Portugal empata com Noruega e qualifica-se para o Euro feminino de sub-19

A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19 assegurou hoje o apuramento para a fase final do Europeu da categoria, ao empatar (1-1) com a Noruega, em jogo da terceira jornada do Grupo A2 de qualificação.

Notícia

© FPF

Lusa
08/04/2025 18:45 ‧ 08/04/2025 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, o golo de Neide Guedes, aos 76 minutos, anulou a vantagem norueguesa, conseguida por Anna Nigardsoy, aos 15, e permitiu ao conjunto de Marisa Gomes fechar a fase de apuramento sem derrotas, com sete pontos, os mesmos que a Noruega, que precisava de vencer as lusas para garantir a ultrapassagem.

 

Portugal dispôs de uma boa situação para empatar ainda na primeira parte, por Joana Valente, aos 20 minutos, mas esta atirou ao lado em boa posição e as lusas saíram para intervalo em desvantagem.

Neide Guedes apontou o golo de que a equipa lusa necessitava para garantir a qualificação, num encontro que seguiu equilibrado, com registo de poucas ocasiões de golo, mas com ligeira superioridade das portuguesas, que ainda estiveram próximas de garantir a reviravolta num remate ao lado também da autoria de Neide Guedes, aos 86 minutos.

A igualdade, ainda assim, revelou-se suficiente para Portugal regressar a uma fase final de um Europeu sub-19 feminino, 13 anos após a última participação, na sétima presença absoluta em grandes competições internacionais femininas - duas em Europeus seniores, uma presença num Mundial a nível sénior, duas presenças em Europeus sub-17 e, com este apuramento, também a segunda presença em fases finais de Europeus sub-19.

Antes de empatar com as norueguesas, e selar o apuramento, a equipa portuguesa já tinha vencido a Islândia (2-0), na quarta-feira (2-0), e Eslovénia (5-1), no sábado, e partia com quatro golos de vantagem face às suas opositoras para o jogo da terceira e última jornada, sendo que apenas o vencedor da 'poule' garantia o acesso à fase final do Campeonato da Europa.

O confronto direto era o primeiro critério de desempate nessas contas, das quais já estavam arredadas a Islândia e a Eslovénia, que também se defrontaram hoje, com as islandesas a derrotarem as eslovenas (4-1), despromovidas à Liga B de qualificação para a edição seguinte da prova, sem qualquer ponto conquistado.

Portugal foi semifinalista em 2012, na sua única presença no Europeu feminino de sub-19, cuja fase final da 22.ª edição vai decorrer entre 15 e 27 de junho, com a anfitriã Polónia e os vencedores dos sete grupos da Liga A.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rafael quer Cristiano Ronaldo no Botafogo e teve resposta de Ferdinand

Redes Sociais

Rafael quer Cristiano Ronaldo no Botafogo e teve resposta de Ferdinand

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Exclusivo

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas