"Devia ter sido com mais força". Cantona chocou o mundo há 30 anos

A 25 de janeiro de 1995 o então jogador francês perdeu as estribeiras com um adepto do Crystal Palace. Arrependimento nunca chegou.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
25/01/2025 11:01 ‧ 25/01/2025 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Fotogaleria

O tempo passa a voar e não perdoa. Foi há precisamente 30 anos que Eric Cantona entrou na história do futebol mundial pelos piores motivos. O Manchester United, então liderado pelo mítico Sir Alex Ferguson, visitava o Crystal Palace, e tudo descambou quando o jogador francês viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão. Tudo parecia resolvido, até que perante a chuva de insultos que vinha das bancadas do Selhurst Park, eis que Cantona decidiu reagir a pontapé, agredindo Matthew Simmons, que teria descido até junto do relvado para mandar Cantona "para a sua terra". 

 

O caso, claro está, chocou o mundo. Cantona foi suspenso pelo Manchester United e teve de ser presente a tribunal, onde foi condenado a 120 horas de trabalho comunitário. 

Também Matthew Simmons foi considerado culpado por ter provocado Cantona, tendo sido condenado a pagar uma multa de 500 mil libras, além de ter perdido o lugar cativo na casa do Palace e de ter sido impedido de voltar a entrar num recinto desportivo. 

Muitos dizem que a carreira de Cantona perdeu gás a partir deste momento, que lhe custou uma ausência de nove meses, e a verdade é que o Manchester United acabaria por falhar, nessa mesma época, o título da Premier League para o Blackburn. 

De resto, a direção do Manchester United chegou a ponderar despedir Cantona logo após o incidente, mas terá sido Alex Ferguson a colocar um travão no caso, preferindo dormir sobre o assunto e analisar, no dia seguinte, as imagens que corriam mundo. 

Apesar de tudo isto, Cantona nunca se revelou arrependido pelo caso. Há cerca de dois anos, o antigo jogador francês voltou a falar sobre o tema, em entrevista à conceituada revista FourFourTwo, garantindo que apenas se arrepende de não ter batido com.... mais força.

"Não lhe bati com força suficiente. Devia ter batido com mais força. Nunca vi as imagens, porque eu sabia. Tudo o que tinha era jornalistas à volta da minha casa. A minha casa era pequena e eles bloquearam-me a luz. Faço as coisas sem me levar a sério. Mesmo quando dei aquele pontapé, não me levei a sério. Não achei que tinha de ter responsabilidade por aquilo que era. Não. Eu era um jogador e um homem. Só queria fazer aquilo que quisesse. Se quiser bater num adepto, eu adepto. Não sou um modelo a seguir. Não sou um professor para dizer como nos devemos comportar. Penso que quanto mais vemos, mais percebemos que a vida é um circo", apontou, bem ao seu estilo, Cantona. 

Recorde o famoso pontapé de Cantona percorrendo a fotogaleria. 

Leia Também: 'Bomba de mercado'? Chelsea e United negoceiam troca de jogadores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda deixa (subtis) 'recados' antes do Benfica-Sporting

I Liga

Geovany Quenda deixa (subtis) 'recados' antes do Benfica-Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas