Powered bySolverde
Disclaimer

Estreia das explicações dos árbitros 'adiada' na primeira oportunidade

A estreia da explicação ao público em tempo real das decisões do árbitro com intervenção do videoárbitro (VAR) ficou hoje 'adiada', após o Sporting-Albergaria, da Taça de Portugal feminina de futebol, terminar sem lances que o justificassem.

Árbitro VAR

© Mário Vasa / Global Imagens

Lusa
20/01/2024 17:41 ‧ 20/01/2024 por Lusa

Desporto

Taça de Portugal

O encontro da quarta eliminatória foi a primeira oportunidade para testar o sistema, anunciada na sexta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após a autorização concedida esta semana pela FIFA e pelo International Board (IFAB).

As 'leoas' qualificaram-se para os quartos de final com um triunfo por 8-0, mas, apesar de todos os lances de golo serem analisados pelo VAR, não houve motivos para a árbitra Catarina Campos (AF Lisboa) explicar ao público, na Academia do clube, em Alcochete, e aos telespetadores qualquer decisão.

O lance da grande penalidade que permitiu a Joana Martins fazer o 5-0 para o Sporting, aos 73 minutos, esteve mais de cinco minutos a ser analisado pelo VAR, aparentemente por possível fora de jogo de Maísa Correia no início do lance, mas a decisão da árbitra de campo acabou por ser confirmada.

Como não houve alteração, não houve motivo para que Catarina Campos explicasse a sua decisão ou sequer o que estava a ser analisado, tal como poucos minutos depois, no 6-0 de Ana Capeta (77), que esteve quase dois minutos a ser revisto.

As 'leoas' venceram por 8-0, com golos de Olivia Smith (02), Diana Silva (45+3, 47), Ana Teles (62), Joana Martins (73, grande penalidade), Ana Capeta (77, 90+3) e Rita Fontemanha (90+6).

A próxima oportunidade para testar o sistema que permite ao árbitro anunciar as decisões tomadas com intervenção do VAR acontece no domingo, no encontro entre Sporting de Braga e Marítimo, também a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal feminina de futebol, que se disputa no Estádio 1.º de Maio, em Braga, às 13:00.

A autorização da FIFA e do International Board (IFAB), revelada na quinta-feira pelo conselho de arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF,) vai permitir que um árbitro possa explicar no estádio, em tempo real, uma decisão factual que tenha tomado, através de um sistema sonoro, enquanto os espetadores em casa ficarão elucidados através da transmissão televisiva.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas