Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Casa Pia-FC Porto: Dragão procura agarrar-se ao pódio (com cautelas)

Dragões já não sabem o que é vencer em jogos a contar para o campeonato há mais de um mês.

Casa Pia-FC Porto: Dragão procura agarrar-se ao pódio (com cautelas)
Notícias ao Minuto

06:56 - 21/04/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Quatro dias após o apuramento para a final da Taça de Portugal, o FC Porto procura agora regressar aos triunfos na I Liga, este domingo, frente ao Casa Pia, em Rio Maior, em jogo a contar para a 30.ª jornada do campeonato.

Apesar da festa na prova-rainha, os dragões já não sabem o que é vencer na I Liga há mais de um mês, desde o triunfo diante do Vizela (4-1), tendo somado derrotas diante de Estoril (1-0) e Vitória SC (1-2), além do mais recente empate frente ao Famalicão (2-2).

Em sentido inverso, o conjunto de Gonçalo Santos não perdeu nenhum dos últimos três jogos, sendo preciso recuar até à receção ao Benfica (0-1), há mais de um mês, para recordar o último desaire, seguindo-se um triunfo diante do Vizela (0-4) e empates frente a Estoril (0-0) e Portimonense (2-2).

Dessa forma, Sérgio Conceição, com muitas ausências devido a lesão, conta com fortes cautelas para alcançar o regresso aos triunfos na prova, em busca da defesa do pódio, com 59 pontos, numa luta em que estão ainda envolvidos Sporting de Braga (62, com mais um jogo) e Vitória SC (57).

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de Manuel Oliveira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Gonçalo Santos:

Momento do adversário: "O FC Porto tem sido uma equipa algo inconstante ao longo da época, mas as ideias e os princípios estão lá sempre. Uma equipa dominadora, mantém a linha defensiva alta e os extremos muito abertos, sendo agressivos no último terço. Podem mudar uma ou outra nuance, mas muda muito pouco. Nós vimos de uma sequência de três jogos com adversários diretos em que não concedemos qualquer derrota e é esse compromisso e foco que temos de levar para os próximos jogos".

Possibilidades frente a um 'grande': "Antes do jogo, as probabilidades são de 50% para cada equipa. Acreditamos muito no trabalho diário. Para se fazer parte do plantel do FC Porto, a qualidade tem de lá estar. Independentemente de quem jogar, os princípios são os mesmos. Toda a gente sabe a exigência que o 'mister' Sérgio Conceição coloca nos jogadores, mas o 'onze' do Casa Pia também estará preparado para as adversidades que possam ocorrer".

Objetivo da manutenção: "Não lutamos por objetivos maiores por várias razões, mas acreditamos no plantel que temos. Procuro dar aos jogadores mais responsabilidade nos movimentos ofensivos e não os libertar tanto. Exigimos que sejam melhores todos os dias. Temos criado mais ocasiões de golo. Não temos feito tantos golos como desejava, mas somos a formação sempre mais próxima de vencer. É esse desejo que lhes coloco diariamente".

Sérgio Conceição:

Análise ao adversário: "É uma equipa que não faz muito golos, mas que também não sofre. É uma equipa que defende bem e consistente. Têm jogadores evoluídos e que partem para o ataque de forma rápida. Criam dificuldades ao adversários. Temos de ser inteligentes no jogo, sabendo o que podemos e devemos explorar. É esse o nosso trabalho para chegar a Rio Maior e ganhar o jogo".

Sequência negativa na I Liga: "Não nos agarramos às estatísticas para estarmos mais ou menos motivados, temos de olhar para o que o Casa Pia tem feito. Não nos podemos esquecer que o Casa Pia fez quatro golos a Vizela, mais dois contra o Vitória... Isso vale o que vale. O jogo ganha vida própria de acordo com o que fizermos e da competência que metemos no jogo, através da estratégia definida e do trabalho realizado. É isso que nos leva para jogo".

Luta pelo pódio: "É uma realidade. Temos que olhar e temos duas equipas muito próximas, uma inclusive com os mesmos pontos. Podemos entrar no jogo no quarto lugar e isso não é, de todo, algo a que estamos habituados e que queremos. É por isso que vamos lutar pelos três pontos. Não vamos olhar para a tabela, os sócios, adeptos e simpatizantes preocupam-se é com os jogos que faltam, a começar por este, que vai ser um jogo difícil".
  

Últimos resultados

Casa Pia: E-E-V-D-D

FC Porto: V-E-D-V-D

Últimos onzes

Casa Pia: Ricardo Batista, João Nunes, Duplexe Tchamba, Nermin Zolotic, Gaizka Larrazabal, Ângelo Neto, Telasco Segovia, Leonardo Lelo, Yuki Soma, Felippe Cardoso e Nuno Moreira.

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Otávio Ataíde , Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno e Mehdi Taremi.

Ausências

Casa Pia: Beni Mukendi (castigado); Rafael Brito e Fernando Andrade (lesionados)

FC Porto: Diogo Costa, Fábio Cardoso, Iván Marcano e Zaidu (lesionados); Pepe, Gonçalo Borges e Francisco Conceição (em dúvida)

Leia Também: "Taremi esteve sempre comprometido e foi profissional"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório