Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 25º

Acabou a segunda jornada do Euro. Quem está apurado e quem já está fora

Terceira e última ronda da fase de grupos decorre entre domingo e quarta-feira, mas há seleções que já podem 'arrumar a calculadora.

Acabou a segunda jornada do Euro. Quem está apurado e quem já está fora
Notícias ao Minuto

21:50 - 22/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

A segunda jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa, terminou, este sábado, e, apesar de haver seleções que podem, desde já 'arrumar a calculadora', a verdade é que, no plano geral, há mais dúvidas do que certezas.

Portugal carimbou o apuramento para os oitavos de final, com um categórico triunfo sobre a Turquia, por 3-0, que lhe valeu, ainda, o estatuto de líder do Grupo F, o que significa que irá defrontar o terceiro classificado do Grupo A, B ou C, no próximo dia 1 de julho, no Deutsche Bank Park, na cidade de Frankfurt.

Espanha também já tem garantida a primeira posição do Grupo B, aconteça o que acontecer na derradeira ronda, ao contrário da Alemanha, que já está qualificada para a próxima fase, mas ainda vai disputar o topo do Grupo A com a Suíça.

Bem menos motivos para sorrir tem a Polónia, que é, até ao momento a única equipa já matematicamente afastada destas as contas, visto que não conseguiu somar qualquer ponto, e mora no quarto e último posto do Grupo B.

Já o resto... é complexo. Ainda assim, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe, resumidamente, o ponto de situação em cada um dos grupos, para que esteja a par de todos os cenários que poderão concretizar-se, entre domingo e quarta-feira.

Grupo A

A anfitriã, a Alemanha, já está matematicamente apurada para os oitavos de final do Campeonato da Europa. À Suíça, basta-lhe não perder perante a Alemanha para carimbar o passaporte. Para evitar a eliminação, a Escócia terá, não só de bater a Hungria, como também de esperar que a Suíça perca com a Alemanha. Já a Hungria, está afastada da luta pelo top2, pelo que terá de derrotar a Escócia para tentar apurar-se como um dos melhores terceiros classificados.

Posição Seleção Pontos
1.º Alemanha 6
2.º Suíça 4
3.º Escócia 1
4.º Hungria 0

Grupo B

Espanha já está apurada para os oitavos de final do Campeonato da Europa como vencedora do grupo. Itália também lá chegará, caso não perca com a Croácia. Para seguir em frente, a Albânia terá de derrotar Espanha e 'torcer' pela vitória da Croácia sobre Itália. Quanto à Croácia, terá de levar de vencida a Itália e ainda esperar que a Albânia não bata Espanha.

Posição Seleção Pontos
1.º Espanha 6
2.º Itália 3
3.º Albânia 1
4.º Croácia 1

Grupo C

Inglaterra garantirá a qualificação se não perder perante a Eslovénia ou se a Dinamarca não bater a Sérvia. Dinamarca terá de bater a Sérvia para seguir em frente, e a Eslovénia terá de fazer o mesmo diante de Inglaterra. Já a Sérvia, está obrigada a superar a Dinamarca e ainda esperar que a Eslovénia não faça o mesmo frente a Inglaterra.

Posição Seleção Pontos
1.º Inglaterra 4
2.º Dinamarca 2
3.º Eslovénia 2
4.º Sérvia 1

Grupo D

Para reservar um lugar na próxima fase, os Países Baixos terão apenas de não perder contra a Áustria. França irá fazer-lhe companhia, desde que não perca frente à Polónia ou se a Áustria não vencer os Países Baixos. A Áustria está obrigada a levar de vencida os Países Baixos para assegurar o apuramento. Já a Polónia, está totalmente afastada destas contas.

Posição Seleção Pontos
1.º Países Baixos 4
2.º França 4
3.º Áustria 3
4.º Polónia 0

Grupo E

Na última jornada, há um Eslováquia-Roménia e um Ucrânia-Bélgica... e tudo pode acontecer. Quem vencer os respetivos jogos, seguirá em frente, sendo que, no confronto direto, a Bélgica supera a Roménia, a Eslováquia supera a Bélgica, a Roménia supera a Ucrânia e a Ucrânia supera a Eslováquia.

Posição Seleção Pontos
1.º Roménia 3
2.º Bélgica 3
3.º Eslováquia 3
4.º Ucrânia 3

Grupo F

Portugal já tem garantida, não só a presença nos oitavos de final do Campeonato da Europa, como também a liderança do grupo. À Turquia, basta-lhe um empate com a Chéquia para assegurar o segundo lugar. A Chéquia terá de derrotar a Turquia para a ultrapassar na tabela. Finalmente, a Geórgia terá, não só de bater Portugal, como ainda esperar que a Turquia não leve de vencida a Chéquia.

Posição Seleção Pontos
1.º Portugal 6
2.º Turquia 3
3.º Chéquia 1
4.º Geórgia 1

Melhores terceiros classificados

Para os oitavos de final do Campeonato da Europa, recorde-se, apuram-se os terceiros melhores classificados tendo em conta todos os grupos.

Posição Seleção Pontos
1.º Eslováquia 3
2.º Áustria 3
3.º Dinamarca 2
4.º Albânia 1
5.º Chéquia 1
Escócia 1

Leia Também: E se Sérvia abandonar mesmo o Euro'2024? Eis o que dizem os regulamentos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório