O Manchester United desperdiçou a oportunidade de 'salvar' a época, esta quarta-feira, ao permitir que fosse o Tottenham (1-0) a conquistar a Liga Europa, em Bilbau.
A equipa de Bruno Fernandes e Diogo Dalot perdeu, ainda, o estatuto de única formação invencível nas provas da UEFA, sendo que Ruben Amorim não conseguiu 'imitar' José Mourinho, que garantiu a conquista da referida prova precisamente na sua época de estreia (2016/17) pelos red devils.
Brennan Johnson começou por testar a atenção de André Onana, motivando a resposta praticamente imediata de Amad Diallo, mas seria mesmo o primeiro a festejar. Aos 42 minutos, num lance algo estranho, o avançado dos londrinos aproveitou um mau alívio de Luke Shaw e marcou aquele que seria o único golo da partida.
Sem alterações ao intervalo, Ruben Amorim partiu para cima do adversário, com sucessivas oportunidades junto da baliza de Vicario, desde as tentativas de Diallo e Leny Yoro às de Rasmus Hojlund, Bruno Fernandes e ainda o recém-entrado Alejandro Garnacho.
A bola insistiu em não entrar e, já com Diogo Dalot (recuperado de lesão) em campo, Harry Maguire até chegou a fazer de ponta de lança, porém, o marcador no San Mamés não sofreu qualquer alteração.
Dessa forma, o Manchester United volta a acabar uma época sem títulos arrecadados, enquanto o Tottenham repete a conquista de uma prova que lhe fugia desde 1984.
Leia Também: Adeptos do United fizeram o que não deviam e morador de Bilbau não gostou
Onzes
Tottenham:
Your Spurs team for the final 🫡 pic.twitter.com/xdlMEZzoOO
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) May 21, 2025
Manchester United:
It's all led to this.
— Manchester United (@ManUtd) May 21, 2025
Do us proud, Reds #MUFC || #UELfinal
Antevisão
Tottenham e Manchester United defrontam-se em Bilbau, esta quarta-feira, na disputa do troféu da Liga Europa, numa final em que os portugueses Bruno Fernandes, Diogo Dalot e Ruben Amorim procuram garantir a sua primeira conquista europeia.
O treinador luso, de 40 anos, arrancou a época ainda no Sporting, com um impressionante registo na Liga dos Campeões, tendo mantido a sua invencibilidade nas provas da UEFA ao serviço do clube de Old Trafford. No caminho até ao final, os red devils deixaram para trás equipas como Real Sociedad, Olympique Lyon e Athletic Bilbao.
Já os spurs precisaram de eliminar AZ Alkmaar, Eintracht Frankfurt e Bodo/Glimt para voltarem a uma final europeia, sendo preciso recuar até 1983/84 para recordar a conquista da última Liga Europa (na altura com a designação de Taça UEFA), tendo pela frente um adversário que venceu a referida competição recentemente, em 2016/17, com José Mourinho.
No que ao confronto direto entre as formações inglesas diz respeito, o Manchester United soma 95 triunfos em 204 jogos, contra 57 do Tottenham, para além do registo de 52 empates. No entanto, o clube de Old Trafford acabou derrotado nos três duelos frente ao conjunto de Londres, na presente temporada, procurando, assim, a 'vingança'.
A final da segunda prova europeia de clubes da UEFA mais cobiçada está agendada para esta quarta-feira, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), no San Mamés, com arbitragem do alemão Felix Zwayer, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Tottenham-Manchester United: Amorim à 'caça' do primeiro título europeu