Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Sporting-Vitória SC: Leão tenta vingar derrota contra grande obstáculo

Verde e brancos recebem a formação de Guimarães com uma vantagem confortável de sete pontos sobre o Benfica. Uma nova vitória deixará os lisboetas ainda mais perto do título.

Sporting-Vitória SC: Leão tenta vingar derrota contra grande obstáculo
Notícias ao Minuto

06:56 - 21/04/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O Estádio de Alvalade abras as portas, este domingo, para mais um 'assalto' rumo ao título. Sporting recebe este domingo o Vitória SC, um dos primeiro dos dois grandes obstáculos seguidos que os leões têm rumo ao objetivo final.

A formação orientada por Rúben Amorim conta com uma vantagem confortável de sete pontos sobre o Benfica, vigente campeão e atual segundo colocado, que encerra a ronda na segunda-feira, no estádio do Farense, enquanto o FC Porto, terceiro, já está matematicamente afastado do título.

Mas não se espera um encontro fácil para os leões. É que os vimaranenses, apesar de não estarem na corrida pelo título, têm uma palavra a dizer sobre as provas europeias. Os minhotos ocupam o quinto lugar, a dois pontos de distância de FC Porto e do Sporting de Braga, quarto colocado, em igualdade com os dragões, numa corrida a três pelo acesso à Liga Europa.

De recordar que o Vitória SC, que venceu cinco dos últimos seis jogos na prova, ganhou o único confronto com o Sporting na temporada 2023/24, na primeira volta, por 3-2. Este será, certamente, um 'osso' duro de roer para o Sporting, que também apresenta credenciais nos jogos realizados no Estádio de Alvalade. A equipa treinada por Rúben Amorim é a única 100% vitoriosa no seu estádio e pode obter o oitavo triunfo seguido, igualando a melhor série da I Liga, que já lhe pertence.

Estão, por isso, reunidos os ingredientes necessários para um encontro escaldante na noite deste domingo em Lisboa. O duelo entre Sporting e Vitória SC tem apito inicial agendado para as 20h30 e será ajuizado por Cláudio Pereira.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Alvalade virou fortaleza: "O que foi preparado é atingir os nossos objetivos e ganhar os jogos todos. Acho que o nosso público este ano ajudou-nos muito em momentos complicados. Em outros anos era difícil lidar com um golo adversário. Este ano, nos momentos certo, Alvalade ajudou-nos e levou-nos para a vitória. Quando há um jogo em Alvalade, criou-se uma dinâmica positiva que diria que foi o 12.º jogador."

Jogadores sabem que podem perder o campeonato? "Passei a época inteira a dizer que éramos capazes de ganhar o campeonato. Mudei o discurso e todos os dias lhes digo que podemos perder o campeonato. É o trabalho do treinador. Diria que sempre acreditámos e sempre foquei em dizer que podíamos ganhar. Agora foco os jogadores que podemos perder. Não é pensar negativamente. É deixar aquela ansiedade positiva para levarmos os jogos a sério. Acreditamos e vamos ficar convencidos disso."

Benfica a sete pontos: "Pela minha experiência, quanto mais semanas passam, e pela forma como a equipa jogar, vai retirar esperanças aos adversários. Faltam cinco jornadas, já temos alguma vantagem. Mantendo a vantagem, torna tudo mais difícil para os adversários. Digo isto porque já vivi isso. Nada está feito. Basta um pequeno percalço que tudo muda. Temos de ganhar o nosso jogo."

Álvaro Pacheco

Expectativas: "Temos de ser equipa uma compacta, solidária e fechar não só os espaços interiores, mas também os ataques à profundidade. Com bola, temos de ser autoritários e de saber onde 'ferir' o Sporting."

Critério defensivo: "Defensivamente, vamos ter de ser uma equipa muito criteriosa. Vamos ter de ter muita capacidade de antecipação e de saber os 'timings' para 'saltar' à pressão. Vai haver muitos duelos e temos de estar atentos."

Ambiente no estádio: "Para estarmos perto de ganhar, temos de estar perto da nossa essência. O nosso adversário vai estar com estádio cheio. A última derrota do campeonato do Sporting foi com o Vitória [na 13.ª jornada]. Espero que sejamos capazes de estar tranquilos, de nos abstrairmos do ambiente e de nos focarmos no nosso jogo."

Últimos resultados

Sporting: V-E-V-V-V

Vitória SC: V-D-V-E-D

Últimos onzes

Sporting: Charles Silva, Manu Silva, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes, Bruno Gaspar, Tomás Händel, Tiago Silva, Nuno Santos, Afonso Freitas, Jota Silva, Nélson Oliveira.

Vitória SC: Franco Israel, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Ausências

Sporting: Adán e Matheus Reis (lesionados); Ricardo Esgaio e Diomande (castigo); Geny Catamo (em dúvida).

Vitória SC: João Mendes e Telmo Arcanjo (lesionados); Bruno Gaspar e Jorge Fernandes (castigo); Ricardo Mangas (em dúvida).

Leia Também: Pacheco pede Vitória "compacto e solidário" na visita ao líder Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório