Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Ex-colega de Rúben Dias e Félix joga na Finlândia: "Sou mais valorizado"

Jorginho, ex-jogador do Benfica, atua no Ilves Tampere desde 2023.

Ex-colega de Rúben Dias e Félix joga na Finlândia: "Sou mais valorizado"
Notícias ao Minuto

16:16 - 23/05/24 por David Silva

Desporto Exclusivo

O Ilves Tampere, da Finlândia, será ainda um clube desconhecido para muitos portugueses, mas a verdade é que é a casa de um jogador luso - Jorginho, lateral-esquerdo de 25 anos, que cumpre a segunda temporada no emblema nórdico. 

Jorginho tem sido opção regular no segundo classificado da Liga finlandesa, cumprindo 11 jogos em 2024. Esta é a primeira experiência do lateral-esquerdo fora do país, depois de um trajeto no Sporting da Covilhã, Famalicão e Benfica.

Aos 25 anos, atinge uma marca especial na carreira - os 100 jogos enquanto sénior. "É uma marca especial para qualquer jogador. Fico feliz por ter atingido estes números com uma vitória e no meu regresso aos relvados depois de uma breve lesão. Agora vou trabalhar para poder cumprir mais 100, pelo menos", afirma, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto. 

Depois de dez anos na formação do Benfica, onde se cruzou com grandes estrelas do futebol mundial - João Félix, Rúben Dias, Renato Sanches, entre outros - o defesa abraçou um desafio diferente. "Não me arrependo de ter vindo para aqui. Foi uma oportunidade que tive. Ainda demorei um pouco a pensar mas depois aceitei e foi uma excelente decisão. O estilo de vida é diferente. Sinto-me mais valorizado aqui. Na época passada ganhei a Taça da Finlândia e este ano vou poder disputar competições europeias. Tem sido uma aposta ganha", avalia Jorginho. 

O Ilves Tampere foi campeão pela última vez em 1983. O próximo jogo do Ilves é contra o histórico HJK de Helsínquia. "Iniciámos mal o campeonato mas a equipa tem vindo a dar seguimento nas últimas partidas com cinco vitórias nos últimos cinco jogos. Já tenho duas assistências. Estive afastado nos últimos dois jogos mas regressei e conto já estar a 100% para o próximo jogo diante o HJK. Vamos continuar a encarar os adversários com a mesma atitude. Depois logo se vê. Queremos fazer uma temporada mais tranquila do que a última e terminar na primeira metade da tabela. Concluído esse objetivo, podemos partir para outros", diz. 

Sobre o futuro, é ainda um livro aberto para Jorginho. "Quero desfrutar ao máximo desta experiência no estrangeiro. Sinto que, estando fora, as pessoas valorizam mais o teu percurso. Tenho expectativas em poder jogar na Liga Conferência e acredito que vai ser um momento importante na carreira, depois de já ter jogado a Youth League no Benfica. Gostava de poder continuar a jogar no estrangeiro mais umas épocas. Para já estou focado aqui, depois logo se vê", finaliza o atleta. 

Leia Também: Não há 'Bulo' sem senão. Renato Sanches quer Benfica, mas não é o mesmo

Leia Também: Renato Sanches quer voltar ao Benfica: "Pode ser o renascer da carreira"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório