Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Kokçu? É uma situação lamentável. Tem de ser alvo de medida disciplinar"

O Desporto ao Minuto falou com Gaspar Ramos, antigo dirigente do Benfica, sobre a entrevista 'bombástica' de Orkun Kokçu. O ex-diretor desportivo dos encarnados defende que o jogador seja alvo de medidas disciplinares.

"Kokçu? É uma situação lamentável. Tem de ser alvo de medida disciplinar"
Notícias ao Minuto

07:28 - 19/03/24 por David Silva

Desporto Exclusivo

O universo benfiquista 'acordou', no sábado, com uma polémica entrevista realizada por um jornal neerlandês a Orkun Kokçu, a contratação mais cara da história do Benfica e do futebol português. O conteúdo não terá agradado à maioria dos adeptos do clube da Luz. Nela, Kokçu diz que Roger Schmidt o "prende a todo o tipo de tarefas defensivas" e lamentou não ter tido impacto no Benfica, nem sequer na sua apresentação.

As ondas de choque da entrevista multiplicaram-se nos últimos dias, com Roger Schmidt a admitir, depois da vitória curta em Rio Maior com o Casa Pia, na noite deste domingo, que o turco se colocou numa "posição difícil".

"Neste momento, não consigo entender a entrevista. Claro que não foi boa para a equipa, não foi boa para o Benfica, mas também não foi boa para ele", garantiu o treinador alemão, que sublinhou ainda que o que Kokçu fez "foi negativo para a equipa, para o clube e especialmente."

O Desporto ao Minuto falou com o antigo dirigente do Benfica Gaspar Ramos, para saber que procedimentos deve ter a direção encarnada em relação a Kokçu, que está, neste momento, ausente na seleção turca. "Esta é uma situação lamentável. Acho que, ao chegar ao ponto em que o jogador utiliza aqueles termos publicamente, a partir dessa altura deve ser alvo de medidas disciplinares. É uma atitude que desestabiliza. Desestabiliza o balneário e o sentimento de equipa", disse o ex-diretor desportivo das águias.

   [Kokçu] pode ser alvo de multa e pouco mais, porque custou muito dinheiroO homem, que ocupou cargos diretivos no Benfica em três ocasiões (foi vice-presidente e diretor-geral de futebol), prefere não especificar qual o castigo adequado a Kokçu. "Depende de vários fatores que têm de ser analisados internamente. Pode ser alvo de multa e pouco mais, porque custou muito dinheiro. Não se pode pensar em, por exemplo, rescindir o contrato com ele", explica.  

Orkun Kokçu queixou-se de ter funções mais defensivas em relação àquelas a que estava habituado no Feyenoord. "Penso à frente, sou conhecido pelo meu passe em progressão. Eu sinto que posso ser muito mais para o Benfica e talvez daí venha essa minha frustração", disse em entrevista ao De Telegraaf.  

"Acho que, mesmo que tenha alguma razão, perde-a ao vir tomar esta posição pública. Se tem algo a dizer, que fale diretamente com o treinador. Hoje em dia, não há jogador em nenhuma equipa que não tenha de defender. Tem de ser útil ao Benfica porque custou muito dinheiro. Não pode é dizer que não defende, todos têm de defender. Não tem razão nenhuma, se tinha alguma coisa a falar, que falasse diretamente com o treinador", disse Gaspar Ramos.

"Os responsáveis têm de ter conhecimento do que passa no balneário, para atuarem em tempo devido"

Roger Schmidt garante nunca ter suspeitado de nenhum problema com Kokçu. Revelou ter ficado "extremamente surpreendido", reiterando que o médio é "um excelente jogador, uma excelente pessoa", sem saber "o que aconteceu para ele dar essa entrevista". Gaspar Ramos, pelo contrário, diz que o turco já deverá ter mostrado sinais internos de descontentamento.

"Certamente que já o tinha feito anteriormente. O presidente tinha de saber e ser o primeiro a falar com ele. Os responsáveis têm de ter conhecimento e estar atentos ao que passa no balneário para atuarem em tempo devido, para não haver uma situação destas publicamente", rematou o antigo dirigente, de 83 anos.

Orkun Kokçu custou 25 milhões de euros aos cofres do Benfica, no verão de de 2023, depois de ter sido considerado o melhor jogador da Liga neerlandesa na época transata. O Benfica pode dispender ainda de mais cinco milhões de euros, em objetivos, sendo que o Feyenoord conserva 25% de uma futura venda do médio. Leva 34 jogos, três golos e dez assistências nesta temporada.

Leia Também: Filipa Patão diz que é preciso um "Benfica perfeito" para derrotar Lyon

Leia Também: João Cancelo deixa garantia: "Quero muito jogar no Benfica, muito mesmo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório