"Futebol na China? O teto salarial é muito importante"

O campeonato chinês de futebol está mais "equilibrado" e "estruturado", após um período de exuberância, seguido pela falência de dezenas de clubes e uma campanha anticorrupção, observou hoje à Lusa o agente português Pedro Neto.

futebol bola jogador futebolista

© Reuters

Lusa
29/03/2024 10:36 ‧ 29/03/2024 por Lusa

Desporto

Pedro Neto

"O campeonato está muito mais equilibrado, organizado e estruturado", descreveu o empresário português, que desde 2010 negoceia a transferência de futebolistas para o país asiático, notando: "Os nomes dos jogadores contratados são menos sonantes, mas a competitividade é maior".

Natural do Porto, o empresário de 44 anos intermediou, só neste mercado de inverno, as transferências de quatro jogadores para clubes chineses: Wilson Manafá, para o Shanghai Shenhua, Guga Rodrigues e Mamadou Traoré, para o Beijing Guoan, e Lazar Rosic, para o Changchun Yatai.

Em entrevista à Lusa, Pedro Neto considerou que a Superliga chinesa, a prova máxima do futebol no país, é agora uma liga "profissional, não à custa dos jogadores, mas pela estrutura que foi criada, em termos de federação e organização dos clubes".

"Hoje, não falta absolutamente nada aos clubes", vincou.

O futebol na China está a reerguer-se após três anos da política de 'zero casos' de covid-19, que ditou o encerramento das fronteiras e paralisou a atividade económica.

Durante aquele período, a competição foi disputada em estádios vazios e vários jogos foram adiados durante semanas ou meses. Devido aos bloqueios rigorosos, os jogadores permaneceram presos em hotéis e várias estrelas estrangeiras não conseguiram voltar do exterior e acabaram por ser dispensadas.

Dezenas de clubes entraram em falência, expondo a insustentabilidade dos gastos que nos anos anteriores à pandemia abalaram o mercado de transferências: entre 2016 e 2019, estrelas como Alex Teixeira, Hulk, Carlos Tévez ou Ricardo Goulart rumaram à China, em contratações avaliadas em dezenas de milhões de euros e beneficiando de salários sem precedentes.

A contratação de estrelas foi "importante" para "cativar" o interesse do público pela modalidade, mas, hoje, os adeptos vão aos estádios para "apoiar a equipa e não para ver determinado jogador", resumiu Neto.

"Uma das coisas muito importantes que mudou no campeonato chinês foi a relação com o adepto. Isso é um sinal muito positivo para a liga", explicou o empresário.

Os clubes chineses nunca foram sustentáveis, mas as grandes empresas do país, desde o ramo imobiliário à gestão portuária, suportaram durante muitos anos o orçamento das equipas, coincidindo com o desejo do governo de converter o país numa potência futebolística.

A exuberância dos gastos resultou, porém, num maior escrutínio por parte das autoridades, que impuseram um teto salarial de dois milhões de euros e passaram a taxar a 100% as contratações de futebolistas estrangeiros acima de 5,5 milhões de euros.

"O teto salarial é muito importante, porque os clubes estão agora todos a competir com as mesmas armas", observou Pedro Neto à Lusa.

Uma campanha anticorrupção resultou também na punição de dezenas de funcionários da Associação de Futebol da China (CFA). Esta semana, um tribunal do país condenou a prisão perpétua Chen Xuyuan, que liderou a CFA, entre 2019 e 2023, por corrupção.

O governo chinês anunciou também, na quarta-feira, uma reforma para o desenvolvimento do futebol de base, que visa estabelecer, até 2025, um "canal de crescimento para jovens jogadores" e formar um "sistema de formação de talentos" que integre o desporto e a educação.

Designada Liga de Futebol de Base da China, a competição vai ser o principal torneio juvenil do país, com "maior cobertura, participação, nível de competição e influência social", lê-se no documento.

Pedro Neto constatou "maior foco" na formação e na qualidade dos treinadores, fruto da "contingência financeira" dos últimos anos.

"O treinador chinês evoluiu bastante. A nova geração é inteligente e sabe como trabalhar", notou.

Leia Também: Benfica felicita aniversariante Rui Costa com três imagens marcantes

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Época de 'sonho' do PSG terá direito a documentário na Netflix

PSG

Época de 'sonho' do PSG terá direito a documentário na Netflix

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Serão estas as três únicas pessoas que podem visitar Michael Schumacher?

Fórmula 1

Serão estas as três únicas pessoas que podem visitar Michael Schumacher?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas