Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 25º

FC Porto sofre 'bicada' de ganso, mas sorri em Rio Maior e agarra pódio

Sensivelmente um mês depois, equipa de Sérgio Conceição voltou a vencer na I Liga, mas não se livrou de um susto provocado pelo  Casa Pia

FC Porto sofre 'bicada' de ganso, mas sorri em Rio Maior e agarra pódio
Notícias ao Minuto

20:00 - 21/04/24 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Já depois do apuramento para a final da Taça de Portugal, o FC Porto regressou aos triunfos na I Liga, este domingo, ao derrotar o Casa Pia (1-2), em Rio Maior, num jogo em que os dragões ainda sofreram uma 'bicada' dos gansos, no regresso à última vaga do pódio, a par do Sporting de Braga.

O conjunto de Sérgio Conceição chegou à vantagem por intermédio de Galeno (31'), numa altura em que estava por cima na partida, mas o emblema de Pina Manique reagiu ainda antes do intervalo, ao empatar através de Nuno Moreira (37'), com ameaças claras de reviravolta.

Dentro dos primeiros minutos do segundo tempo, Nico González recolocou o FC Porto na frente (56') e, apesar de alguns sustos, acabou por ser suficiente para a conquista dos três pontos, mais de um mês após a última vez, depois de três jogos sem ganhar no campeonato.

Do 'sufoco' ao sofrimento em instantes

Sérgio Conceição optou por repetir a 'receita' do triunfo frente ao Vitória SC (3-1), no apuramento para a final da Taça de Portugal, ao manter exatamente o mesmo onze do jogo da passada quarta-feira. Gonçalo Santos 'respondeu' da mesma forma e também repetiu o onze que tinha apresentado frente ao Portimonense (2-2).

Os gansos até criaram a primeira grande ocasião de perigo, num lance em que Cláudio Ramos teve de se esforçar para evitar um autogolo de Otávio logo ao segundo minuto da partida, mas a partir daí seriam os dragões a criar as melhores oportunidades... até certo ponto.

Pouco depois, Francisco Conceição tentou a sua sorte, seguindo-se as investidas de Alan Varela e Pepê, com remates potentes, sendo que o do brasileiro só foi travado pela barra. Aos 31 minutos, seria a vez de Wenderson Galeno aproveitar um passe de Pepê para, com toda a serenidade, tirar um adversário do caminho, abrindo o ativo em Rio Maior.

Logo a seguir, Pepê até chegou a atirar a bola para o fundo das redes, já depois de Manuel Oliveira ter sinalizado uma falta sobre Ângelo Neto, pelo que o VAR ficou sem hipóteses de intervir num lance que levantou dúvidas. A partir daí, iniciou-se o período de enorme sofrimento dos azuis e brancos, após o 'sufoco'.

Com passe de Tchamba, Nuno Moreira, ex-Sporting, tratou de restabelecer a igualdade, aos 37 minutos, seguindo-se outros momentos de aperto junto da baliza de Cláudio Ramos. Até ao apito para o intervalo, Yuki Soma tentou a reviravolta por três (!) ocasiões, mas o guarda-redes português levou sempre a melhor, evitando males maiores para a sua equipa.

Um golo bastou para desfazer o empate

Sérgio Conceição foi 'forçado' a mexer ao intervalo, com a entrada de Romário Baró para substituir o lesionado João Mário, destacando-se, desde logo, a boa entrada do médio português. Na reta inicial do segundo tempo, Galeno ainda ameaçou a reviravolta (e o bis) por duas ocasiões, mas a verdade é que foi Nico González a apontar o segundo golo da sua equipa, após passe de Taremi, com um belo trabalho individual dentro da grande área, aos 56 minutos.

Já para lá da hora de jogo, Mehdi Taremi também ficou perto de um golaço, de livre direto, até que a equipa de Gonçalo Santos começou a reagir gradualmente à desvantagem no marcador, com investidas de João Nunes e Soma.

Sérgio Conceição apenas voltou a mexer na equipa aos 85 minutos, com as entradas de Gonçalo Borges e Danny Namaso para as vagas deixadas por Chico Conceição (com queixas) e Taremi, numa altura em que a equipa de Gonçalo Santos tentou o empate até ao último suspiro, com pedidos de penálti aos 90+5', mas sem mais alterações a registar.

Com este resultado, o FC Porto recupera o terceiro lugar, com 62 pontos, os mesmos que o Sporting de Braga, cinco acima do Vitória SC (que ainda irá defrontar o Sporting) na luta pelo pódio. Já o Casa Pia ócupa a nona posição, com 32 pontos.

Leia Também: Galeno rima com sereno. Eis o golo que deixou o FC Porto a festejar

Leia Também: Polémica à vista? FC Porto marcou, mas Manuel Oliveira apitou antes

Leia Também: Ex-Sporting Nuno Moreira estreia-se a marcar pelo Casa Pia empata assim

Leia Também: Golaço em Rio Maior. Nico fez tudo sozinho e FC Porto volta a sorrir

Leia Também: Cláudio Ramos arriscou penálti aos 90+5'. Árbitro e VAR mandaram seguir

Onzes

Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes, Duplexe Tchamba, Nermin Zolotic, Gaizka Larrazabal, Ângelo Neto, Telasco Segovia, Leonardo Lelo, Yuki Soma, Felippe Cardoso e Nuno Moreira.

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Otávio Ataíde, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno e Mehdi Taremi.

Antevisão

Quatro dias após o apuramento para a final da Taça de Portugal, o FC Porto procura agora regressar aos triunfos na I Liga, este domingo, frente ao Casa Pia, em Rio Maior, em jogo a contar para a 30.ª jornada do campeonato.

Apesar da festa na prova-rainha, os dragões já não sabem o que é vencer na I Liga há mais de um mês, desde o triunfo diante do Vizela (4-1), tendo somado derrotas diante de Estoril (1-0) e Vitória SC (1-2), além do mais recente empate frente ao Famalicão (2-2).

Em sentido inverso, o conjunto de Gonçalo Santos não perdeu nenhum dos últimos três jogos, sendo preciso recuar até à receção ao Benfica (0-1), há mais de um mês, para recordar o último desaire, seguindo-se um triunfo diante do Vizela (0-4) e empates frente a Estoril (0-0) e Portimonense (2-2).

Dessa forma, Sérgio Conceição, com muitas ausências devido a lesão, conta com fortes cautelas para alcançar o regresso aos triunfos na prova, em busca da defesa do pódio, com 59 pontos, numa luta em que estão ainda envolvidos Sporting de Braga (62, com mais um jogo) e Vitória SC (57).

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de Manuel Oliveira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Casa Pia-FC Porto: Dragão procura agarrar-se ao pódio (com cautelas)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório