Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Candidatura ibero-marroquina prossegue "investida diplomática"

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e do comité da candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à organização do Mundial2030, António Laranjo, prosseguiram hoje a "investida diplomática" à margem do Congresso da FIFA.

Candidatura ibero-marroquina prossegue "investida diplomática"
Notícias ao Minuto

15:54 - 16/05/24 por Lusa

Desporto Mundial'2030

Em Banguecoque, onde decorre o 74.º Congresso do organismo regulador do futebol mundial, Fernando Gomes, acompanhado de Pedro Rocha e Faouzi Kekjaa, presidentes das federações de Espanha e Marrocos, respetivamente, reuniram-se com o líder da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, com o objetivo de promover a candidatura conjunta.

Os três dirigentes encontraram-se também com o líder da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), o secretário-geral da Confederação Asiática de Futebol e os presidentes das três federações responsáveis pela organização do próximo Mundial, em 2026, nos Estados Unidos, Canada e México.

"Tem sido surpreendente o incentivo que temos recebido, as palavras de apreço e de apoio, o grau de conhecimento que todos têm demonstrado da nossa candidatura (...). Queremos envolver o maior número de federações neste processo, dando-lhes a conhecer o que vamos apresentar à FIFA", explicou Fernando Gomes, citado pela assessoria de comunicação da candidatura.

Os representantes máximos das três federações que vão acolher o Mundial de 2026, o primeiro alargado a 48 seleções, partilharam a "experiência a nível técnico e burocrático e todo o caminho já percorrido desde que apresentaram a sua candidatura, em 2017".

"Não nos podemos fechar apenas dentro do que são as nossas ideias e as nossas ambições em relação ao que queremos apresentar no nosso dossier de candidatura, é importante ouvir a experiência de outros em relação a processos semelhantes no passado, as expectativas que têm e conselhos que nos possam dar", assinalou António Laranjo.

Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Campeonato do Mundo de 2030, anunciou a FIFA em outubro do ano passado.

Argentina, Paraguai e Uruguai também irão acolher três partidas do Mundial2030, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

Leia Também: RFEF reúne com FPF, FIFA e UEFA para tentar 'salvar' o Mundial'2030

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório