Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 26º

Benfica festeja apuramento português com "bênção" de Edite Fernandes

O bairro de Benfica, em Lisboa, "vestiu-se" hoje a rigor e apoiou o triunfo de Portugal frente à Turquia (3-0), no segundo jogo do grupo F do Euro 2024, com a "bênção" da antiga internacional feminina Edite Fernandes.

Benfica festeja apuramento português com "bênção" de Edite Fernandes
Notícias ao Minuto

19:56 - 22/06/24 por Lusa

Desporto Euro2024

A Alameda Padre Álvaro Proença onde por estes dias se realiza do Arraial de Benfica tornou-se pequena para acolher, na via junto às vivendas, milhares de adeptos com indumentária a rigor para apoiar Portugal no ecrã montado para o efeito no palco dois.

No sopé do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) e a escassas três centenas de metros do Clube Futebol Benfica (Fófó) - onde brilharam várias figuras do futebol, nomeadamente feminino, como Filipa Patão, hoje treinadora do Benfica, e Mariana Cabral, do Sporting -- o desporto rei tinha obrigatoriamente de correr nas artérias desta freguesia lisboeta, que tem também o Casa Pia na montra da I Liga. Mas este fica mais longe. Junto à Boavista. Encostado a Monsanto.

Em Benfica, dezenas de barraquinhas montadas no corredor central e que colocavam à disposição dos adeptos bifanas, entremeadas, sardinhas ou outras iguarias, pelas horas do jogo jorravam litros de cervejas para os copos de plástico de uso múltiplo.

Mas a festa não se podia fazer sem a presença de algumas 'kebabs', um dos pratos tradicionais turcos.

Ainda assim, a acompanhar o som do relato, o cheiro que emanava dos grelhadores ia tentado quem por ali estava presente.

Contudo, a atenção destes quase dois mil espetadores, que ostentavam cachecóis, camisolas da seleção e bandeiras, estava presa no jogo e quando Bernardo Silva, aos 21 minutos, inaugurou o marcador soltaram confetes e fumos com as cores lusas.

No meio, Rui, com a camisola alternativa de Portugal, e Marta, com a principal com inevitável 7 nas costas, eram o rosto da felicidade quando, aos 28 minutos, Akaydin 'traiu' Bayindir, e fez o 2-0 para Portugal.

"Isto é incrível. Grande sorte que tivemos. O primeiro lugar do grupo já é nosso", afirmou Rui.

Ao intervalo, a atual coordenadora do futebol feminino da Venda do Pinheiro, Edite Fernandes, residente em Benfica e figura de proa do 'Fofó', animou o público e atirou bolas insufláveis oferecidas por um dos patrocinadores das festas do bairro para as pessoas que a acarinhavam.

O público manteve o forte apoio, ora gritando por Portugal, ora batendo palmas por cada ataque realizado, ou defesa de Diogo Costa, até que o golo de Bruno Fernandes veio fazer tremer o chão de Benfica.

O avançar do cronómetro parecia ser a acendalha perfeita para os grelhadores que começaram a brotar o cheiro de carne assada convidando as pessoas para se sentarem nas centenas de bancos, com mesas, espalhados pelo recinto.

"Foi incrível. Ontem o jogo parecia difícil e afinal ganhámos 3-0. Acredito que temos equipa para vencer o Euro. Mas temos de ir com calma. O primeiro lugar do grupo já é nosso aconteça o que acontecer com a Geórgia", dizia feliz Paulo Montes.

Sem nunca desarmarem e até ao apito final do árbitro Felix Zwayer o público foi animando o recinto, que se aprestava a acolher no início da noite da fadista Sara Correia, com salvas a Portugal e, até, com a onda mexicana.

A 'equipa das quinas' volta agora a entrar em ação na próxima quarta-feira (26 de junho), às 20:00, para medir forças com a Geórgia na terceira e última jornada do grupo F.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório