Williams, de 45 anos, recebeu um 'wild card', um convite da organização, tanto para a competição de pares como de singulares, e tornou-se na segunda-feira à noite a tenista mais velha em mais de quatro décadas a disputar o torneio.
De acordo com a Federação Internacional de Ténis (ITF, na sigla em inglês), Williams é a mais velha a participar no US Open desde Renee Richards, que competiu com 47 anos em 1981.
A checa Muchova, de 29 anos, entrou melhor na partida, ao quebrar o serviço de Williams, que conseguiu ainda assim reequilibrar o primeiro set.
Mas Muchova, número 13 do mundo, acabaria por vencer os últimos três jogos para fechar o 'set' inicial em 3-6.
No segundo parcial foi a vez da veterana norte-americana entrar melhor, ao quebrar o serviço de Muchova, a 11.ª cabeça de série do torneio, vantagem que Williams manteve para conquistar o 'set' por 6-4.
A checa dominou por completo o terceiro e último parcial, que venceu por 1-6, fechando o encontro em três 'sets'.
Na segunda ronda, Muchova vai defrontar a vencedora do encontro entre a romena Sorana Christea (71.ª do mundo) e a argentina Solana Sierra (74.ª do ranking).
Venus Williams conquistou por duas vezes o Open dos Estados Unidos, em 2000 e 2001, num total de sete troféus do Grand Slam, todos os outros em Wimbledon, e liderou o ranking mundial feminino durante 11 semanas em 2002.
O US Open decorre até 08 de setembro, em Flushing Meadows, em Nova Iorque.
Leia Também: Carlos Alcaraz bater Opelka e está na segunda ronda do US Open