Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting-Atalanta: Reencontro europeu de olhos postos na... 'vingança'

Leões vão disputar a primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa, esta quarta-feira, precisamente frente ao adversário europeu ao qual não se conseguiram superiorizar na fase de grupos.

Sporting-Atalanta: Reencontro europeu de olhos postos na... 'vingança'
Notícias ao Minuto

07:24 - 06/03/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Já depois de ter 'despachado' o Young Boys, o Sporting volta a virar atenções para a Liga Europa, reencontrando a Atalanta, esta quarta-feira, em Alvalade, nos 'oitavos' da prova, sensivelmente três meses após os confrontos que protagonizaram na fase de grupos da referida prova.

Os leões não foram felizes nos duelos diante dos italianos (1-2 em Alvalade e 1-1 em Bérgamo), mas Rúben Amorim garantiu que a sua equipa se encontra mais preparada por comparação aos dois jogos em 2023, de olhos postos numa espécie de 'vingança', até porque os resultados dos confrontos diretos ditaram o segundo lugar do grupo D e consequente necessidade de disputar um playoff de acesso aos 'oitavos' da competição.

Com vitórias caseiras tangenciais frente a Benfica (2-1) e Farense (3-2), o Sporting chega aos 'quartos' da prova europeia entre alguns momentos de "nervosismo" e ansiedade - sentimentos que o jovem técnico dos verdes e brancos considera serem naturais para o que resta da temporada - numa altura em que se encontra em três, com destaque para a liderança isolada da I Liga. Já a Atalanta, que tem andado a lutar por uma vaga europeia com equipas como AS Roma e Napoli, regressa a Alvalade após duas derrotas consecutivas, diante de Inter (4-0) e Bologna (1-2).

De referir que o Sporting já mostrou o seu 'colete de forças' a nível europeu na temporada passada, sobretudo quando, por esta altura, eliminou o Arsenal (agregado de 3-3, 3-5 após penáltis), caindo apenas nos 'quartos', diante da Juventus (agregado de 1-2).

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Portugal Continental) desta quarta-feira, com arbitragem do alemão Daniel Siebert, em Alvalade, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim:

Nervosismo frente ao Farense: "Quando há um golo, há nervosismo. Quando estávamos a defender mais baixo, sentia que os adeptos queriam puxar para nós, mas estavam tão ansiosos nos últimos minutos e não conseguiram. Podíamos ter feito mais golos na primeira parte, não aconteceu. Há que aceitar. Queremos muito ser campeões nacionais. Vai haver sempre nervosismo. Os jogadores estão preparados, o treinador também, mas nós vamos viver com muita ansiedade estes últimos meses. Em vez de negar o que quer que seja, vamos estar ansiosos, mas acho que vamos ganhar".

Gestão do esforço: "A gestão que fizemos neste jogo foi completamente diferente de outas ocasiões no passado. Os jogadores que saíram não foi para essa gestão, foi para salvaguardar de uma eventual lesão. Há uma rotação. Sabemos da importância do tipo de jogo, já com o Benfica foi igual. Temos de gerir fisicamente os jogadores, sem poupar no próximo, para ir ganhando todos os jogos. Olhamos para os jogadores que já estão no limite, avaliamos o rendimento e temos um departamento de performance a analisar tudo isso. O Pote não pode jogar este jogo, o Inácio teve uma pequena lesão, assim como o Adán. Isto vai acontecendo. Tentamos levar o jogo a bom porto".

Eventual final feliz 'força' saída?: "Não vejo as coisas assim. A I Liga não é pequena para mim. Não sinto que haja treinador pequeno para a Liga portuguesa. O que me interessa é estar realizado e feliz. Esta Liga e este clube nunca serão pequenos para mim. Deixaremos isso para o final da época [risos]".

Gian Piero Gasperini:

Calendário: "Procuro colocar sempre o melhor onze possível tendo em conta as recuperações. O Sporting jogou quinta-feira com o Benfica [e domingo com o Farense]. Amanhã [quarta-feira] vai ser o nosso quarto jogo em onze dias. Se o jogo com o Inter tivesse sido agendado para outra altura estaríamos melhor preparados. Vamos jogar para passar a eliminatória".

O que mudou desde a fase de grupos: "Penso que o Sporting cresceu desde então. É uma equipa que ganhou consciência. Já era ótima na fase de grupos. Nos últimos meses ganhou mais força. Nestes cinco meses também fizemos o nosso caminho e no jogo de amanhã vai ser melhor que nos últimos jogos entre Atalanta e Sporting. São duas equipas que nos dois jogos criaram várias oportunidades de golo. Esta é uma característica que define as duas equipas".

Reencontro com os leões: "Teria preferido não ter encontrado o Sporting nesta eliminatória. É uma das equipas mais fortes. Esta prova permite-nos encontrar outras equipas de outros países, por isso defrontar quatro vezes a mesma equipa em oito jogos não é a situação ideal. Talvez o melhor fosse nos encontrarmos mais à frente. Temos a vantagem de jogar a segunda mão em casa. É uma vantagem muito pequenina e depende do que faremos amanhã".

Últimos resultados

Sporting: V-V-E-E-V

Atalanta: D-D-E-V-V

Últimos onzes

Sporting: Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

Atalanta: Marco Carnesecchi, Davide Zappacosta, Giorgio Scalvini, Berat Djimsiti, Sead Kolasinac, Matteo Ruggeri, Teun Koopmeiners, Mario Pasalic, Marten de Roon, De Ketelaere e Ademola Lookman.

Ausências

Sporting: Antonio Adán, Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves (lesionados).

Atalanta: (-)

Leia Também: "Atalanta? Vamos estar ansiosos, mas acho que o Sporting vai ganhar"

Leia Também: Má notícia para Amorim. Sporting tem baixa de peso para duelo europeu

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório