Luís Freire espera dérbi com Vitória e Sp. Braga "à procura da baliza"

O treinador do Vitória de Guimarães, Luís Freire, perspetivou hoje um dérbi minhoto "dividido", com a sua equipa e o Sporting de Braga sempre "à procura da baliza", na 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
15/02/2025 14:34 ‧ 15/02/2025 por Lusa

Desporto

I Liga

Convencido de que "qualquer jogador e treinador" está motivado para um jogo "sempre apetecível" entre vitorianos e bracarenses, o técnico de 39 anos afirmou que os seus 'pupilos' estão "bem preparados" para o jogo de domingo, quer para prosseguir o ciclo de dois jogos sem sofrerem golos no campeonato, quer para serem mais perigosos no ataque.

 

"São duas equipas a jogar futebol à procura da baliza. O Braga tem a sua qualidade para ter bola. Temos de ser competentes nos quatro momentos do jogo e nas bolas paradas. Temos de ser também espertos. Queremos criar perigo. Estamos preparados e confiantes na perspetiva de crescimento da equipa", disse, na antevisão ao encontro marcado para as 20:30.

O 'timoneiro' vitoriano considerou ainda que "nunca há favorito" em jogos marcados pela rivalidade e rejeitou que o facto de os bracarenses atravessarem uma série de cinco triunfos seguidos interfira no desfecho de um jogo que, por norma, é "equilibrado e decidido em detalhes".

À espera de "casa cheia" no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, Luís Freire disse estar pronto para a estreia em 'clássicos' minhotos e prometeu um Vitória com cada vez "mais energia dentro do campo" e o "ímpeto certo" para regressar aos êxitos, após o 'nulo' (0-0) da jornada anterior, no terreno do Famalicão.

"Toda a gente tem de estar muito focada nas tarefas, com bola, sem bola, nos momentos de reação. Temos de absorver a energia boa [das bancadas do estádio]. E temos de transformar essa energia boa em resiliência para conseguirmos o que queremos: conquistar os três pontos", observou.

Questionado acerca da nomeação do árbitro João Pinheiro para desempenhar o papel de videoárbitro (VAR), como aconteceu nos quartos de final da Taça da Liga, em 31 de outubro, quando os arsenalistas 'selaram' o triunfo sobre os vitorianos por 2-1, com um penálti marcado após consultado o VAR, Luís Freire rejeitou comentar, tendo frisado que o clube já se "manifestou nas redes sociais".

Sem os defesas Bruno Gaspar e Óscar Rivas e o avançado Gustavo Silva, lesionados, o treinador realçou que qualquer jogador disponível pode "ajudar a equipa", seja em 90 minutos, seja em cinco ou 10, a propósito do rendimento do ponta de lança Chucho Ramírez.

"O Chucho está a esperar a sua oportunidade comigo. Tem quatro jogos. Está a trabalhar cada vez melhor nos treinos. Estou atento. O Chucho tem qualidade, uma capacidade finalizadora acima da média. Trabalhando como está, poderá ajudar a equipa", perspetivou.

O Vitória de Guimarães, sétimo classificado da I Liga, com 30 pontos, recebe o Sporting de Braga, quarto, com 43, em partida agendada para as 20:30 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de João Gonçalves, da Associação de Futebol do Porto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque de Varandas a Pinto da Costa ainda mexe: "É de uma atrocidade..."

FC Porto

Ataque de Varandas a Pinto da Costa ainda mexe: "É de uma atrocidade..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas