Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 30º

CAN'2023: Segunda jornada termina com Cabo Verde e Senegal nos 'oitavos'

A segunda jornada da fase de grupos da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN) terminou hoje com três jogos, mas sem mais apurados para os oitavos de final além de Cabo Verde e Senegal.

CAN'2023: Segunda jornada termina com Cabo Verde e Senegal nos 'oitavos'
Notícias ao Minuto

22:32 - 21/01/24 por Lusa

Desporto CAN

No Grupo F, dois empates deixaram tudo na mesma, destacando-se o facto da Tanzânia ter desperdiçado oportunidade de ouro para o seu primeiro triunfo na história da competição, em três edições, permitindo 1-1 com a Zâmbia, que, em desvantagem, jogou com 10 atletas toda a segunda parte, depois da igualdade 1-1 entre Marrocos e a República Democrática do Congo.

Aos 11 minutos, Simon Msuva roubou uma bola no ataque e colocou a Tanzânia na frente, aos 44, o 'capitão' Rodrick Kabwe foi expulso e deixou a Zâmbia reduzida a 10, sendo redimido por Patson Daca, que, aos 88, se antecipou à defesa num canto e tirou a equipa do provisório último lugar.

Quando, aos 11 minutos, o defesa Achraf Hakimi usou o pé para encostar para golo a bola que passou sobre todas as cabeças, adivinhava-se um triunfo tranquilo do favorito Marrocos sobre a República Democrática do Congo, contudo, o quarto classificado no Mundial2022 relaxou e acabou por ser penalizado.

Aos 41 minutos, Cedric Bakambu falhou o penálti que daria a igualdade, que chegaria, ainda assim, aos 76, após um lance na direita concluído com remate de Silas na zona frontal (1-1).

Marrocos comanda com quatro pontos, Congo e Zâmbia, que na derradeira jornada defronta o líder, seguem-se com dois, enquanto a Tanzânia ficou com um.

Na 'poule' E, a África do Sul não teve problemas para golear a Namíbia, que na estreia tinha surpreendido a Tunísia (1-0), impondo-se por confortável 4-0, com penálti de Percy Tau, aos 14 minutos, e 'bis' de Themba Zwane, aos 25 e 40, que resolveram a partida ainda antes do intervalo: Thapelo Maseko fechou a contagem em contra-ataque, aos 75.

Mali lidera com quatro pontos, África do Sul e Namíbia, que vai defrontar o primeiro na derradeira ronda, partilham o segundo posto com três, enquanto a Tunísia tem somente um.

Até ao momento, há somente duas equipas com assento garantido nos oitavos de final da CAN, nomeadamente Cabo Verde, que garantiu o primeiro lugar no Grupo B, e o Senegal, campeão em título, que comanda a 'poule' C.

Leia Também: CAN'2024: Seleções lusófonas brilham com Angola a impor empate à Argélia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório