Na deslocação a Lima, a formação brasileira venceu o campeão peruano com um golo de Jeffinho, aos 77 minutos, menos de um quarto de hora depois de ter sido lançado em campo pelo técnico luso.
Após ter entrado na fase de grupos com duas derrotas, o Botafogo somou o terceiro triunfo seguido e assegurou a passagem à próxima fase da competição, juntamente com os colombianos do Júnior Barranquilla, ambos com nove pontos e já fora do alcance de Universitario e Liga de Quito, que têm cinco e quatro, respetivamente, quando falta disputar apenas uma jornada.
Na derradeira ronda, em 28 de maio, o Botafogo vai a Barranquilla para discutir a primeira posição com o Júnior, sendo que apenas uma vitória permitirá aos cariocas terminarem na liderança, face à desvantagem na diferença de golos para os colombianos (7-4 contra 7-6).
Artur Jorge, que assumiu o comando do 'Fogão' no início de abril, junta-se nos oitavos de final a outro treinador luso, Abel Ferreira, que na quarta-feira 'carimbou' a quinta presença seguida na fase a eliminar com o Palmeiras, clube que conduziu ao título sul-americano em 2020 e 2021.
Leia Também: Palmeiras, de Abel Ferreira, segue para os 'oitavos' da Taça Libertadores