Powered bySolverde
Disclaimer

Pior Portugal de sempre caiu nos 'oitavos' do Euro'2020

A seleção portuguesa de futebol ultrapassou, como sempre, a fase de grupos do Euro'2020, disputado apenas em 2021 devido à pandemia da covid-19, mas com a pior classificação de sempre, ao ficar-se pelos oitavos de final.

Euro'2020

© Getty Images

Lusa
08/06/2024 09:22 ‧ 08/06/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

O conjunto comandado por Fernando Santos, que defendia o título conquistado em 2016, caiu logo ao primeiro jogo a eliminar, derrotado por 1-0 pela Bélgica, de Roberto Martínez, o atual selecionador luso, num embate disputado em Sevilha.

A queda nos 'oitavos' aconteceu após uma dura fase de grupos, na qual Portugal apanhou pela frente França e Alemanha, além da Hungria, qualificando-se como um dos melhores terceiros -- foi o melhor -, repetindo o sucedido cinco anos antes.

Se então embalou rumo ao título, desta vez a 'estrelinha' não acompanhou o conjunto comandado por Fernando Santos, que foi incapaz de marcar um golo aos belgas e disse um prematuro adeus a uma fase final disputada em 11 cidades, de 11 países.

Colocada num 'explosivo' Grupo F, a seleção lusa partiu com o conforto de saber que, além dos dois primeiros, seguiam em frente quatro de seis terceiros, e deu a abrir um passo indispensável para chegar aos 'oitavos', ao bater a Hungria.

Em Budapeste, casa dos magiares, Portugal penou, mas conseguiu, finalmente, adiantar-se no marcador aos 84 minutos, graças a um tento de ressaltos, apontado por Raphaël Guerreiro, depois de uma assistência de Rafa, entrado ao 71.

O golo 'arrasou' os húngaros e Portugal aproveitou a parte final para marcar mais dois golos, ambos por Cristiano Ronaldo, para se isolar como melhor marcador da história dos Europeus, com 11, aos 87 minutos, de penálti, e aos 90+2, após tabela com Rafa.

A formação das 'quinas' deu importante passo rumo aos 'oitavos', mas, ao segundo jogo, em Munique, caiu por claros 4-2 frente à Alemanha, que havia perdido por 1-0 com a França.

Portugal marcou primeiro, pelo 'inevitável' Ronaldo, aos 15 minutos, e apontou um segundo golo, aos 67, por Diogo Jota, mas, pelo meio, Rúben Dias (35) e Guerreiro (39) marcaram na própria baliza e Kai Havertz (51) e Robin Gosens (60) também faturaram.

Com três pontos, a seleção lusa manteve-se a depender apenas de si para selar o apuramento, o que conseguiu com um empate a dois face à campeão mundial em título França, num jogo em que voltou a abrir e fechar o marcador, com dois penáltis de Ronaldo.

Em Budapeste, Benzema apontou os dois tentos -- o primeiro também de grande penalidade - dos gauleses, que venceram o agrupamento, com cinco pontos, contra quatro de Alemanha e Portugal e dois dos húngaros, que só perderam com a seleção lusa.

A seleção lusa estava na fase a eliminar, mas só durou um jogo, já que, frente aos belgas, de Martínez, caiu por 1-0, culpa de um tento de fora da área de Thorgan Hazard, aos 42 minutos.

Foi a primeira queda nos 'oitavos', introduzidos apenas em 2016, mas a quarta ao primeiro jogo a eliminar, depois de 1984 (com a França, nas meias-finais), 1996 (com a República Checa, nos 'quartos') e 2008 (com a Alemanha, nos 'quartos').

Na fase de apuramento, em 2019, Portugal qualificou-se como segundo do Grupo B, atrás da Ucrânia, com a qual empatou a zero em casa e perdeu por 2-1 fora, e à frente de Sérvia, apesar do empate caseiro, Luxemburgo e Lituânia.

A qualificação foi assegurada apenas na última jornada, com um triunfo por 2-0 no Luxemburgo, 'assinado' por Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo.

Leia Também: Golo do 'herói' improvável Éder conduz Portugal ao título em 2016

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Claque do Sporting revoltada com Gyokeres? Eis a publicação em causa

Mercado de Transferências

Claque do Sporting revoltada com Gyokeres? Eis a publicação em causa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas