Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Mundial'2030: Logótipo, meia-final em Portugal e a mensagem de Ronaldo

Leia tudo o que se passou na cerimónia, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Mundial'2030: Logótipo, meia-final em Portugal e a mensagem de Ronaldo
Notícias ao Minuto

17:01 - 19/03/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto FPF

Esta terça-feira, pelas 15h30, teve lugar na Cidade do Futebol a cerimónia da candidatura ao Mundial'2030, em que Portugal é co-anfitrião, juntamente com Espanha e Marrocos, com jogos também no Uruguai, Argentina e Paraguai. No evento foi desvendada a visão, os pilares, o logótipo e o vídeo da candidatura à competição. 

Em Portugal, três estádios farão parte do maior certame de seleções a nível mundial - da Luz, de Alvalade e do Dragão. Fernando Gomes confirmou isso através do seu discurso inicial. 

O slogan da candidatura é "Yalla Vamos 2030", juntando as línguas dos três países anfitriões. O logótipo foi apresentado, que junta "os elementos-chave da nossa localização geográfica. O Sol, que faz com que os nossos países sejam os principais destinos turísticos do mundo. O mar que celebra as linhas costeiras que nos ligam. O futebol a paixão comum no coração dos nossos povos", explicou o Coordenador da Comissão de Candidatura, António Laranjo.

Notícias ao Minuto [Logótipo]© Site YallaVamos2030  

Foram apresentados quatro pilares: Sustentabilidade, inovação, investimento e impacto social. Laranjo não quis revelar quais as sedes e remeteu para mais tarde: "Será em julho, quando entregarmos o dossiê da candidatura, que isso se saberá". Mas, na prática, confirmou que uma meia-final será jogada em Portugal. 

"Portugal não é candidato a ter uma final no Mundial. Se não terá, tem uma esperança muito grande em ter uma meia-final. O país que terá a final certamente deixará a meia-final para os outros dois", explicou. 

Cristiano Ronaldo foi anunciado como embaixador do Mundial, ao lado de Álvaro Morata, Andrés Iniesta e Bono. Deixou uma mensagem de vídeo: "Portugal já demonstrou no passado a capacidade de organização que tem. O que desejo, é que 2030 seja um ano de sucesso, que possa tudo correr da melhor maneira. É um orgulho enorme ver Portugal a receber o Mundial'2030. Grande abraço e sucesso". 

Foi ainda anunciado o site oficial da candidatura (https://yallavamos2030.com) e o vídeo oficial: 

Leia Também: Atenção, Benfica: Bah dispensado da seleção da Dinamarca devido a lesão

Leia Também: Trio do FC Porto já treina com a seleção do Brasil

Foto de família e final de cerimónia

David Silva | há 1 mês

A cerimónia terminou com uma foto de família da candidatura, com cachecóis a rigor. Obrigado por ter acompanhado a cerimónia com o Desporto ao Minuto.

As expectativas de Luís Figo para o Mundial'2030

David Silva | há 1 mês

Figo: "As expectativas são as mais altas. Todos os três países já deram mostras de capacidade organizativa. Que seja um Mundial'2030, único em dois continentes mas com uma paixão única, que é o futebol. Tem de ser um Mundial'2030 recordado para todos os que venham, que seja recordado como o melhor Mundial de sempre."

Luís Figo recorda Euro'2004: "O resultado não foi o mais indicado"

David Silva | há 1 mês

Luís Figo: "O resultado não foi o mais indicado, mas a organização foi uma vitória nacional e europeia. Pelas vivências que tivemos, pela demonstração que tivemos num evento tão importante. Foi uma ligação única e difícil de repetir. Espero que em 2030 consigamos ter a mesma ligação entre público e jogadores, mas sem dúvida que foi um momento único na minha carreira. Apesar de não termos conseguido a vitória foi uma coisa memorável."

A mensagem de Cristiano Ronaldo, embaixador da candidatura

David Silva | há 1 mês

Bono, Álvaro Morata, Andrés Iniesta e Cristiano Ronaldo são embaixadores da candidatura. Gravaram vídeos com curtas mensagens sobre o Mundial'2030. Cristiano Ronaldo demonstrou orgulho:

"Portugal já demonstrou no passado a capacidade de organização que tem. O que desejo, é que 2030 seja um ano de sucesso, que possa tudo correr da melhor maneira. É um orgulho enorme ver Portugal a receber o Mundial'2030. Grande abraço e sucesso"

"Qualquer um dos três países tem infraestruturas adequadas"

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Fizemos viagens de TGV em Espanha e Marrocos, andámos de ferryboat, de metro... Não temos a menor dúvida, qualquer um dos três países tem infraestruturas adequadas para um Campeontao do Mundo. É a grande vantagem destes três países."

Laranjo fala sobre as sedes do Mundial

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Todas as quinze sedes já foram visitadas pela Comissão, e acompanhamos a sua evolução. Qualquer sede, seja ele estádio ou centro de treino, tem um programa, requisitos muito claros por parte da FIFA. Esse é o trabalho que esta Comissão tem vindo a fazer. Trabalhamos com todas as sedes que podem figurar no dossiê de candidatura."

Santiago Bernabéu terá a final?

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Temos acompanhado a evolução do Santiago Bernabéu, estão praticamente acabadas as obras. É um magnífico estádio. É um dos estádios indicados para receber essa final, tem certamente a capacidade necessária para tal."

Portugal não terá a final

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Portugal não é candidato a ter uma final no Mundial. Senão terá, tem uma esperança muito grande em ter uma meia-final. O país que terá a final certamente deixará a meia-final para os outros dois."  

"Não iremos fazer investimentos avultados nos nossos estádios"

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "O investimento tem que ver com três partes. Cada um deles terá os seus próprios investimentos. Estão a ser feitos e são exclusivamente para o Mundial. Em Portugal, permita-me dizer que não estão considerados investimentos. Os estádios a serem considerados em Portugal são estádios que têm as melhores condições para receber provas importantes, não iremos fazer investimentos avultados nestes estádios."

Laranjo não revela quantos jogos existirão em Portugal

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Gostava muito de poder dizer já essa resposta, aquilo que posso dizer é que vamos ter 101 jogos em Marrocos, Portugal, Espanha na globalidade do Mundial. A definição dos jogos não é ainda o foco da nossa preocupação. Teremos de ponderar com a FIFA."

As imagens do logotipo e vídeo de apresentação

Rodrigo Querido | há 1 mês

Através das redes sociais oficiais, foi, esta terça-feira, apresentado o vídeo e o logótipo da candidatura ibero-marroquina ao Mundial'2030, que se vai realizar em Portugal, Espanha e Marrocos.

Notícias ao Minuto O logotipo oficial© Site YallaVamos2030  

Cidades e estádios do Mundial'2030 sabem-se em julho

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Vamos conhecer os estádios. Vamos conhecer os centros de treino. Esse é o trabalho que ainda temos pela frente. Ainda estamos a avaliar todas as condições. Será em julho, quando entregarmos o dossiê da candidatura, que isso se saberá". 

"Os novos investimentos serão criteriosos, racionais e sustentáveis"

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "No pilar da inovação, tiraremos partido dos avanços digitais entre o setor tecnológico e o futebol. Que todos os adeptos, de todas as partes do mundo vivam de forma imersiva o futebol. No pilar do investimento, os nossos países reúnem infraestruturas com condições privilegiadas para a realização do Mundial'2030. Queremos que os novos investimentos sejam criteriosos, racionais e sustentáveis. A melhoria das infraestruturas de cada país promoverá o bem-estar das populações, económico e social."

Os quatro pilares, com foco no ambiente

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Ambicionamos alcançar o nosso legado trabalhando em quatro pilares, de forma interligada. sustentabilidade, inovação, investimento e impacto social. Na sustentabilidade, queremos que o nosso Mundial seja o primeiro na história a ter um impacto positivo no ambiente, na água e na biodiversidade e que as suas práticas se mantenham no futuro da competição. Defendemos a mobilidade sustentável em transportes com baixa emissão de gases poluentes, como o transporte ferroviário."

António Laranjo explica logótipo do Mundial'2030

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Marrocos, Portugal e Espanha são três países admiravelmente diversos. Temos línguas diferentes, costumes e tradições diferentes. Mas está claro que temos muito mais em comum do que as diferenças que possamos encontrar, através do futebol. Foi assim que chegamos ao "Yalla, Vamos 2030. Este é o nosso ano" [slogan]. O nosso logótipo representa os elementos-chave da nossa localização geográfica. O Sol, que faz com que os nossos países sejam os principais destinos turísticos do mundo. O mar que celebra as linhas costeiras que nos ligam. O futebol a paixão comum no coração dos nossos povos."

António Laranjo, coordenador da Comissão de Candidatura, discursa

David Silva | há 1 mês

Laranjo: "Hoje, há uma nova etapa que reflete o caminho que estamos a percorrer para acolher o Campeonato do Mundo. Mas também o esforço dos três países estão a fazer e a marca que queremos deixar para o futuro do futebol a nível global. Em 2030 completam-se 100 anos da realização do primeiro mundial, um momento histórico. Contou com 13 seleções. Nos 100 anos que se seguiram, o campeonato do mundo cresceu, ganhou dimensão. O maior evento desportivo global."

Já há site oficial e newsletter mensal do Mundial'2030

David Silva | há 1 mês

Foi anunciado o site oficial do Mundial'2030: yallavamos2030.com 

Termina o discurso de Fernando Gomes com confirmação dos estádios

David Silva | há 1 mês

Fernando Gomes terminou discurso agradecendo ao Benfica, Sporting e FC Porto, bem como a Câmara de Lisboa e Porto, por receberem o Mundial'2030. Discursaram depois os presidentes das federações espanhola e marroquina.

"Não posso terminar sem uma palavra de gratidão ao Governo português, na pessoa da ministra Ana Catarina Mendes, pelo apoio incondicional que sempre nos deram e que estou certo que o próximo governo irá reiterar. Uma palavra, ainda, de agradecimento ao Benfica, ao Sporting e ao FC Porto, os estádios que irão acolher em Portugal os jogos do Mundial'2030, bem como à Câmara Municipal do Porto e de Lisboa, cidades sede da competição. Sem eles, e sem as demais entidades e infraestruturas de suporte, este projeto não seria possível. Yalla Vamos", atirou.

"Queremos organizar o Campeonato do Mundo mais sustentável de sempre"

David Silva | há 1 mês

Gomes: "Temos de inspirar gerações futuras, num mundo em rápida transformação, o futebol não pode ficar para trás nomeadamente a nível ambiental. O Mundial será a renovação do futuro. Os nossos três países tem em comum o mar, o sol e o vento. Temos os melhores especialistas a nível ambiental, razões pelas quais aspiramos a organizar o campeonato do mundo mais sustentável de sempre. É a nossa expectativa e ambição."

"Vídeo do Mundial masculino com a narrativa exclusivamente em feminino"

David Silva | há 1 mês

Gomes: "Estou certo que vamos superar aquilo que nos pedem. O futebol não tem barreiras de classe, religião ou de género. É de todos e para todos. Joga-se nos estádios mais modernos, na rua, nos sintéticos ou nos pelados. Em qualquer espaço e em qualquer lugar. Entre amigos e desconhecidos. É a beleza do futebol. O Mundial é um mosaico cultural único. O vídeo da candidatura é a expressão mais clara e genuína do que pretendemos. Temos obrigação de cuidar do futebol. Juntos somos ainda melhores. Estamos orgulhosos de ter um vídeo, pela primeira vez, de um Mundial masculino com a narrativa exclusivamente em feminino, para incluirmos diferentes culturas."

"Portugal é um país pequeno em tamanho, grande em valores e ambição"

David Silva | há 1 mês

Gomes: "O futebol, não me canso de o dizer, supera preconceitos, constrói pontes. Mais do que a festa do futebol, ou aniversário do início do Mundial, esta candidatura quer deixar uma marca de futuro, que o tempo não consiga apagar. Portugal, um país pequeno em tamanho, grande em valores e ambição, conta com alguns dos melhores do mundo. Temos talento, excelente estrutura de formação, clubes que apostam nos jovens, e uma vontade sempre renovada de fazer mais e melhor. A nossa história não ficaria completa se não ousássemos trazer até nós a maior prova do futebol mundial. Foi o que nos trouxe aqui. Três países com muito passado mas com muito futuro, com capacidade de organização reconhecida e testada, três vizinhos que alicerçaram a sua relação com base no respeito e cooperação. Acima de tudo, com a mesma paixão, o futebol."

Fernando Gomes, presidente da FPF, presta declarações

David Silva | há 1 mês

Gomes: "Bem-vindos a Portugal. A Lisboa, à Cidade do Futebol. Uma palavra de apreço a todos os que quiseram partilhar este momento. É uma enorme satisfação para mim contar com a vossa presença para a candidatura conjunta que integramos. O védeo que acabamos de ver insere em si mesmo a nossa candidatura. Seis países, dois continentes mas uma única missão, organizar um Mundial que fique na memóia de todos. Um mundial que não apenas seja o melhor de sempre, mas aquele que inove novos padrões na historia do Mundial."

Começou a apresentação

David Silva | há 1 mês

A cerimónia começa um vídeo promocional do Mundial'2030, que junta imagens dos países organizadores, bem como momentos das seleções que têm a responsabilidade de acolher a competição.

Acompanhe a emissão em direto

David Silva | há 1 mês

A Federação Portuguesa de Futebol transmite em direto a emissão, pode vê-la aqui:

 

 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório