"Artur Soares Dias no Euro é fundamental para a arbitragem portuguesa"

O antigo árbitro internacional Lucílio Baptista defende que a presença de Artur Soares Dias no Euro2024 de futebol é fundamental para a arbitragem portuguesa, manifestando confiança no desempenho dos representantes lusos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/06/2024 08:49 ‧ 09/06/2024 por Lusa

Desporto

Lucílio Baptista

fundamental para a arbitragem portuguesa, porque isto é o auge da carreira de um árbitro, chegar à fase final de um Europeu ou de um Mundial. Normalmente, poucos lá chegam. É importante por tudo o que traz, porque as referências trazem sempre novos árbitros na tentativa de também lá chegarem", disse, em declarações à agência Lusa.

Artur Soares Dias é um dos 18 árbitros designados para marcar presença no Euro2024 de futebol, repetindo a presença do Euro2020, numa competição em que vai ter como árbitros auxiliares Paulo Soares e Pedro Ribeiro.

Portugal vai ainda voltar a contar com um representante nas funções de videoárbitro (VAR), uma vez que Tiago Martins foi nomeado pela UEFA.

"Todos nós estamos satisfeitos por o Artur representar a arbitragem portuguesa. Desejo todas as felicidades ao Artur, aos assistentes, ao Tiago Martins e que tudo corra pelo melhor. Estamos convictos do valor da arbitragem portuguesa, que tem vindo em crescendo. As expectativas são muito positivas e muito altas e temos a certeza de que eles vão corresponder", defendeu.

Lucílio Baptista, de 51 anos, é um dos árbitros lusos que esteve presentes em campeonatos da Europa - tal como Pedro Proença, Vítor Pereira, Rosa Santos ou António Garrido -, representando a arbitragem lusa no Euro2004, disputado em Portugal.

"É uma competição única, a nível de organização e ambiente. O Euro tem uma aura especial. Em Portugal, foi um acontecimento único e espero em 2030 [no Mundial] sentir de novo o que foi sentido em 2004. Foi uma coisa única", afirmou.

Lucílio Baptista, que dirigiu dois jogos no Euro2004, ambos da fase de grupos, explicou que estar numa partida de uma fase final de um Campeonato da Europa é especial, tanto para árbitros como para os jogadores.

"Dirigir um jogo num Euro é uma coisa extraordinária, sentimo-nos especiais, árbitros, jogadores e tudo o que envolve. Em cada jogo que dirigi e nos que estive como quatro árbitro senti-me especial", frisou.

O antigo árbitro, atualmente com funções no Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, explicou ainda que os 'juízes' sabem que o seu percurso numa competição destas está sempre ligado ao da seleção, referindo que não existem dúvidas nos árbitros sobre o que desejam.

"As regras estão definidas e os árbitros têm este à vontade de perceber que, acima de tudo, está o país e a nossa seleção. Quando chega a altura de pensar se preferes a tua carreira ou que o país seja campeão ou fique num lugar digno, tenho a certeza que todos os colegas - isto é a mais pura das verdades - preferem o país, porque sabem a importância que tem", defendeu.

Lucílio Baptista salienta que o futebol é algo especial em Portugal, com capacidade para "unir o povo à volta da seleção" e que quando chega à altura de "somos nós ou a seleção, vamos pela seleção".

O antigo árbitro lembrou ainda o feito de Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que no Euro2012 foi escolhido para dirigir a final, entre a Espanha e a Itália.

"Aquilo que o Pedro Proença fez, de um árbitro chegar à final, é extraordinário. É um acontecimento único, que não é fácil ser repetido, apesar de desejar que o Artur [Soares Dias] vá o mais longe possível", concluiu.

O Euro2024 de futebol vai disputar-se na Alemanha, entre os dias 14 de junho e 14 de julho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas