Benfica ou Sporting? Um deles poderá fazer a festa de campeão nacional, já este sábado, num (ainda mais) entusiasmante dérbi, no Estádio da Luz, a contar para a penúltima jornada da I Liga.
Igualados na liderança, com 78 pontos, os leões sabem que uma vitória no reduto do rival sela a conquista do bicampeonato, mas as contas da águias são algo distintas, uma vez que só um triunfo por dois ou mais golos confirmará o título.
Assim sendo, um empate ou uma vitória magra encarnada atiram as decisões para a última ronda, com uma deslocação das águias ao reduto do Sporting de Braga (na luta com o FC Porto pelo pódio) e com uma receção dos leões ao Vitória SC (na discussão da última vaga europeia, com o Santa Clara).
Com muitas emoções à flor da pele, perante um Estádio da Luz a 'rebentar pelas costuras', Benfica e Sporting preparam-se para protagonizar um dos dérbis com maior impacto da história do futebol português, sensivelmente duas semanas de um novo encontro entre os rivais de Lisboa, no Jamor, na final da Taça de Portugal.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de João Pinheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Jogo do título: "Não há melhor forma de promover o nosso futebol e o nosso campeonato. Depois, o nosso adversário. Tem um treinador que tem vindo a fazer um trabalho muito bom, é capaz de ser o treinador com mais jogos esta época, pelo que também fez no Vitória SC, e depois é uma grande equipa, com grandes jogadores. Quando olhamos para os jogadores que jogam na frente, o Trincão, que eu conheço muito bem, o próprio Viktor e o Pote, que são jogadores de seleção. Vamos jogar contra uma grande equipa, nós também o somos e amanhã vamos ter oportunidade de jogar o título de campeão e convicto de que o apoio dos nossos adeptos é decisivo para o desfecho".
Continuidade depende do título?: "Qual foi o primeiro objetivo de quando cá chegámos? Acho que os conseguimos. O primeiro era voltar a ter a envolvência dos adeptos e vamos ver isso amanhã. E depois era estarmos nesta posição de disputar o título. Os dois primeiros objetivos foram alcançados. Taça da Liga já vencemos. Temos eliminatórias da Champions garantidas. Chegámos aos 'oitavos' da Liga dos Campeões. Somos finalistas da Taça de Portugal. E conseguimos colocar as pessoas a gostar do futebol ofensivo que realizamos em campo, com golos, e fazer o enquadramento de alguns jogadores e trazer ao de cima o melhor de cada um deles. Num clube como os outros seria uma época razoável, no Benfica é insuficiente e temos plena consciência disso".
Apoio dos adeptos em casa: "O nosso grande objetivo enquanto profissionais é jogar pelas nossas famílias. Jogar neste clube representa isso. Acredito que, pelo que foi a aproximação, que os adeptos vão estar do nosso lado. Só há um caminho. Vamos receber o forte apoio das bancadas durante os 90 minutos".
Rui Borges
Vontade de vencer ao dérbi: "Focamo-nos na vitória. Queremos ganhar, independentemente de ser na casa do rival. Queremos ganhar para sermos campeões. O empate obriga-nos a ganhar no último jogo, contra uma grande equipa. Não vamos por aí. Queremos ganhar contra uma boa equipa, que fará de tudo para ganhar e ser campeã. É o jogo do século, só valoriza o que é o nosso campeonato, o nosso futebol, o nosso país. Que seja um grande espetáculo e que o Sporting seja vencedor. A minha semana tem sido normal, tranquila. Se calhar, a minha família está mais ansiosa, mas eu estou tranquilo. São os jogos que menos me mete stressado ou ansioso. O jogo pode ditar o campeão nacional, mas estou muito focado. Sou otimisma de nascença. Sei que nem tudo vai correr sempre bem, mas acredito muito".
De olho no empate?: "Estamos onde queremos e onde este clube tem de estar, que é nas decisões finais, a tentar conquistar troféus. Temos de estar felizes com isso. São dois resultados, mas focamo-nos apenas no que podemos controlar para vencer, nada mais do que isso, como em qualquer outro jogo. Não fugimos à importância do jogo, pode dar a conquista do campeonato para ambas as equipas, e temos de pensar nesse aspeto, mas focamo-nos no que temos de fazer para contrariar o adversário e vencer o jogo. Olhamos para este jogo como outros, para tentar vencer, dentro das dificuldades que vamos encontrar".
Violência em torno do dérbi: "Olhamos sempre com alguma tristeza. É um jogo futebol, mas a paixão nunca pode ultrapassar os limites. Essa rivalidade é boa, mas nunca em excesso. O respeito tem de existir sempre. É de lamentar, que se foquem mais no apoio, como os nossos adeptos têm feito, passando o carinho que têm por nós, pelo que a equipa tem feito, porque estamos num momento decisivo. Os jogadores têm de sentir esse carinho e continuar a fazer o nosso melhor".
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-E
Sporting: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Zeki Amdouni, Orkun Kökçü, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Zeno Debast, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Ausências
Benfica: Alexnader Bah, Manu Silva, Zeki Amdouni e Renato Sanches (lesionados).
Sporting: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões (lesionados).
Leia Também: Sporting ou Benfica? Eis o que é preciso para haver campeão no dérbi