Federação Portuguesa de Futebol "surpreendida" com buscas da PJ

"Suspeitas de crimes de corrupção ativa, recebimento indevido de vantagem, corrupção passiva, participação económica em negócio e fraude fiscal qualificada” estiveram na origem da intervenção da Polícia Judiciária.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
25/03/2025 17:51 ‧ 25/03/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

FPF

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu um comunicado, esta terça-feira, a reagir às buscas da Polícia Judiciária (PJ) no âmbito e um processo de investigação que "envolve a investigação de negócios relativos a anteriores mandatos", entre 2016 e 2020, confessando-se "surpreendida" com a intervenção das autoridades na sua sede.

 

O organismo que tutela o futebol português garante que "irá até às últimas consequências face a qualquer prática ilícita ou criminal que venha a ser apurada", mostrando-se "totalmente inflexível na defesa dos interesses da instituição", em que se constituirá como "assistente em todo e qualquer processos que lesem os interesses patrimoniais e/ou reputacionais da FPF".

De referir que, de acordo com o mandato de busca, tal deve-se por "suspeitas de corrupção ativa, recebimento indevido de vantagem, corrupção passiva, participação económica em negócio e fraude fiscal qualificada”.

Suspeitas de corrupção levam PJ à Federação Portuguesa de Futebol

Suspeitas de corrupção levam PJ à Federação Portuguesa de Futebol

Diretor Nacional da PJ disse que buscas estão relacionadas com a "venda da antiga sede da Federação Portuguesa de Futebol". Há já dois arguidos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 16:18 - 25/03/2025

O Ministério Público também confirmou as buscas "em vários locais do país, designadamente em instalações da Federação Portuguesa de Futebol" e que no "inquérito investigam-se factos relacionados com a alienação da antiga sede da FPF". 

De referir ainda que Fernando Gomes, antecessor de Pedro Proença e novo presidente do Comité Olímpico de Portugal, não é constituído arguido, bem como Tiago Craveiro, ex-CEO da FPF, na operação 'Mais-Valia'.

Leia o comunicado na íntegra

"A Direção da Federação Portuguesa de Futebol foi surpreendida com a realização de buscas na sua sede por parte de elementos da Polícia Judiciária, no âmbito de um processo que envolve a investigação de negócios relativos a anteriores mandatos, nomeadamente aos anos entre 2016 e 2020, 'por factualidade suscetível de integrar crimes de corrupção ativa, recebimento indevido de vantagem, corrupção passiva, participação económica em negócio e fraude fiscal qualificada', segundo o mandado de busca e apreensão.

A Federação Portuguesa de Futebol será totalmente inflexível na defesa dos interesses da instituição e intensificará as medidas de auditoria entretanto iniciadas pela consultora internacional PWC no passado dia 17 de março e constituir-se-á assistente em todo e qualquer processos que lesem os interesses patrimoniais e/ou reputacionais da FPF.

A Federação Portuguesa de Futebol irá até às últimas consequências face a qualquer prática ilícita ou criminal que venha a ser apurada e agirá de forma absolutamente intransigente relativamente a todas e quaisquer pessoas que tenham lesado os seus interesses".

[Notícia atualizada às 18h00]

Leia Também: Suspeitas de corrupção levam PJ à Federação Portuguesa de Futebol

Leia Também: FPF lamenta morte de Anabela Santos. Ex-jogadora tinha 57 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas