"Afirmação do Francisco Conceição foi condicionada pela ligação ao pai"

Bruno Fernandes elogiou ainda o novo modelo escolhido pela equipa técnica nacional para este estágio.

LISBON, PORTUGAL - JUNE 17: Bruno Fernandes of Portugal celebrates after scoring his team's second goal during the UEFA EURO 2024 qualifying round group J match between Portugal and Bosnia Herzegovina at Estadio Jose Alvalade on June 17, 2023 in Lisbon, P

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/03/2024 18:38 ‧ 18/03/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Seleção nacional

Bruno Fernandes foi um dos jogadores escolhidos para falarem aos jornalistas no arranque dos trabalhos da seleção nacional. Ao lado do estreante Francisco Conceição, o médio do Manchester United deixou grandes elogios ao compatriota, que estava ao seu lado, e destacou o novo modelo escolhido pela equipa técnica nacional para este estágio, que conta com 32 jogadores e oito que ficaram de fora para o próximo encontro.

Conselhos de Bruno Fernandes para os estreantes Jota e Chico Conceição: "Ainda não houve muito tempo para falarmos. A primeira coisa que eu fiz foi dar os parabéns ao Francisco e ao Jota. Se estão aqui, é porque o treinador acredita que têm qualidade para cá estar. Ninguém cá vem por favores. Se cá estão, é porque algo de bom fizeram e têm vindo a fazer no campeonato. Eu que acompanho o campeonato português, sei que eles têm feito algo especial para terem esta oportunidade que é merecida. Em relação a mim, é sempre uma emoção enorme estar aqui e representar Portugal. Irá ser sempre sê-lo até ao último jogo."

Jogos particulares importantes para o Euro? "Todos os estágios são importantes, principalmente para a mensagem que o treinador está a passar daquilo que queremos fazer. Fizemos isso num nível espetacular na qualificação. Há pontos que queremos melhorar e que têm de ser trabalhados nesta altura e naqueles três jogos antes do Europeu para afinar tudo o que temos para afinar para entrar no Europeu da maneira mais forte possível."

Trabalho mais a sério para o Euro começa agora? "O nosso objetivo final começou no primeiro estágio com o míster. Assim que começou a qualificação, arranca o nosso objetivo principal. A partir daí, estamos a dar passos importantes para o nosso objetivo final que é chegar o mais longe possível no Europeu. Sabíamos desde o início que tínhamos grandes expectativas sobre aquilo que poderíamos fazer na qualificação. Tudo o que fizemos nessa fase será importante se mantivermos o mesmo nível, ou até elevá-lo, no Europeu."

Novo formato dos estágios da seleção: "O selecionador falou com vários jogadores e explicou a todos esta convocatória. Estamos numa fase da época como muitos jogos, sobretudo para quem está nas competições europeias. É muito inteligente tentar gerir ao máximo o grupo, porque há risco de lesões, cada vez há mais jogos, sempre de intensidade alta. Por isso, foi inteligente por parte do staff reunir informações sobre os jogadores com mais fadiga, a necessitar de mais descanso.. Tentam gerir o grupo da melhor forma, mas também com ambição de ganhar os dois jogos."

É fácil mudar o chip do clube para a seleção? "É fácil. Como disse, sempre que vimos à seleção é um orgulho enorme representar o nosso país. Para mim, enquanto jogador, é o ponto mais alto da minha carreira. Não existe nada que nos deixe mais orgulhosos do que isto. Sabemos que somos afortunados por poder ter esta possibilidade de jogar pela seleção, é algo único. É muito fácil desligar do clube e ligar imediatamente na seleção e o contrário igual. Estamos habituados a estas rotinas. A partir do momento em que vimos mais vezes à seleção, começamos a ganhar esse hábito."

Época em alta na seleção e em baixa no Man. United: "Sempre tive números bastante altos, por isso é que parece que estou mal no clube e bem na seleção. Antes marcava mais no clube e pouco na seleção e agora é o contrário. Obviamente também jogo numa posição avançada, onde tenho essa responsabilidade. Foi o meu melhor apuramento mas também o melhor da seleção. É um conjunto de fatores que me ajudou a dar o melhor de mim, com a ajuda dos meus colegas No Man. United, coletivamente não tem sido uma boa época, mas individualmente sei que posso fazer mais e melhor. O meu empenho e dedicação está sempre no máximo. Fico tranquilo em relação a isso. A qualidade das exibições pode sempre melhorar."

Sonho de conquistar o Europeu: "Também o temos. O sonho está bem presente nas nossas cabeças, juntamente com o nosso povo, o nosso país. Queremos voltar a dar essa alegria que esse grupo nos deus a nós. Estava de fora [n.d.r.: no Euro'2016], mas senti-me como se fosse um deles. É o nosso país e a nossa seleção. Ter essa possibilidade de sermos nós a dar essa alegria ao nosso povo... não existe nada melhor do que isso."

Importância na integração dos jogadores: "Não podemos passar toda a responsabilidade ao Cristiano de receber toda a gente da messa maneira. Ele sabe bem receber porque é o que está há mais tempo na seleção. Neste estágio há o Pepe e o Bernardo, que estão aqui há muito tempo. Todos os que estão aqui souberam receber bem quem chega. Queremos que eles se sintam à vontade e demonstrem o o futebol que têm vindo a mostrar. Se estão aqui é por mérito próprio. Queremos que tudo o que têm feito pelos clubes demonstrem também aqui e que o façam por nós. Esse papel não me cabe só a mim, mas ao grupo também. Não foi só a experiência que me ajudou a integrar-me no grupo. A malta mais jovem ajuda-te a sentir mais no teu habitat. Já me chamaram velho há bocado (risos). Estou cá para recebê-los o melhor possível."

O que pode dizer sobre a presença de Francisco Conceição? "Tenho muitas vezes esta conversa com amigos fora do futebol. O Francisco provavelmente não se afirmou mais cedo porque, felizmente ou infelizmente, tem o pai como treinador e existe a balança que às vezes não sabem fazer a diferença, mas tanto ele como o míster Sérgio Conceição sabem fazê-lo. Tem todas as qualidades para estar onde está. Merece esta chamada. Ele está aqui e o pai não é selecionador, algo de bom tem de ter. Admiro muita as qualidades dele. Gosto muito da atitude dele em campo, da irreverência que traz ao FC Porto. Desde Brahimi e Corona, faltava ao FC Porto um jogador como ele. Pode melhorar o jogo e conseguir ainda mais golos e assistências, tem qualidade para isso como se tem visto."

Leia Também: Francisco Conceição e os conselhos do pai: "Sabe bem o que é estar aqui"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Palestina

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas