Leonardo Barbosa exulta com o ouro nos Europeus de Maratonas em canoagem

Canoísta português conquistou a medalha na prova de C1 júnior, recordando que a sua especialidade está nas regatas em linha.

Canoagem: Campeonato Europeu de Maratona

© Lusa

Lusa
05/06/2025 18:12 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Canoagem

O canoísta português Leonardo Barbosa exultou hoje com a sua medalha de ouro nos Europeus de maratonas, na prova de C1 júnior, recordando que a sua especialidade está nas regatas em linha.

 

"É uma sensação muito boa. É o meu primeiro título internacional, pelo que torna a coisa ainda mais especial. E sendo a competição em Portugal, junto do nosso povo e perante a nossa bandeira, acho que torna tudo mais especial", assumiu, em declarações à Lusa.

O atleta do Clube Náutico de Crestuma, Vila Nova de Gaia, cumpriu os 15,4 quilómetros do traçado em 1:20.02 horas, batendo o espanhol Hector Vasquez, prata, por 44 segundos, e o polaco Alex Wilga, bronze, por 1.10 minutos.

"Depois da primeira portagem, pensei que o espanhol ia estar um pouco mais forte do que eu na prova, mas mais tarde cometeu um erro ao ir à zona de abastecimento. Quando entrei na água ainda esperei um pouco, pensava que ele ia colar na minha onda e íamos gerir até o final, que era o que já tínhamos combinado, mas vi que ele não estava a subir e não demonstrou muito interesse, pelo que segui sozinho", resumiu.

O estudante de desporto, de 17 anos, recordou que o seu foco está nos mundiais júnior e sub-23 de Montemor-o-Velho, em julho, e que esta vinda a Ponte de Lima teve a ver com a "abertura da federação" para que os canoístas da pista (regatas em linha) pudessem participar e ganhar experiência num campeonato da Europa.

"Um passo de cada vez, vamos continuar a treinar, não vamos pôr as expectativas à frente do trabalho, é continuar a trabalhar e ver por onde vai", concluiu.

Leonardo Barbosa foi ouro em C1 júnior, a mesma categoria e especialidade nas quais Lara Lopes foi prata.

Os Europeus de maratonas reúnem em Ponte de Lima cerca de 250 canoístas em representação de 26 países.

Leia Também: Federação Portuguesa de Futebol despede-se de figura marcante

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pormenor de Gyokeres deixou adeptos do Sporting a sonhar com continuidade

Mercado de Transferências

Pormenor de Gyokeres deixou adeptos do Sporting a sonhar com continuidade

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Adeus, Civic Type R: Ultimate Edition marca o fim de ícone da Honda

Honda

Adeus, Civic Type R: Ultimate Edition marca o fim de ícone da Honda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas