miguel Lopes empatou para os eborenses, aos 62, levando a decisão do jogo para as grandes penalidades, depois de um prolongamento sem golos marcados.

O conjunto comandado por Pedro Russiano apontou três dos quatro penáltis que teve, dois deles à Panenka, enquanto o Vitória de Guimarães apenas concretizou um, vendo Duarte Martins defender dois e ainda com Miguel Vaz a atirar por cima.

Quase duas semanas depois do final da fase de subida, que deixou os dois clubes na liderança dos respetivos grupos e a consequente subida à Liga 3, a decisão do campeão do quarto escalão do nacional levou ao Estádio Nacional, em Oeiras, milhares de apoiantes das duas formações.

O Vitória de Guimarães B inaugurou o marcador aos 16 minutos, numa excecional finalização de Yuk Jin-young, que, pelo flanco esquerdo, executou um remate que sobrevoou o guarda-redes Duarte Martins e entrou pelo ângulo contrário da baliza.

A formação alentejana tentou ripostar, mas teve no guarda-redes João Oliveira um 'muro' intransponível, que aguentou a margem mínima da turma vimaranense num par de excelentes defesas, em resposta às ameaças feitas pelo Lusitano de Évora.

Já na segunda parte, numa fase do duelo em que o Vitória de Guimarães B parecia estar a acentuar o seu domínio, o Lusitano de Évora chegou ao empate, por Miguel Lopes, que, aos 62, concluiu uma 'arrancada' de Sele Davou com um remate forte.

O tento galvanizou o conjunto de Évora, que passou a rondar mais a baliza de João Oliveira, mas sem grandes lances de perigo, mas foi o Vitória de Guimarães B que ficou perto do golo, aos 90, num remate fraco de Miguel Vaz em excelente posição.

O prolongamento não foi evitado e, em mais 30 minutos de futebol, o risco corrido pelas duas equipas foi quase mínimo, mas, já no último minuto de compensação, o guarda-redes João Oliveira susteve o triunfo do Lusitano de Évora com uma enorme intervenção.

O campeão do quarto escalão português foi assim decidido através da marcação de grandes penalidades, 'coroando' o guarda-redes Duarte Martins -- habitual suplente do lesionado Marcelo Valverde -- foi o herói, ao parar os remates de Noah Saviolo e Rodrigo Duarte, dando o cetro ao Lusitano de Évora.

Leia Também: [3-0] Portugal-Polónia: Lusos vão desfrutando do jogo

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Diogo Jota

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas