Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Candidatura ibero-marroquina apresentada à margem do Congresso da FIFA

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e António Laranjo, líder do comité da candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à organização do Mundial2030, apresentaram hoje a competição a representantes da Oceânia, em Banguecoque.

Candidatura ibero-marroquina apresentada à margem do Congresso da FIFA
Notícias ao Minuto

15:18 - 15/05/24 por Lusa

Desporto Mundial'2030

Na capital tailandesa, à margem do 74.º Congresso da FIFA, o líder federativo e o comité da candidatura ibero-marroquina têm participado em reuniões com várias federações e confederações, porque, apesar de esta ser uma candidatura única, ainda vai ter de ser validada em congresso no final do ano.

De acordo com a assessoria de imprensa da candidatura, Gomes e Laranjo encontraram-se hoje com presidente da Confederação de Futebol da Oceânia, Lambert Matlock, e com o seu secretário-geral, Franck Castillo, durante a manhã, seguindo-se, durante a tarde, um encontro com o presidente da federação australiana, Anter Isaac, e o seu diretor executivo, James Johnson, que recentemente, organizaram, juntamente com a Nova Zelândia, o Mundial feminino de 2023.

Na quinta-feira, a agenda dos responsáveis portugueses está preenchida com os presidentes das confederações que suportam a candidatura, caso da Confederação Africana de Futebol (CAF) e da UEFA, e com os presidentes das federações de Estados Unidos, México e Canadá, os países que vão organizar o Mundial2026.

"Apesar de se tratar de uma candidatura única, o processo burocrático é exatamente igual ao de candidaturas anteriores e seremos avaliados pelos votos que conseguirmos no Congresso de dezembro, por isso é tão importante partilhar com o maior número dos responsáveis que integram esse universo eleitoral, aquilo em que estamos a trabalhar, como pretendemos organizar o Mundial e o legado que pretendemos deixar. É o que faremos nos diferentes fóruns até final do ano", afirmou Fernando Gomes.

Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Campeonato do Mundo de 2030, anunciou a FIFA em outubro do ano passado.

Argentina, Paraguai e Uruguai também irão acolher três partidas do Mundial2030, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório