Nico, niquinho... na luta pelo podiozinho. As notas do Casa Pia-FC Porto

Dragões voltaram a vencer na I Liga, mais de um mês depois, ocupando o terceiro lugar de 'mãos dadas' com o Sporting de Braga. Vitória SC, apesar de estar mais longe, ainda tem esperanças.

Notícia

© Mário Vasa / Global Imagens

Miguel Simões
22/04/2024 07:19 ‧ 22/04/2024 por Miguel Simões

Desporto

Análise

Já depois do apuramento para a final da Taça de Portugal, o FC Porto seguiu 'embalado' para a I Liga e regressou aos triunfos no campeonato, este domingo, ao derrotar o Casa Pia (1-2), em Rio Maior, num jogo em que os golos de Wenderson Galeno e Nico González serviram para fintar o susto do tento certeiro de Nuno Moreira, no regresso ao pódio.

Gonçalo Santos e Sérgio Conceição decidiram utilizar os mesmos onzes do último jogo de cada uma das equipas e, apesar da 'bicada' dos gansos (com ameaças de reviravolta), o 'fogo' dos dragões foi suficiente para que os três pontos viajassem para o emblema da cidade Invicta.

O conjunto azul e branco chegou à vantagem por intermédio de Galeno (31'), numa altura em que estava por cima na partida e já começava a justificar a partida, mas o emblema de Pina Manique reagiu ainda antes do intervalo, ao empatar através de Nuno Moreira (37'). Até ao apito para o descanso, Soma dispôs de três oportunidades praticamente seguidas para ferir Cláudio Ramos, mas o desespero 'apoderou-se' do emblema de Pina Manique.

Dentro dos primeiros minutos do segundo tempo, Nico González - que já tinha ameaçado mexer com o marcador - tratou de recolocar o FC Porto na frente, aos 56 minutos, seguindo-se ainda uma tentativa de livre direto por parte de Mehdi Taremi.

Com algumas substituições pelo meio, o jogo entrou em fase de indecisões na reta final, mas a verdade é que o FC Porto conseguiu controlar, dentro das possibilidades, a vantagem mínima, garantindo a conquista de três importantes pontos, mais de um mês após a última vez, depois de três jogos consecutivos sem ganhar no campeonato.

As contas são claras. O FC Porto agarra-se à última vaga do pódio, com 62 pontos, de 'mãos dadas' com o Sporting de Braga, sendo que ambos os clubes contam com mais cinco pontos do que o Vitória SC. Mais à frente vão Sporting (80) e Benfica (70, com menos um jogo), tratando-se de metas já distantes das ambições dos azuis e brancos. Já o Casa Pia soma 32 pontos na nona posição, procurando ainda garantir a manutenção.

Vamos então às notas da partida.

Figura

Nico González tem sido uma das revelações positivas da temporada (algo negativa) do FC Porto e, no jogo frente ao Casa Pia, voltou a mostrar o motivo de ser uma opção muito regular no onze de Sérgio Conceição, desde a estabilidade defensiva à fluidez ofensiva. Aos 56 minutos, o médio com escola no Barcelona tratou de apontar o tento decisivo da partida e, entre outros momentos altamente assinaláveis junto da grande área adversária, acaba por figurar como o homem do jogo no regresso do FC Porto aos triunfos da I Liga.

Surpresa

Cláudio Ramos não é propriamente uma surpresa, até porque, em traços gerais, cumpre sempre que assume o lugar habitualmente ocupado por Diogo Costa. E a verdade é que o guardião de 32 anos volto a aproveitar a lesão do internacional português para se destacar entre os postes da baliza azul e branca, com uma mão cheia de defesas assinaláveis. É certo que voltou a fechar mais um jogo sem a tão desejada 'clean sheet', mas revelou ser essencial para que a sua equipa carimbasse o regresso à conquista dos três pontos, apesar do susto aos 90+5'.

Desilusão

Felippe Cardoso somou o terceiro jogo consecutivo sem marcar pelo Casa Pia e muito se deve à falta de oportunidades que teve no jogo deste domingo, uma vez que foi a seta ofensiva mais anulada por parte da defesa do FC Porto, tanto em jogo corrido, como nas bolas paradas. O avançado brasileiro acabaria por ser substituído apenas na reta final, aos 82 minutos, mas a verdade é que praticamente não se fez notar nos processos ofensivos da sua equipa, contando ainda com vários duelos perdidos.

Treinadores

Gonçalo Santos quis utilizar exatamente o mesmo onze que tinha apresentado frente ao Portimonense (2-2) e não se pode dizer que não tenha colocado a sua equipa a jogar olhos nos olhos frente ao FC Porto. Já depois de ter terminado o primeiro tempo por cima do adversário, o Casa Pia manteve os mesmos jogadores em campo até aos 73 minutos, altura em que procurava reagir à desvantagem na partida, mas faltou pulso firme na hora de voltar a pregar novo susto aos azuis e brancos.

Sérgio Conceição também repetiu a 'receita' do último jogo, diante do Vitória SC (3-1), apesar de ter enfrentado algumas dúvidas quanto à utilização da mesma equipa inicial, sobretudo no caso de Pepe e Francisco Conceição. O treinador dos dragões foi 'forçado' a mexer ao intervalo, com a substituição de João Mário (com queixas) por Romário Baró, sendo que a boa entrada do médio até 'alavancou' o FC Porto para o ataque e para novo golo na partida. Só na reta final, aos 85 minutos, houve espaço para mais alterações, refrescando o setor ofensivo e controlando o resultado.

Árbitro

Manuel Oliveira não teve uma tarde propriamente fácil, desde o critério disciplinar ao momento de levar o apito à boca, destacando-se, sobretudo, o lance em que apitou uma falta antes de Pepê marcar aquele que seria o 0-2 no encontro, face às dúvidas quanto à falta sobre Neto. Já na reta final, o Casa Pia ficou a pedir penálti de Cláudio Ramos, aos 90+5', por suposta falta sobre André na hora de 'sacudir' o perigo, sendo que o árbitro mandou seguir, sem indicações no VAR.

Leia Também: FC Porto sofre 'bicada' de ganso, mas sorri em Rio Maior e agarra pódio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Hidemasa Morita, jogador do Sporting, vai ser pai novamente

Sporting

Hidemasa Morita, jogador do Sporting, vai ser pai novamente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Mais um SUV no mercado. Novo Nissan Leaf chega em 2025

Nissan

Mais um SUV no mercado. Novo Nissan Leaf chega em 2025

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas