Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro o FC Porto, depois a seleção. Chegou a hora de Chico Conceição

Extremo tem realizado uma época plena de afirmação no FC Porto, depois de um ano negativo no Ajax, e está à beira de voltar a ficar em definitivo nos azuis e brancos. É um dos titulares indiscutíveis nos dragões e a chamada ao Euro'2024 pode mesmo vir a acontecer.

Primeiro o FC Porto, depois a seleção. Chegou a hora de Chico Conceição
Notícias ao Minuto

07:27 - 25/03/24 por Rodrigo Querido

Desporto FC Porto

O dito popular costuma dizer-nos que não devemos voltar a uma casa onde fomos felizes. Mas Francisco Conceição fez questão de contrariar essa máxima no regresso ao FC Porto que aconteceu no verão do ano passado depois de uma experiência para esquecer no Ajax.

O jovem, agora com 21 anos, entrou de 'fininho' na equipa principal dos dragões em 2020, mas teve de lidar com o estigma de ter o próprio pai, Sérgio Conceição, como treinador, algo que, por vezes, é nefasto no futebol. E quando se previa que pudesse ter mais cada vez mais espaço nos dragões, eis que surge uma surpreendente mudança rumo à capital dos Países Baixos. Mas a experiência não foi, de todo, o que Francisco Conceição esperava.

Ainda que o jovem tenha registado melhorias do que diz respeito à disciplina tática e à sua parte física, a verdade é que dentro das quatro linhas as coisas não foram as melhores. Depois de 28 jogos - a maioria dos quais a sair do banco de suplentes - e um golo pela equipa principal dos neerlandeses, eis que se processou o regresso à Invicta.

Após uma passagem menos sucedida ao serviço do Ajax na época passada, o jovem extremo tem-se afirmado nos azuis e brancos por empréstimo do conjunto de Amesterdão. Depois de um início de temporada em que esteve mais vezes no banco de suplentes, o camisola 10 dos dragões tem crescido de forma nas últimas semanas e é, neste momento, um dos indiscutíveis no onze de Sérgio Conceição.

A 'explosão' no Dragão e a estreia na seleção nacional

O crescimento de forma notável ao longo da temporada levou a que, dados os número que apresenta de dragão ao peito, em 2023/24, Roberto Martínez quase tivesse sido 'obrigado' a convocar pela primeira vez o camisola 10 do FC Porto. "Foi a decisão certa! Está tudo a correr como eu desejava", disse recentemente Francisco Conceição numa conferência de imprensa da seleção nacional.

Esta temporada, Francisco Conceição soma 36 jogos nas pernas, onde apontou nove golos e sete assistências. E goza, neste momento, de um estatuto que nunca teve aquando daquelas que foram as suas duas primeiras temporadas de dragão ao peito.

"Queria sair, apareceu o FC Porto e achei que era o momento certo para voltar e me sentir realmente feliz, pois é aqui que me sinto bem. Agora, espero que comece rápido para poder mostrar serviço dentro de campo", frisou Francisco Conceição no regresso à Invicta. E eis que a aposta do jovem de 21 anos se revelou certeira.

Com a camisola número 10 nas costas, Francisco Conceição caminha a passos largos para voltar a comprometer-se em definitivo com o FC Porto. No acordo de cedência com o Ajax, assinado no verão passado, ficou estabelecido que os azuis e brancos ficaram obrigados a pagar 10 milhões de euros caso o jovem atingisse determinados objetivos.

No contrato assinado entre as partes, ficou estabelecido que o jogador, de 21 anos, voltaria a ficar ligado em definitivo ao FC Porto caso Francisco Conceição completasse 25 jogos pela equipa principal. Para o efeito, só contariam as partidas em que o jovem esquerdino fosse opção para Sérgio Conceição 45 minutos de jogo ou mais.

Até ao momento, o criativo dos azuis e brancos participou em 45 ou mais minutos num total de 19 jogos. Fazendo contas, faltam seis jogos para que Francisco Conceição volte a assinar contrato definitivo com o FC Porto, isto numa altura em que o clube tem mais dez encontros - que podem ser onze com a final da Taça de Portugal - até final da época.

Se não atingir a meta dos 25 jogos, o futuro de Francisco Conceição volta a estar nas mãos do Ajax, que até tentou o seu regresso a Amesterdão em janeiro deste ano. Nessa altura, os dragões terão de negociar um novo acordo com o clube dos Países Baixos.

Atualmente integrado nos trabalhos da seleção nacional, Francisco Conceição acabou por não sair do banco de suplentes no particular diante da Suécia. Ainda assim, a sua estreia pela equipa das quinas deverá acontecer no particular contra a Eslovénia, na terça-feira.

E caso mantenha este nível elevado dentro das quatro linhas ao serviço do FC Porto, aquele que se tem revelado um verdadeiro 'abre-latas' dos dragões poderá vir a ser uma grande dor de cabeça a Roberto Martínez quando for a altura da convocatória final para o Euro'2024.

Leia Também: Ajax tentou 'resgatar' Francisco Conceição, FC Porto não deixou

Leia Também: "Roberto Martínez vai ter grande dor de cabeça com Francisco Conceição"

Leia Também: "Afirmação do Francisco Conceição foi condicionada pela ligação ao pai"

Leia Também: Francisco Conceição e os conselhos do pai: "Sabe bem o que é estar aqui"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório