Pavlidis vence desconfiança e pode ser um dos pilares do título encarnado

O avançado Vangelis Pavlidis venceu a desconfiança inicial, motivada pelo arranque pouco goleador na época 2024/25, para desempenhar um papel-chave na luta pelo título português de futebol, que o Benfica pode conquistar no sábado, frente ao rival Sporting.

LISBON, PORTUGAL - APRIL 13: Vangelis Pavlidis of SL Benfica celebrates scoring SL Benfica second goal during the Liga match between Sport Lisboa e Benfica and FC Arouca at Estadio da Luz on April 13, 2025 in Lisbon, Portugal. (Photo by Carlos Rodrigues/G

© Getty Images

Lusa
08/05/2025 09:07 ‧ 08/05/2025 por Lusa

Desporto

I Liga

O 'hat-trick' marcado ao FC Barcelona, em 21 de janeiro, num dos jogos mais espetaculares a que o Estádio da Luz assistiu nos últimos anos, marcou o ponto de viragem: o Benfica até perdeu por 5-4, na sétima jornada da Liga dos Campeões, mas o grego recuperou a veia goleadora demonstrada nos Países Baixos.

 

Quando os 'encarnados' pagaram 18 milhões de euros (acrescidos de dois em função de objetivos predefinidos) pelo melhor marcador da liga neerlandesa, em igualdade com Luuk de Jong, autor de impressionantes 29 golos em 34 partidas, as expectativas eram as mais altas.

O início da aventura do internacional grego em Lisboa não correspondeu às credenciais que trazia do futebol neerlandês e rapidamente se instalou a desconfiança entre os adeptos benfiquistas, ultrapassada, com muitos golos e algumas assistências, apenas depois da entrada em 2025.

A primeira desilusão surgiu logo na estreia na I Liga, em Famalicão, num jogo em que foi totalista e incapaz de evitar a derrota por 2-0, quando o Benfica ainda era orientado pelo treinador alemão Roger Schmidt, substituído por Bruno Lage após a quarta jornada.

Pavlidis, de 26 anos, tinha marcado um único golo, em quatro encontros no campeonato, e não se pode dizer que a chegada do técnico português tenha reacendido a chama do avançado, que faturou apenas mais seis vezes nos 20 jogos seguintes, até ao fim de 2024, em todas as competições.

O novo ano não trouxe imediatamente os golos que o grego procurava, mas, após cinco partidas em janeiro novamente em branco, eles surgiram em dose tripla perante um dos adversários menos prováveis, apesar das fragilidades defensivas evidenciadas esta época pelo Barcelona.

Se o prolongado jejum estava relacionado com a falta de confiança, Pavlidis não poderia ter escolhido melhor adversário para a recuperar com um 'hat-trick', e parece ter sido exatamente isso que aconteceu, com o ponta de lança a iniciar um período particularmente fértil.

O avançado grego tinha festejado apenas sete vezes, em 29 encontros (média inferior a 0,25 por jogo), mas marcou 21 golos nos 21 desafios seguintes, contabilizando o embate com o colosso espanhol, e disparou para a respeitabilíssima média de um tento por partida.

Naquele ciclo, destacou-se novo 'hat-trick', na goleada por 4-1 alcançada pelo Benfica no estádio do FC Porto, glos importantes marcados na Liga dos Campeões a Juventus e Mónaco, tendo 'bisado' duas vezes, perante Moreirense e Vitória de Guimarães, com algumas assistências pelo caminho.

O reencontro com os golos permitiu a Pavlidis subir ao segundo lugar da lista de melhores marcadores da I Liga, em igualdade com o espanhol Samu, do FC Porto, ambos com 18 remates certeiros, ainda que nenhum deles fique bem numa comparação com o sueco Viktor Gyökeres.

O avançado do Sporting já marcou 38 golos no campeonato, em 31 jogos, mais do dobro de Pavlidis -- que participou em 32 encontros --, mas falta ainda escrever o capítulo mais importante, quando o Benfica receber o rival lisboeta na 33.ª e penúltima jornada, e o grego poderá ter algumas linhas a acrescentar à sua história.

Leia Também: Pavlidis e não só. Benfica 'tranca a porta' a trio de Bruno Lage

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Mercado

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas