Meteorologia

  • 10 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"Pai" na seleção, mil golos e Euro'2024. O que disse Cristiano Ronaldo

CR7 respondeu às questões dos jornalistas na primeira conferência da seleção nacional, na preparação para a Liga das Nações.

"Pai" na seleção, mil golos e Euro'2024. O que disse Cristiano Ronaldo
Notícias ao Minuto

17:28 - 02/09/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Seleção nacional

No primeiro dia de trabalhos da seleção nacional na preparação para o duplo compromisso na Liga das Nações, Cristiano Ronaldo marcou presença, esta segunda-feira, na conferência de imprensa da seleção nacional, onde falou de um "bom Europeu", da meta pessoal dos 1.000 golos na carreira e ainda do seu futuro com a camisola das quinas, onde é visto, muitas vezes, como um "pai" ou um "irmão mais velho.

 

CR7 sublinhou a motivação de continuar a dar tudo pela seleção, aos 39 anos, contribuindo também para a integração dos mais jovens. Além disso, o avançado madeirense desvalorizou as constantes críticas em torno do seu contributo na seleção, tendo vincado que sairá pelo próprio pé e pela porta grande, quando assim o entender.

Cristiano Ronaldo foi provocando algumas gargalhadas na sala de imprensa da Cidade do Futebol, em Oeiras, acabando a conferência a falar do seu novo projeto no YouTube, onde poderá continuar a bater recordes, desta vez, fora das quatro linhas.

De referir que Portugal mede forças Croácia e Escócia, no Estádio da Luz, nos próximos dias 5 e 8 de setembro, respetivamente.

Fim da conferência de imprensa

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Termina, assim, a (longa) conferência de imprensa da seleção nacional, seguindo-se o treino na Cidade do Futebol, a partir das 18h30 (horário de Portugal Continental).

"Animal" no campo... e agora no YouTube

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Animal competitivo como vocês dizem... Em Espanha chamavam-me 'Bicho'. Youtuber no futuro? Os meus filhos já dizem isso (risos). Não sou jogador, sou youtuber para eles. Falando a sério, isto foi para me aproximar dos meus fãs. Acho que merecem. Uma das coisas que mais gostei no Europeu foi ter tanta gente ao lado da seleção e ao meu lado. É a minha forma de mostrar-lhes o carinho que têm tido por fim. Foram fiéis a mim nestes meus últimos anos de carreira... Os próximos cinco anos. Estou a brincar. Dois, três. por aí. Não sei. A questão dos subscritores e dos recordes... Há que relativizar, mas quero (risos). Sinto  que os fãs estão mais contentes. Estão mais próximos. Quando assim é, é com muito agrado que faço este tipo de coisas".

Confiança da seleção após o Euro'2024

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"A confiança está intacta. A equipa está bem. Fez um bom Europeu. Não excelente, mas bom. Temos dois bons testes pela frente. Jogamos ambos em casa e gostava de ter o estádio cheio. O espírito é positivo. Passado é passado. Temos de estar nessa linha... Estamos confiantes de que as coisas vão correr bem".

Momento de forma

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Não fiz a pré-época, mas consegui marcar nos primeiros quatro jogos do Al Nassr. Sinto-me bem, quase em forma. Não posso responder sobre o Mundial'2026. Vivo o presente. O momento é bom. Vamos disputar agora a Liga das Nações e estou muito feliz por estar aqui novamente. Espero o estádio cheio novamente. Para 2026 há muita história no meio. Não sei o que vai acontecer".

Meta dos 1.000 golos

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Depois de chegar a um meta de 899 golos, acham que estou preocupado com o golo 900, 901 ou 902? O que me move, não só agora, mas nos últimos anos, é a alegria de ir para o treino, para o jogo, para a competição. Sentir tudo isto... Há sempre jogos em que não vais marcar. Isso não é problema. Fazer estes números parece fácil, mas não é. Antes de chegar aos 1000, tenho de chegar aos 900. Espero fazê-lo num destes dois jogos. Não vivo obcecado com o golo. Vai acontecer naturalmente. É viver o presente. Mesmo para uma marca de 899 golos, não estou assim tão mal. Acho eu... (risos)".

Mágoa com críticas

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Isso é bom. É ótimo. A crítica é ótima. Se não houver crítica, não há evolução. Sempre foi assim. Não vai ser agora que vai mudar. Tento ajudar a minha seleção e o meu clube da minha maneira. Não só com golos e assistências, mas com profissionalismo, disciplina e exemplo. O futebol vai muito além de jogar bem, de marcar um golo ou de fazer uma assistência. As pessoas não entendem. Nunca estiveram dentro daquele balneário. Às vezes até me rio. É o mesmo que falarem da Fórmula 1. Como é que vou opinar se nunca estive num carro? Bem, já estive (riso). Mas não conduzi. Não posso opinar. Não sei o peso de carro, se anda mais com o depósito cheio. A crítica, para mim, é bom. Não tem problema nenhum. Continuem..."

Disponível para ser suplente na seleção nacional?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Isso é o que vocês pensam. Sempre terei, até ao final da minha carreira, o pensamento de que serei titular. Respeitarei sempre as decisões, não só do selecionador, mas como dos clubes em que joguei. Uma ou outra vez (risos). Também se portaram mal comigo. Agora falando a sério, há uma ética profissional e respeito sempre. Quando foge da ética profissional, sim, poderá haver controvérsias. Isso é outra conversa. Aquilo que eu sinto, também pelas palavras do mister, é que continuo a ser uma mais-valia para a seleção. Quando eu sentir que não sou mais-valia, serei o primeiro a ir embora. É a vida. Vou de consciência tranquila, como sempre. Sei o que sou, o que posso fazer, o que faço e o que vou continuar a fazer. Para mim, o mais importante no futebol é encarar cada ciclo. Sinto-me feliz. Quando chegar esse momento, mais tarde ou mais cedo, não sei, serei o primeiro a dar esse passo. É escusado as pessoas falarem ou opinarem. Não vale a pena. É uma decisão própria, das pessoas que mandam também. Será uma decisão natural. Temos o exemplo do Pepe, que fez uma grande carreira na seleção e saiu pela porta grande. Todos os jogadores têm de pensar que sairão sempre pela porta grande. É a minha maneira de ver, não com tristeza. Pelo contrário, com alegria".

Euro'2024 foi um fracasso?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"A vida de um futebolista é isto. Há momentos bons e menos bons. É bom que aconteça. Quando as coisas vão bem é dificil evoluir. Há sempre ilações a tirar. Não só no futebol, mas na vida em si. Temos de ter a capacidade para enfrentar os momentos menos bons com otimismo, leveza e tranquilidade. Europeu? A expectativa que meteram à volta da seleção foi demasiado alta. As pessoas acabam por se perder nos pensamentos. Se tivéssemos ganho nos penáltis, estávamos nas meias-finais. Já ficavam todas contentes. Encarávamos Espanha a seguir. A meu ver não foi uma desilusão. Foi parte de um processo de crescimento de seleção, com novos jogadores, nova estrutura e um selecionador a colocar a equipa a jogar à sua maneira. Foi positivo. Ninguém gosta de perder, mas volto a repetir. Para mim, não foi um fracasso. Temos de estar orgulhosos".

É visto como um pai na seleção?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Muitos deles têm vergonha de falar comigo. Estava a subir ao quarto e vi o Quenda. Fui ter com ele. Disse-lhe 'Então jogador, estás recuperado do jogo?' (risos). Estava envergonhado. Para quem me conhece bem, sabe que na seleção sou sempre, não digo um pai, mas um irmão mais velho. Um pai pode ser para alguns. É sempre tentar ajudá-los. Já passei pelo mesmo que eles. Sempre fui recebido muito bem na seleção. Isto é uma família. Agora é pensar nesta competição que Portugal quer ganhar".

Integração dos jovens na seleção

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Acho que faz parte. A seleção sempre foi assim. Chegam novos jogadores. São integrados. É uma situação normal. A integração dos jogadores mais novos acontece de forma natural. O meu papel é sempre o mesmo. Ajudara quem chega. Acho que muitos jogadores o têm feito. É um misto importante para o presente e para o futuro da seleção. Vejo com bons olhos estas experiências que o mister tem feito".

Motivação após a conquista de um Europeu

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"A motivação é vir para ganhar a Liga das Nações. É a nossa próxima competição. Estamos todos cá a preparar a prova que já ganhámos uma vez. É para repetir. Não penso a longo prazo. É sempre a curto prazo".

Desistir da seleção foi hipótese?

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Isso é tudo da imprensa. Nunca me passou pela cabeça. Antes pelo contrário, deu-me mais motivação para continuar".

Cristiano Ronaldo é o jogador escolhido

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Capitão da seleção portuguesa vai responder às questões dos jornalistas, a partir das 17 horas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório