Marcou ao FC Porto e avisa: "Famalicão já não tem a corda na garganta"

Na véspera da receção do FC Porto ao Famalicão, o Desporto ao Minuto entrevistou Fábio Martins, extremo que participou (e marcou) na última vitória dos famalicenses aos dragões, em 2020. Um jogo "estranho", devido ao início do desconfinamento, e "agridoce", para o jogador formado no Porto.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

David Silva
12/04/2024 07:22 ‧ 12/04/2024 por David Silva

Desporto

Exclusivo

Em 28 jogos disputados entre o FC Porto e Famalicão, na história do futebol nacional, a equipa de Vila Nova de Famalicão venceu apenas quatro vezes. Uma delas, no controverso jogo de 1993, em que um jornalista foi agredido após o jogo, e a mais recente ocasião em junho de 2020, em plena pandemia de Covid-19. 

Três meses depois da última jornada, disputada em início de março, o campeonato regressava ainda 'a medo', com o país a gradualmente a desconfinar, mas com fortes medidas de contenção à pandemia. 

Talvez aproveitando um FC Porto 'enferrujado', o Famalicão levou de vencida o clube que viria a ser campeão nessa época, por 2-1, em Vila Nova de Famalicão. Com as bancadas completamente vazias, os golos de Fábio Martins e Pedro Gonçalves superiorizaram-se ao tento de Jesús Corona. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o primeiro marcador recorda essa partida. 

"Foi a última vitória do Famalicão sobre o FC Porto e foi um jogo com muita especificidade, depois do que a pandemia trouxe ou, neste caso, levou do futebol. Foi um jogo estranho, como é lógico estávamos todos super ansiosos por voltar. E foi bom um regresso, com uma vitória dessa magnitude que já não acontece há alguns anos, fico muito contente por participado nela", começa por lembrar Fábio Martins. O atual capitão do Al Khaleej, da Liga saudita, recorda o golo marcado ao seu clube formador:

"Lembro-me de várias coisas, da estranheza que foi ver as bancadas sem adeptos, num jogo contra o FC Porto, um jogo que normalmente tem muitos adeptos nas bancadas. Lembro-me perfeitamente do golo, como se fosse hoje. Há um erro do Marchesín, que coloca a bola no pé, e eu faço o golo com a baliza aberta. Fiz uma 'não celebração', como forma de respeito por tudo o que o FC Porto me deu e representa para mim, na minha carreira e na minha vida. Foi um sentimento agridoce. Feliz, como é lógico, porque tenho sempre de fazer o meu trabalho e fico feliz por isso, mas é sempre estranho fazer golo ao FC Porto porque é um clube que me diz muito."

Notícias ao Minuto [O momento em que Fábio Martins pede desculpa pelo golo marcado ao FC Porto]© Miguel Pereira/Global Imagens
O emblema da Invicta é muito importante para Fábio Martins, até a nível familiar. "O FC Porto é um clube onde comecei a jogar desde os 6 anos, fiz toda a minha formação lá. Tenho pena de não ter conseguido chegar ao nível da equipa A, mas é um clube que me diz muito, que me ajudou a fazer a minha carreira, que me fez crescer como jogador e como homem. Tenho muito carinho. O meu pai foi jogador do clube, o meu filho joga no Dragon Force. É um clube que me diz muito e vai sempre dizer", confessa.

Fábio Martins recorda "temporada positiva do Famalicão com "muita juventude"

O Famalicão cumpria a primeira época na primeira divisão após 25 anos de ausência da I Liga. A equipa teve uma grande entrada na competição, já orientada por João Pedro Sousa, e acabou a época num honroso sexto lugar.

"Foi uma temporada positiva, com sete ou oito jornadas em que éramos primeiros classificados do Campeonato. Tínhamos muita juventude, desconhecidos para a maior parte do público. Acredito que ninguém acreditasse que tivéssemos uma época desse nível. Foi muito importante para mim, para a minha carreira. Depois de um ano no Sp. Braga que não foi tão bom como previa, precisei de mudar de ares, de me sentir útil, de voltar a sentir a paixão pelo futebol. O Famalicão trouxe-me isso, as pessoas de Famalicão trouxeram-me isso. Sinto-me muito grato por tudo o que vivi em Famalicão", afirma Fábio Martins.

Uma das coisas que melhor recorda é a paixão dos famalicenses em torno da equipa. "Os adeptos são fantásticos, o ambiente que fazem naquele estádio... Foi onde reencontrei a felicidade. Tenho muita gratidão pelo mister João Pedro Sousa, por toda a direção do Famalicão. Guardo no meu coração todos esses momentos", garante. 

   O Famalicão já está mais relaxado, não está com a 'corda na garganta'

Olhando para a atualidade, com o FC Porto a receber o Famalicão no próximo sábado, pelas 18 horas, Fábio Martins avisa o conjunto de Sérgio Conceição sobre as dificuldades que pode encontrar, "ainda por cima" num momento negativo dos dragões (três derrotas nos últimos cinco jogos), quando o Famalicão conseguiu pela primeira vez na época uma dupla vitória, sob o comando de Armando Evangelista:

"O Famalicão vem de uma fase positiva com algumas vitórias, já está mais relaxado, não está com a 'corda na garganta', como se costuma dizer. Os jogadores estão mais soltos, já não têm tanta pressão. Estão a lutar para sair da linha de água. O FC Porto está num momento menos bom. Mesmo que o Famalicão estivesse num momento mau e o FC Porto num momento bom, seria um jogo difícil para o FC Porto. Quanto mais agora, com o Famalicão num momento positivo e o FC Porto num negativo. Tudo pode acontecer, o Porto é favorito, mas o Famalicão tem uma palavra a dizer neste jogo." 

Leia Também: Sérgio Conceição tem uma nova 'dor de cabeça' para o FC Porto-Famalicão

Leia Também: Já há árbitros para os jogos da 29.ª jornada da I Liga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Citroën

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas