Todos contra Roglic, o grande favorito na 108.ª edição do 'Giro'

Primoz Roglic é o favorito à vitória na 108.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, destacando-se num elenco repleto de antigos vencedores, mas também de jovens aspirantes a vestir a camisola rosa em Roma.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/05/2025 08:57 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Ciclismo

Na ausência do campeão em título, Tadej Pogacar, que esta temporada preferiu 'entreter-se' nas clássicas em vez de defender o cetro conquistado com um domínio avassalador -- venceu ainda seis etapas e a classificação da montanha - no ano passado, é outro esloveno o favorito número um, curiosamente o dorsal que vai envergar nesta edição, que arranca na sexta-feira, em Durrës, na Albânia.

 

Aos 35 anos, Primoz Roglic parece ter-se finalmente 'conformado' com a ideia de que dificilmente ganhará a Volta a França, uma 'obsessão' de que abdicou ao apostar tudo neste Giro, onde procurará o 'bis', depois de ter triunfado há dois anos, diante de Geraint Thomas e João Almeida.

Esta época, o vencedor em título da Vuelta -- prova de que é recordista de vitórias ex aequo, com quatro -- correu pouco e nem sempre foi convincente, apesar de ter ampliado ainda mais o seu palmarés nas principais corridas por etapas com o triunfo na Volta à Catalunha, onde conquistou ainda duas etapas, além de todas as classificações, depois de ter sido apenas oitavo no Algarve.

A idade começa a 'pesar' ao esloveno, que, contudo, tem uma superequipa a rodeá-lo na edição que estará na estrada entre sexta-feira e 01 de junho, contando com outro antigo vencedor da 'corsa rosa', o australiano Jai Hindley (2022), e com o vice-campeão da passada edição, o colombiano Daniel Martínez, como escudeiros.

A Red Bull-BORA-hansgrohe 'rivaliza' em poderio com a UAE Emirates, que decidiu dividir a liderança entre Juan Ayuso, o polémico jovem espanhol de 22 anos, que este ano ganhou o Tirreno-Adriático e foi segundo na Catalunha, e o experiente Adam Yates, terceiro na Volta a França em 2023.

Outro Yates, no caso Simon, o terceiro classificado de 2021, é a aposta da Visma-Lease a Bike para um bom resultado na geral, embora a formação neerlandesa pareça mais construída para devolver a confiança a Wout van Aert, que se estreia no Giro aos 30 anos, numa altura em que ainda procura a primeira vitória da temporada.

Dividida será também a liderança da INEOS, que alinhará com o neerlandês Thymen Arensman, sexto classificado nas duas últimas edições, e Egan Bernal, o colombiano que estará pela segunda vez na prova italiana, depois de ter vencido em 2021 e de ter superado um longo calvário após ter chocado contra um autocarro no início de 2022.

Entre os antigos vencedores que alinham na 108.ª edição contam-se também o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), vencedor em 2019 e segundo em 2022, e o colombiano Nairo Quintana (Movistar), campeão no distante ano de 2014.

Além destes nomes que já sabem o que é vestir a 'maglia rosa' no pódio final a lista dos pretendentes a um lugar de destaque na 108.ª edição inclui ainda o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step), duas vezes terceiro, e o promissor Antonio Tiberi, 'escudado' na Bahrain Victorious pelo único português presente, o estreante Afonso Eulálio, mas também pelos experientes Damiano Caruso, vice-campeão em 2021, e Pello Bilbao.

Os franceses David Gaudu (Groupama-FDJ), outro que largou a 'fixação' pelo Tour para se estrear no Giro, e Romain Bardet (Picnic PostNL), na sua despedida das grandes Voltas, ou o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech), vencedor d'O Gran Camiño, são ciclistas a ter em conta para a geral, enquanto outros há que serão protagonistas em etapas.

É o caso do britânico Thomas Pidcock, o atual bicampeão olímpico de XCO que 'valeu' um convite da organização à Q36.5, do dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), um dos destaques na temporada de clássicas, ou do neerlandês Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), um dos principais sprinters do pelotão.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Super Dragões enviam 'recado' sobre Pinto da Costa: "Surpresa e tristeza"

FC Porto

Super Dragões enviam 'recado' sobre Pinto da Costa: "Surpresa e tristeza"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Parece que veio de 'Star Wars', mas não. Eis a surpreendente Airbike

Airbike

Parece que veio de 'Star Wars', mas não. Eis a surpreendente Airbike

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas