Venezuela investiga possível tráfico de jogadores de basebol para Espanha

A Venezuela anunciou que está a investigar a situação de um grupo de 19 jovens jogadores de basebol venezuelanos que estão detidos em Espanha, manifestando preocupação sobre a possível existência de uma rede de tráfico de seres humanos.

HOUSTON, TEXAS - FEBRUARY 28: A detail of a Louisville Slugger Omaha bat on the ground between the Oklahoma State Cowboys and the Tennessee Volunteers in the Astros Foundation College Classic at Daikin Park on February 28, 2025, in Houston, Texas. (Photo

© Getty Images

Lusa
03/04/2025 07:32 ‧ 03/04/2025 por Lusa

Desporto

Justiça

Num comunicado divulgado quarta-feira no Telegram pelo ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, o Governo explica que a Venezuela teve conhecimento "de um grupo de jovens jogadores de basebol venezuelanos que se encontram sob a supervisão das autoridades espanholas desde 31 de março de 2025".

 

"O Governo venezuelano iniciou uma investigação para esclarecer os factos e determinar se existe um possível esquema de tráfico de seres humanos associado a estes casos", lê-se no comunicado.

No documento, Caracas diz "denunciar igualmente a utilização reiterada de figuras jurídicas do direito internacional para fins políticos por parte de alguns governos, que procuram desacreditar a Venezuela e manipular jovens talentos para alimentar uma narrativa fascista e neocolonial".

"Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos atletas venezuelanos e alertamos para a existência de redes que procuram lucrar com o tráfico e o engano de jovens talentosos e das suas famílias. Apelamos às autoridades espanholas para que garantam a transparência deste processo e evitem a politização de um assunto que deve ser tratado de forma responsável", conclui.

Segundo a imprensa venezuelana os 19 jovens, com idades entre os 18 e os 22 anos teriam solicitado asilo na Espanha, onde ficaram depois o presidente da Liga Sénior Latino-Americana de basebol sub-23 e proprietário da agência de representação Guevara Team, ter regressado a Caracas.

Num vídeo divulgado na rede social Tik Tok, Julio Guevara explica que os jogadores faziam uma digressão de exposição pela Europa, à procura de oportunidades, e admitiu que regressou sozinho a Caracas após apresentar problemas de saúde.

A imprensa venezuelana diz ainda que os jogadores estão na Catalunha, que pediram a proteção do Governo espanhol e que estariam a tentar conseguir autorização para se juntarem a clubes profissionais de basebol na Europa, para fazer carreira como atletas.

Na agenda estavam jogos que deviam disputar em Barcelona e Madrid e também em Itália.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

É oficial! Após rumores, Lamine Yamal assume namoro com Nicki Nicole

Lamine Yamal

É oficial! Após rumores, Lamine Yamal assume namoro com Nicki Nicole

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2FC Porto39
3Moreirense39
4Sp. Braga37
5Famalicão37
6Benfica26
7Gil Vicente34
8Arouca34
9Vitória SC33
10Casa Pia33
11Rio Ave22
12Estrela32
13Estoril21
14AVS31
15Alverca31
16C.D. Nacional31
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira na porta da saída. Yamaha terá optado por Miller

MotoGP

Miguel Oliveira na porta da saída. Yamaha terá optado por Miller

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas