Roberto Martínez confiante na reação de Portugal: "Críticas fazem parte"
Selecionador nacional e Bernardo Silva fizeram a antevisão ao duelo frente à Croácia, no arranque da Liga das Nações.
© FPF
Ao Minuto Desporto Liga das Nações
Já depois das conferências de imprensa de Cristiano Ronaldo e Vitinha no regresso à seleção, chegou a vez de Roberto Martínez fazer, esta quarta-feira, a antevisão ao duelo entre Portugal e Croácia, agendado para esta quinta-feira, no arranque da Liga das Nações, acompanhado ainda por Bernardo Silva.
O avançado do Manchester City analisou a sobrecarga de jogos, já depois de ter deixado rasgados elogios a Geovany Quenda, tendo ainda realçado a boa energia dos novos jogadores convocados pelo selecionador nacional após a prestação que gerou críticas no Euro'2024.
Já Roberto Martínez deu conta da ambição da seleção das quinas em vencer a Liga das Nações, numa altura em que já conta com Pedro Gonçalves (sobre quem deixou boas indicações nos treinos), apontando a Croácia como uma seleção difícil de defrontar.
DESTAQUES
EM DIRETO
Análise à prestação da Croácia no Euro'2024
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Há uma diferença entre ser selecionador da Bélgica e de Portugal. Quanto à Croácia, jogaram muito bem, mas é uma questão de pormenor, que faz com que qualquer seleção fique de fora. Eles têm grande mentalidade, grandes qualidades técnicas e jogam como poucos (...). Nós tentamos dar sempre o nosso melhor em campo".
Recuperação de Raphael Guerreiro
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"A conversa foi diferente. O Raphael precisava do trabalho específico de seleção para evitar os problemas que ele teve antes do Europeu. Concordámos nisso. Não é para este estágio, é para outros. Após a pré-época exigente, o Raphael acha que necessita deste período na seleção para depois trabalhar melhor no seu corpo".
Repetir a 'receita' dos clubes?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Normalmente o jogador é uma peça individual. O que está a fazer no clube depende da ideia e da estrutura da equipa. Ter jogadores com ligações nos seus clubes não prejudica a seleção. Não tem significado para nós".
Posicionamento de Pote
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Para a nossa estrutura poderá jogar entrelinhas. É inteligente, pode executar o último passe e tem finalização. É jogador para jogar por dentro. Temos outros por fora, como o Rafael Leão, o Nuno Mendes, o Pedro Neto, o Quenda... Podem estar no espaço exterior. O Pote tem capacidade para receber de costa e olhamos mais por dentro no caso dele".
Pedido de desculpas a Pedro Gonçalves?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Acho que o Pote merece estar na seleção. Ele sabe disso, mas também sabe que há muita competitividade e muitos jogadores que pisam os mesmos terrenos. Gostei da atitude. Treinou muito bem. Tem personalidade de chegar e mostrar que pode ajudar. Foi muito bom contar com ele na seleção agora. Não há que pedir desculpa. O selecionador tem de trabalhar muito, ter muita informação e ser honesto com responsabilidade. Há um número de jogadores a respeitar. Não é uma questão de pedir desculpas. Isso é quando não tomamos uma decisão com honestidade".
Adeptos querem "futebol mais bonito"
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Nós queremos ganhar sempre. Isso é importante. Acho que os grandes torneios têm os melhores jogadores do mundo. Fazíamos parte das seis ou sete seleções que podíamos ganhar. O detalhe passa por uma bola que vai ao poste e sai. Crescemos muito durante o Euro'2024, estivemos bem contra França. O melhor foi mesmo o quinto jogo. Estávamos preparados para fazer mais jogos. Gostei do que vi, mas precisamos de melhorar. As críticas fazem parte. A exigência é máxima. Internamente ainda mais do que a dos adeptos".
Evolução de Quenda
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Nós, selecionadores, dizemos que a idade não é um critério. O exemplo do Quenda mostra isso. Mostrou uma personalidade e qualidade de adaptação mesmo incrível. A qualidade técnica dele não é normal aos 17 anos. Fez um Euro sub-17 muito bom, entra na primeira equipa do Sporting e mostra uma personalidade incrível. Mostrou estar preparado para representar a seleção".
Expectativas para a Liga das Nações... com surpresas?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Roberto Martínez:
"Posso dizer que estamos ansiosos de voltar ao campo. Vamos encontrar uma seleção cheia de energia, com muita vontade. Gostamos de jogar ao ataque e amanhã o teste será interessante porque a Croácia gosta de ter a bola, como nós. Temos muita ambição. Queremos o estádio cheio, com adeptos incríveis desde aquilo que vimos na Alemanha. Surpresas? Neste formato da Liga das Nações temos dois jogos e 72 horas entre os jogos, em que todos os jogadores são importantes. Todos estão preparados. Os jogadores novos mostraram uma personalidade e uma atitude incríveis. Foi uma experiência muito agradável. O onze inicial anunciarei amanhã. Precisamos de esperar mais de 24 horas".
Calendário sobrecarregado
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"As pessoas dizem que os jogadores de futebol não se podem queixar pela vida que têm. Isso é verdade. Cumprimos sonhos de criança e adoramos o que fazemos. Mas há o outro ponto. Há cada vez mais jogos. O calendário está completamente 'louco'. Ainda hoje no Manchester City ficámos a saber que teremos um jogo de descanso antes do Watford. Se não formos eliminados de nenhuma competição, jogamos de três em três dias durante mais de nove meses. A carga que se tem colocado em cima dos jogadores é completamente absurda. Mais dois jogos na Liga dos Campeões e noutras tantas provas. O Mundial de Clubes ainda... Intensidade dos jogos cada vez mais alta. Os plantéis estão maiores, mas não é fácil. Fazer isto uma ou duas épocas, tudo bem, mas tantos anos, já desde os tempos do AS Monaco, não tem sido fácil. Passo muito pouco tempo com família e amigos. A carga de jogos é completamente absurda".
'Vingança' frente à Croácia?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"A Croácia não teve à altura no Europeu. Não era aquilo que eles esperavam e agora querem dar uma resposta. O Kovacic fez uma grande época e tem estado numa nova posição. Está muito bem. Estou orgulhoso dos meus colegas croatas. Espero ver mais dele amanhã em campo, já depois da derrota no último encontro [no Jamor]".
Euro'2024 ainda pesa para a Liga das Nações?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Ansiedade não. É uma competição importante. Das experiências num passado recente, o que podemos retirar são lições para o futuro. Corrigir alguns aspetos. Há coisas a melhorar, juntamente com a equipa técnica, para estarmos mais próximos dos nossos limites e da vitória".
Quenda vai 'roubar' o lugar no futuro?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Sem dúvida que sim. Está a jogar numa posição que posso ocupar no campo. Possivelmente vai roubar-me o lugar (risos). Faz parte das seleções. Entra malta nova. As gerações mudam. Com 17 anos eu nem jogava nos juvenis do Benfica. Ele, aos 17 anos, é titular no Sporting e representa a seleção nacional. De certeza que se continuar a trabalhar irá atingir níveis superiores aos atuais".
Bruno Lage no Benfica?
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Benfica? Estou a representar a seleção. Não é momento para falar sobre isso".
Energia dos novos jogadores convocados por Roberto Martínez
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Sinto-os bem. É sempre bom receber malta nova, com energia. Talvez o impacto de conhecer o Cristiano seja sempre maior do que com qualquer outro jogador, ele sentem-me mais envergonhados com ele. Faz parte. Lembro-me que quando cheguei à seleção, também olhava para os meus ídolos e com quem sonhava jogar. Os primeiros dias são sempre dias de muita alegria, com um sorriso na cara, a cumprir um sonho. Não gosto de destacar jogadores, mas acho impressionante termos um jogador de 17 anos [Geovany Quenda] com um sucesso brutal neste início de época. É ótimo receber estes jogadores na seleção".
Ambições na seleção
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Com os jogadores que Portugal tem, e com a ambição desde 2016, a fasquia do que os nossos adeptos pedem à seleção subiu bastantes. Jogámos o Europeu da Alemanha para ganhar e falhámos. Jogaremos as próximas competições outra vez com a ambição de ganhar. Só uma seleção sai satisfeita no final. É jogo a jogo. Não vamos pensar já que vamos ganhar à qualificação. Vamos pensar em qualificarmo-nos para os 'quartos' desta competição. Depois é a qualificação para o Mundial, onde vamos jogar para ganhar também. Sabemos das ambições das seleções. O jogo de amanhã vai pedir muito a toda a gente".
Marca dos 100 jogos mais perto
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"É uma marca importante. É talvez o maior orgulho que sentimos. Representar o nosso país... Se me perguntassem o meu objetivo quando comecei com sete anos, seria esse de vestir esta camisola. Estou perto da marca dos 100 jogos e ficarei muito feliz. Vai ser um número que me irei lembrar sempre na minha vida".
Resposta após o Euro'2024
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Eram 30 e tal equipas no Europeu. Só uma sai satisfeita. Tínhamos ambições muito maiores do que o resultado que conseguimos. Não podemos ficar satisfeitos. Sem dúvida que há coisas que podemos fazer bastante melhor. Em alguns momentos, a seleção mostrou muita qualidade. Vamos procurar trabalhar como equipa para que os próximos jogos possamos ser uma seleção em crescimento para atingir objetivos no futuro".
Análise ao reencontro com a Croácia
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Bernardo Silva:
"Mudaram alguns jogadores nas duas convocatórias. Eles não têm o Brozovic. Não sei se vão jogar no mesmo sistema. Falando de nós, neste novo formato da Liga das Nações, passam duas seleções. Antes era só uma. Temos ambições nesta competição e queremos passar aos 'quartos'".
Bernardo Silva é o jogador escolhido
Notícias ao Minuto | há 1 semana
Futebolista do Manchester City vai marcar presença na conferência de imprensa, junto de Roberto Martínez.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com