Está instalada a polémica, em Inglaterra, na sequência da derrota sofrida pelo Aston Villa na visita ao Manchester United, por 2-0, que acabou por custar à equipa orientada por Unai Emery o apuramento para a próxima temporada da Liga dos Campeões.
Feitas as contas, os villains deram a temporada 2024/25 da Premier League por terminada na sexta posição, fora da 'zona milionária', com 66 pontos conquistados ao cabo de 38 jornadas, tantos quanto o Newcastle, que, no entanto, acabou por 'sorrir', devido à vantagem na diferença de golos entre ambos.
Depois de Thomas Bramall ter feito soar o apito final, em Old Trafford, o clube emitiu um arrasador comunicado, no qual anunciou a intenção de avançar com uma queixa formal a este desfecho, devido a um golo anulado a Morgan Rogers.
O lance teve lugar no segundo tempo, quando o avançado tirou Altay Bayindir do caminho e marcou, mas foi anulado pela equipa de arbitragem, que entendeu que fora cometida uma falta sobre o guarda-redes, ainda que as imagens mostrem que este não tinha a bola controlada.
"Com tanto em jogo em torno do jogo de hoje, o clube acredita que deveria ter sido nomeado um árbitro mais experiente. Dos dez árbitros nomeados para a Premier League, hoje, o Sr. Bramall era o segundo menos experiente", pode ler-se.
"A decisão de anular o golo de Morgan Rogers, que teria dado ao clube uma vantagem de 1-0, a 17 minutos do final do jogo, foi um fator que contribuiu, em muito, para que o clube não se apurasse para a Liga dos Campeões", prossegue.
"Tendo em conta os padrões que foram estabelecidos ao longo da época, a decisão de apitar antecipadamente é, claramente, inconsistente com as atuais diretrizes da arbitragem. O VAR existe para garantir que este tipo de situações são alvo do escrutínio que merecem", remata.
Aston Villa can confirm the club has written to the PGMOL to raise concerns over the selection process of match officials following today’s game with Manchester United at Old Trafford.
— Aston Villa (@AVFCOfficial) May 25, 2025
With such high stakes surrounding today’s fixture, the club believe a more experienced referee… pic.twitter.com/Ma09U4glOQ
Leia Também: Afinal há honra. United, de Amorim, vence e 'tira' Champions ao Villa