Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

Schmidt, Di María e balanço do mercado. Eis as explicações de Rui Costa

Leia todas as declarações do presidente do Benfica.

Schmidt, Di María e balanço do mercado. Eis as explicações de Rui Costa
Notícias ao Minuto

20:47 - 23/05/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Benfica

Rui Costa deu explicações sobre a época 2023/24, que já acabou para o Benfica, com apenas uma Supertaça ganha em agosto. Perspetivou também o planeamento da época seguinte. 

Em jeito de entrevista, com representantes de vários órgãos de informação, emitida nesta quinta-feira na Benfica TV, Rui Costa garantiu a continuidade de Roger Schmidt no cargo.  

Além disso, confirmou a contratação de dois novos jogadores para a próxima época e garantiu que vai ter uma reunião com os representantes de Ángel Di María.

Leia todas as respostas da entrevista com o Desporto Ao Minuto. 

Leia Também: Maxi Pereira vai ser adjunto de Daniel Sousa no Sporting de Braga

Leia Também: Ex-colega de Rúben Dias e Félix joga na Finlândia: "Sou mais valorizado"

Terminou a entrevista

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Terminou a entrevista a Rui Costa. Obrigado por acompanhá-la com o Desporto ao Minuto.

"Nunca houve uns estatutos tão democráticos quanto estes"

Notícias Ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Quer a auditoria quer os estatutos são dois temas muito em voga no mundo benfiquista e com toda a razão. Ainda assim, em relação aos estatutos, estão prontos para ser apresentados, foram aprovados pela direção e vão entrar em vigor nas próximas eleições. Muito se tem falado de não estarem cá fora, faz-me confusão. Estando a um ano e meio das eleições, não quisemos atrasar rigorosamente nada. Quisemos fazer estatutos dignos do Benfica, passou por uma série de fases, desde a primeira comissão, à qual agradeço, passou depois para a direção, teve, pela primeira vez na história, à disposição para o contributo de todos os sócios do Benfica. Quando se fala em pouca democracia parece-me que está errado, nunca houve um estatuto tão democrático como estes, tão perto dos sócios do Benfica, está pronta para ser apresentada e há outro fator para os estatutos e auditoria, as pessoas não têm de duvidar não há nada para esconder por trás."

Rui Costa aborda a Liga dos Campeões

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Em relação à Liga dos Campeões, estamos dependentes de dois fatores. Existem duas vias para lá chegar. Uma delas não depende de nós e que é a primeira. Ontem perdemos uma via imediata. Há uma segunda via imediata que é se a Atalanta ficar pelo menos em quarto lugar no campeonato italiano. Depois temos a terceira via que depende só de nós. A nossa convicção é que temos que estar na Liga dos Campeões. Se chegarmos à via que depende só de nós, temos de fazer tudo para lá estarmos. Temos que recuar até 2015 para vermos presenças nos quartos de final da Liga dos Campeões."

Rui Costa nega que Roger Schmidt tenha saído sozinho de Vila do Conde

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Roger Schmidt nunca saiu sozinho do estádio como vocês próprios chegaram a dizer. Saiu acompanhado pelo diretor geral do futebol. Nunca esteve sozinho em nenhum deste processo. Muita gente diz que eu devia ter feito isto ou aquilo... Se fizerem essa pergunta ao Roger Schmidt, ele dirá que nunca deixou de sentir apoio interno, nunca deixou de sentir a minha confiança e a confiança da estrutura do futebol. Isso é pragmático. Eu saí apenas uns minutos antes dele, até para se alguma coisa houvesse ser eu a dar a cara e a estar lá. Esse conflito interno não existe."

Rui Costa revela última vez em que esteve com José Mourinho

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Mourinho: "Quem disser em qualquer clube que não pensa em plano B e C está a mentir. Mesmo que a minha convicção seja que Schmidt seja o melhor treinador para o Benfica neste momento, prepara-se sempre um plano B ou C. Nunca falei com Mourinho, ele próprio admitiu isso. A última vez que estive com José Mourinho até foi numa situação pesada infelizmente, velório de Artur Jorge. Não falamos desse assunto. Acho que Mourinho merece todo o respeito do mundo."

"Desconheço por completo qualquer plano que visasse prejudicar o Benfica"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "A última coisa que quero é que não se saiba o que realmente se passa. Eu era administrador executivo, não vice, foi nessa condição que fui chamado. Prestei todos os esclarecimentos que me pediram. E deixem-me referir: Desconheço por completo qualquer plano que visasse prejudicar o Benfica, não quero tão pouco pensar porque caso contrário não fazia sentido eu continuar no Benfica naquela altura e muito menos estar hoje nesta cadeira. Não caí aqui de paraquedas, sirvo o Benfica desde os 8 anos. Tenho a consciência tranquilamente plena. Sei muito bem o que faço no Benfica, na minha vida, e se há coisa que não permito é que se mexa com a minha honra, a minha idoneidade e a minha lealdade a este clube."

Rui Costa aborda ida ao DCIAP

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "A auditoria está finalizada. Demorou muito mais do que esperávamos inicialmente, mas porque foram analisados 51 contratos, que faziam parte do processo Cartão Vermelho. Finalmente está concluída, teve uma série de complementos para poder ser uma auditoria completa, ocupando várias geografias, já foi apresentada à administração do clube e será agora entregue ao MP e apresentada aos sócios como prometido. Em relação ao processo atual, tudo o que está neste processo não está na auditoria, mas assim que tomámos conhecimento do processo, mandámos abrir uma auditoria nova sobre todos os contratos que possam estar incluídos neste processo."

Rui Costa anuncia duas contratações

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Leandro Barreiro veio preencher o espaço que faltava, capacidade física elevada, qualidade técnica, esperamos que seja um grande elemento na próxima temporada. Álvaro será jogador do Benfica, será exercida a opção de compra, temos esperança que Di María possa continuar, é verdade que já não se pode pedir a Di María que seja um jogador de sprints, mas continua a ter qualidade, os números falam por si. Não é preciso dizer muito mais sobre Di María. Temos esperança que possa ficar."

"Tentei manter Rafa Silva como tentei Grimaldo"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Tentei manter Rafa como tentei Grimaldo. Os jogadores às vezes decidem procurar outros desafios, desportivos e financeiros. Tentámos, não conseguimos manter, mas respeitamos a decisão. Desejamos as melhores felicidades ao Rafa. (...) João Neves e António Silva? Nunca porei o clube na posição financeira que esteve há uns anos, não sou louco. Não penso o próximo que vier que feche a porta, jamais farei isso ao meu clube. Todos os clubes têm necessidade de vender, mas a estratégia é vender o mínimo possível. Benfica nunca incumpriu com fair-play financeiro e assim vai continuar."

Rui Costa e a presidência: "Eleições é tudo o que menos me preocupa"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: ""Eu não quero que Roger Schmidt seja o meu Ruben Amorim, quero que Roger Schmidt seja o treinador do Benfica de sucesso. Não sou o clube, sou o presidente do clube. Tenho de tomar as decisões que acho melhor. Posso estar errado, acontece e é normal. Assumo os erros. As eleições é tudo o que menos me preocupa. Ponto número 1: eleições são em outubro de 2025. Ponto 2: estarei nesta cadeira até considerar que posso ajudar o clube, e não agarrado a uma cadeira. Tenho paixão enorme pelo clube e carinho enorme, serei sempre o primeiro a levantar-me se achar que não consigo ajudar o clube. O que quero é que quem se sente depois seja melhor que eu para que possa festejar depois como adepto. Não penso nas eleições, tenho tanto para fazer até la. Só pensarei nas eleições assim que se entender que não consigo ajudar o Benfica a conquistar o que todos ambicionam."

Scouting a Viktor Gyokeres e relações cortadas com o FC Porto

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Prefiro falar do Benfica e não de outras coisas. Gyokeres? Temos muitos jogadores referenciados. Muitas vezes fala-se das coisas como se fosse um erro brutal, nem se pôs em questão porque não precisávamos de um avançado, tínhamos o Gonçalo Ramos. Há muitos jogadores referenciados que não chegam ao Benfica e depois tornam-se grandes jogadores, como acontece com outros clubes. Sobre Villas-Boas, não temos relações institucionais com o FC Porto, não quero falar sobre isso."

Vai ao mercado buscar um ponta-de-lança?

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Não gosto de individualizar. Mas é evidente que um dos pecados do Benfica foi a falta de eficácia na concretização. Não é normal o ponta-de-lança do Benfica não ultrapassar os 10 golos numa época. Também foi um problema que sentimos no Benfica. Quero deixar bem claro que não significa que seja ausência clara de um jogador, mas muitas vezes, por adaptações… o Darwin por exemplo no primeiro ano não teve uma época tão produtiva como a segunda. Foi uma lacuna que tivemos na equipa, que prejudica o resultado. Não estou em condições de dizer quem sai ou não, mas a equipa será reforçada meticulosamente para ser mais forte."

Mercado do verão já com alvos definidos

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Nós não mandamos no mercado, temos as nossas ideias para aquilo que vamos atacar no mercado, mas não mandamos nele. Portanto, o mercado só agora vai começar a funcionar e só dentro deste rol de movimentações que vai haver no mercado internacional nós conseguimos perceber quem sai ou quem entra. Já temos alvos, como é óbvio, e como devem calcular, acreditamos que possam vir a melhorar bastante a nossa equipa. Agora, quem sai vai depender muito do mercado e daquilo que forem as ofertas do mercado num ano que vai ser até um bocadinho atípico pois é ano de Europeu e há muitos clubes que esperam pelos Europeus para tirarem as suas conclusões." 

João Neves na flash? "É um líder nato"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Tenho a maior confiança em quem decide. Vi muita gente preocupada pelo facto de ter sido João Neves a falar nesse jogo. Naturalmente deveria ter sido Otamendi, capitão, mas estava castigado, tinha sido expulso, não o podia fazer. Em relação ao João Neves, deixem-me dizer que vocês não conhecem a personalidade deste rapaz, o seu perfil no balneário. Posso dizer que é marcante, é um líder nato, e tenho a certeza de que a posição do João a falar naquele jogo é também uma mensagem para dentro. Mostra a importância que ele já tem no balneário. Ninguém vai esquecer esse jogo, qualquer um podia ter dado a cara, ter sido o João não o incomodou, antes pelo contrário. Com certeza o João agradece a preocupação, mas o facto de ter ido o João, a mensagem interna para o balneário tem, um significado muito grande e sabemos qual: é um jogador com muito peso no balneário."

"Para a semana iremos ter uma reunião com o representante do Di María"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Em relação ao Di María, assinou por um ano. O que vou dizer, espero não o deixar chateado, mas assinou um ano, porque na cabeça dele, queria terminar a carreira na Europa onde começou e depois terminar na Argentina. Por razões que vocês conhecem, que foram públicas, esta posição da Argentina já não está tão delineada quanto isso. Para a semana iremos ter uma reunião com o representante do Di María, onde iremos perceber se continua mais um ano ou não. Não consigo dizer hoje se fica ou não fica. Temos essa esperança, mas para o início da próxima semana teremos uma reunião decisiva para decidir isso."

"Benfica investiu 100 milhões, mas não mandou ativos para a rua"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "O Benfica investiu 100 milhões de euros, mas não é para meses, não mandou ativos para a rua. Os ativos estão todos cá, o Benfica não mandou 100 milhões à rua. A prioridade será sempre desportiva, quando se investe é a pensar nos resultados desportivos, alterou dinâmica do futebol profissional, o Benfica hoje tem jogadores e ativos abaixo dos 23 anos que são mais-valias futuras, desportivas e financeiras para mais tarde se vender. Há jogadores que acreditamos que serão grandes mais-valias futuras, como Marcos Leonardo. Não é avaliar só que se gastou 100 M€, é facto que para o exterior investiu-se 100 M€ e não se ganhou, mas não para meses. O Benfica não vai investir todos os anos 100 milhões de euros. Se fizerem a análise e a média de idades, percebem que a remodelação teve sentido. 100 milhões... Percebo o adepto e o jornalista quando referem que 100 milhões de euros é para ganhar tudo. Mas muitos são de futuro. O que pretendemos foi antecipar o mercado de jogadores, que, se não atacarmos agora, mais tarde nunca mais os podemos ter."

Rui Costa tem o "maior respeito" por Vlachodimos

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Tenho o maior respeito por ele, deu-nos muito. Mas Schmidt foi prejudicado por algo que não teve responsabilidade. Vlachodimos, pelo que vi em alguns meios, percebe que não vai jogar um determinado jogo, manifesta-se contra isso e estando no mês de mercado e havendo possibilidade de encontrar solução boa para as duas partes, mas naquele momento decidimos que o melhor era a saída, havendo proposta."

"Guerra tremenda" entre os jornalistas e Roger Schmidt

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Treinadores estrangeiros passaram cá sem falar português e foram condenados por isso? Houve até boicote da parte da imprensa. Não é bonito pensar que essa exigência tem de ser feita ao extremo. Os adeptos gostariam de ouvir falar português, mas nunca houve em Portugal uma guerra tremenda como esta. Não chega ganhar uma Supertaça. Mas o que ele quis dizer foi o que eu também digo: não façamos desta época a pior época do Benfica. Não foi época positiva, mas não transformem esta época numa catástrofe."

Dí Maria não gostou de ser substituído: "Eu também"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Sobre Di María, tudo o que é Benfica é mais empolado e ele não será nem o primeiro nem o último que, quando sai, o faz chateado, eu também saía. Mas isso não significa que haja consequências futuras, mas não é bonito de se ver."

Entrevista de Orkun Kokçu

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Ele tanto joga a 8 como a 10, são duas posições que conhece na perfeição. E, naquele momento, independentemente da entrevista, não era aqui que estavam as lacuna do Benfica. As lacunas do Benfica não se prenderam com aquela posição, onde tivemos variadíssimas opções, boas e válidas. No meio-campo, a determinada altura, Schmidt encaixa Florentino e João Neves e funcionou. Rafa funcionava e era uma questão de estar a jogar quem estava melhor."

Rui Costa gosta mais de Kokçu agora do que no início da época

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Subaproveitamento? Não. Se me perguntarem o que considero de Kökçü, digo que gosto ainda mais dele hoje do que o que gostava há um ano, quando o vi. É um jogador com características fantásticas, qualidade fantástica e que não conseguiu expressar ao máximo o seu potencial. O dinamismo da equipa, a forma de jogar da equipa não beneficiou muitas vezes as suas principais características. E não esquecer que há aqui o aparecimento de um miúdo que acabou por se afirmar de uma forma clara, o João Neves, e nós não conseguimos meter 14 jogadores em campo. É um ativo do Benfica e temos todo o orgulho nisso." 

Rui Costa reage à contestação dos adeptos

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Acredito que este ano tenha sido um ano de grande frustração [para os adeptos] pelo facto de as expectativas terem sido bem altas. Éramos campeões nacionais e começámos a época com as expectativas bem lá em cima, começámos por ganhar a Supertaça, tínhamos reforços de peso. A frustração da parte dos nossos adeptos está dentro da exigência que é natural num clube como o Benfica. Mas vamos partir para uma época nova e tenho a certeza absoluta que não há um benfiquista que não queira começar bem, a lutar pelo título, e que haja essa divisão. É o meu apelo e a minha convicção. Este ano houve episódios que não foram bonitos, é inegável, e aceito e respeito as contestações. Há um limite para elas e não beneficia ninguém, não beneficia quem está dentro de campo, como é óbvio. Não é nesse clima que se consegue expressar da melhor forma."

Saída a custo zero de Roger Schmidt "não se colocou"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Não vou colocar situações não colocáveis. Muito se fala do contrato, que Benfica não troca [de treinador] pelo contrato. Acredito que se eu quisesse trocar de treinador não estaria na cabeça dele cobrar os dois anos de contrato. Numa conversa franca que tivemos, a vontade dele é expressa, com grande dinamismo para época correr melhor, rejeitou muita coisa para ficar neste clube. Acredita plenamente que pode voltar a fazer o que fez há um ano atrás. Saída ac usto zero? Nem se colocou essa questão."

Bernat e a comparação com Alejandro Grimaldo

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Há pouco falava dos laterais e quando falo dos laterais, perguntam por que não nos reforçámos mais nas laterais. Partimos para a época com dois laterais esquerdos, um lateral-direito, não inventamos nada, e partimos com um plantel com um joker, o Fredrik. A posição dele é de joker, joga bem em qualquer posição. Tivemos um problema de adaptação imediata de Jurásek, não vou esconder absolutamente nada, percebemos que estava a demorar a adaptar-se à responsabilidade de jogar no Benfica mas não deixámos de ir buscar um jogador que vinha completamente credenciado, como é Bernat. Em relação a Bernat, chegou ao Benfica, sim, com um problema em fase final de recuperação, uma recuperação que foi extremamente avaliada, chegou com uma lesão muscular que não impediria nunca a sua continuidade. E o facto é que nunca tivemos Bernat. Chega com cinco anos de Bayern Munique, PSG... e posso até dizer que chega com mais cartel do que aquele com que Grimaldo sai do Benfica."

Rui Costa diz que Roger Schmidt "dá a cara"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Confio plenamente neste treinador. E por que razão? É raro um treinador que está num clube e que prefere mesmo em termos comunicativos ser prejudicado ele, dar a cara ele, do que propriamente atacar o clube por esta ou aquela razão. Ele está completamente inserido no clube, com a máxima vontade de refazer o que não foi feito este ano. Houve muitas lacunas efetivamente. Desde logo em termos de mercado, não conseguimos ter o mesmo impacto que tivemos há um ano. Jogadores que chegaram no ano do título e tiveram um impacto imediato."

"Roger Schmidt está no Benfica de corpo e alma"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "É um treinador que trabalha com o Benfica de corpo e alma. Vocês, ao longo deste tempo, foram anunciando até alguns clubes que o podiam pretender. É uma pessoa muito honesta e se o próprio não considerasse ter condições para fazer o trabalho que esperamos e que acreditamos que venha a ser feito, acredito que até tivesse sido o próprio a assumir isso. Para quem trabalha com ele diariamente, convive com ele, nós confiamos plenamente que ele terá todas as condições para fazer um bom trabalho."

"Não tivemos o mesmo acerto em termos do input que demos à equipa"

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Costa: "Como disse na primeira resposta, se considerássemos que a responsabilidade e a época não tão positiva como há um ano tivesse sido meramente, inteiramente da responsabilidade de Roger Schmidt, talvez a situação seria outra, ou se achasse que não tivesse condições para continuar. Este ano, e não vale a pena esconder, não tivemos o mesmo acerto em termos do input que demos à equipa. Face à adaptação de jogadores, menor convencimento de jogadores. Há um ano, se bem se recordam, praticamente desde a primeira jornada Roger Schmidt acertou no onze e o onze foi andando durante a época toda. Este ano tivemos vários problemas para resolver desde o início até ao fim da época e é aqui que considero que não seja meramente culpa de Roger Schmidt."

Rui Costa dá novidades sobre o futuro de Roger Schmidt

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Rui Costa: "Acho que estão reunidas as condições para Roger Schmidt continuar a ser treinador do Benfica. Se não entendesse isso, a minha decisão seria outra. Seria mais fácil e populista, mas é um treinador que já deu mais do que mostras da sua qualidade. Este ano houve coisas que não desejávamos, uma temporada aquém, mas nunca farei de Schmidt o bode expiatório. Terá responsabilidades, como evidente, mas não é o único. Com ele tenho a máxima convicção que vamos conquistar títulos no próximo ano."

Já começou a entrevista

Notícias ao Minuto | há 3 semanas

Bem-vindo ao acompanhamento em direto do balanço de Rui Costa à última época, olhando também para a próxima temporada. A emissão da entrevista já começou. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório