Jenni Hermoso quebra o silêncio após condenação de Luis Rubiales

A futebolista espanhola campeã do Mundo Jennifer Hermoso manifestou hoje sensação de alívio e satisfação pela condenação do presidente da federação espanhola pelo beijo não consentido após a final do mundial.

SYDNEY, AUSTRALIA - AUGUST 20: President of the Royal Spanish Football Federation Luis Rubiales (R) kisses Jennifer Hermoso of Spain (L) during the medal ceremony of FIFA Women's World Cup Australia & New Zealand 2023 Final match between Spain and England

© Getty Images

Lusa
22/02/2025 23:14 ‧ 22/02/2025 por Lusa

Desporto

Espanha

"Depois de tudo, isto criará um precedente importante num meio social no qual há ainda muito por fazer. Tenho o coração cheio com cada uma das pessoas que estiveram, estão, e continuarão a estar comigo nesta luta. E agora sim, acabou", reagiu a atleta, dois dias depois da sentença a Luis Rubiales, pelo crime de agressão sexual.

 

O presidente da federação espanhola foi condenado a pagar 10.800 euros de multa (correspondente 18 meses de multa com taxa diária de 20 euros) mais 3.000 euros por danos morais à atleta de 34 anos, por a ter beijado, sem consentimento, quando as atletas desfilavam a receber a medalha de campeãs do mundo antes de erguer o troféu, em Sydney, Austrália, em 20 de agosto de 2023.

A decisão proíbe igualmente Rubiales de se aproximar de Hermoso num raio de 200 metros e de se comunicar com ela durante o período de um ano.

Entretanto, tanto Jennifer Hermoso quanto Luis Rubiales já assumiram que vão recorrer.

No mesmo julgamento, tanto Rubiales como o ex-técnico da seleção feminina Jorge Vilda, o ex-diretor de futebol masculino Albert Luque e o ex-diretor de marketing da Federação Rubén Rivera foram absolvidos do crime de coação a Hermoso de que estavam acusados.

Em causa a pressão sobre a jogadora nos dias seguintes ao beijo, para que fizesse declarações públicas a desvalorizar o ocorrido em Sydney, naquilo que a acusação considera ter sido uma tentativa de desculpar Rubiales.

O Ministério Público espanhol tinha solicitado um total de dois anos e meio de prisão para Rubiales, um ano por agressão sexual e um ano e meio por coação, e para este último crime, um ano e seis meses para os outros três réus.

Rubiales deixou a presidência da RFEF em 10 de setembro de 2023 na sequência deste caso e, semanas mais tarde, em 30 de outubro, a FIFA suspendeu-o de todas as atividades relacionadas com futebol.

Este caso acabou por ditar e precipitar a queda de Rubiales à frente da RFEF, cargo que ocupou entre maio de 2018 e setembro de 2023 e cuja gestão está sob suspeita por alegada corrupção em vários contratos que a justiça espanhola está a investigar.

Quanto a Jenni Hermoso, o caso transformou-a, assim como às restantes jogadoras da seleção espanhola, num símbolo da luta contra o sexismo e a desigualdade de género no desporto.

As jogadoras, que se indignaram por o beijo de Rubiales ter eclipsado o triunfo de Espanha no Mundial de 2023, uniram-se no apoio a Hermoso e chegaram a fazer greve para denunciar discriminação e desigualdade de tratamento entre as seleções masculina e feminina.

Leia Também: TAD mantém suspensão de três anos a Luis Rubiales

Leia Também: Jenni Hermoso vai recorrer à sentença imposta a Rubiales

Leia Também: Associação de Futebolistas Espanhóis saúda condenação de Rubiales

Leia Também: Rubiales diz que vai recorrer da condenação por agressão sexual a Hermoso

Leia Também: Sentença diz que Rubiales atentou contra liberdade sexual de Hermoso

Leia Também: Termina julgamento de Rubiales, sentença sem data

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Óbito

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Renault

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas