Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

E se Sérvia abandonar mesmo o Euro'2024? Eis o que dizem os regulamentos

Federação exige que Croácia e Albânia sejam punidas, devido a alegados cânticos racistas.

E se Sérvia abandonar mesmo o Euro'2024? Eis o que dizem os regulamentos
Notícias ao Minuto

09:22 - 21/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

A UEFA ordenou, esta quinta-feira, a abertura de uma investigação formal ao encontro da segunda jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa, entre Croácia e Albânia, no seguimento de uma denúncia apresentada pela Sérvia.

Jovan Surbatovic, secretário-geral da Federação de Futebol da Sérvia, exigiu que ambas as seleções sejam "punidas", devido a cânticos, alegadamente, de natureza racista para com o país, fazendo saber que, caso tal não aconteça, esta irá ponderar seriamente a possibilidade de abandonar a competição.

Mas, se este cenário se concretizar, quais serão as consequências? Ora, o regulamento do organismo que rege o futebol do Velho Continente prevê que qualquer equipa que recuse jogar seja castigada com "uma derrota por desistência".

Além disso, acrescenta a estação televisiva RMC Sport, seriam deduzidos os pontos de todos os jogos em que a nação esteve envolvida, o que significa que, à partida para a última jornada, a Dinamarca lideraria o Grupo C, com dois pontos, seguida de Dinamarca e Eslovénia, com um.

No entanto, os regulamentos não especificam como seria feita a contabilidade relativa ao apuramento para os oitavos de final dos quatro melhores terceiros classificados, visto que o do Grupo C contaria com menos uma partida relativamente aos restantes.

Seria, então, preciso convocar uma reunião do "Comité de Emergência da UEFA". Se tal não fosse possível, por "razões de tempo", a decisão final seria tomada, pessoalmente, pelo presidente, Aleksander Ceferin, ou pelo secretário-geral, Theodore Theodoridis.

Resta recordar que nunca na história uma seleção abandonou o Campeonato da Europa a meio do mesmo. O mais parecido ocorreu em 1992, quando a Jugoslávia foi desqualificada, antes do início, devido à guerra, dando o lugar à Dinamarca... que acabaria por sagrar-se campeã.

Leia Também: UEFA investiga o Croácia-Albânia após Sérvia ameaçar abandonar o Euro

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório