Bruno Varela diz que "não seria justo" jogar sem ter feito qualificação

O guarda-redes Bruno Varela afirmou hoje que "não seria justo" representar a seleção de Cabo Verde na Taça das Nações Africanas (CAN2023) de futebol, depois de se ter ausentado da fase de qualificação para a 34.ª edição.

GUIMARAES, PORTUGAL - MARCH 19:  Bruno Varela of Vitoria Guimaraes SC looks on during the Liga Portugal Bwin match between Vitoria Guimaraes SC and Sporting CP at Estadio Dom Afonso Henriques on March 19, 2022 in Guimaraes, Portugal. (Photo by Jose Manuel

© Getty Images

Lusa
28/12/2023 20:00 ‧ 28/12/2023 por Lusa

Desporto

CAN'2023

Através da rede social Instagram, o guardião de 29 anos realçou que a ausência da CAN foi "pensada e ponderada durante algum tempo" e agradeceu a compreensão dos dirigentes da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) e do selecionador, Pedro Brito 'Bubista', que hoje anunciou a lista de 26 convocados para a prova que se disputa na Costa do Marfim, entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro.

"Tomei a decisão de não estar presente por uma questão ética e moral da minha parte, tendo em conta que não tinha participado em nenhum estágio ou jogo de qualificação para a CAN. Todos sabemos da dificuldade que são esses jogos e as viagens no continente africano. Não seria justo da minha parte", escreveu o jogador do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol.

Chamado pela primeira vez à seleção cabo-verdiana em 04 de outubro, Bruno Varela somou a primeira internacionalização em 12 de outubro, num encontro particular com a Argélia (5-1), mas falhou os jogos do Grupo D da fase de qualificação africana para o mundial de 2026, com Angola (0-0), em 16 de novembro, e Essuatini (triunfo por 2-0), em 21 de novembro, devido à falta de autorização da FIFA para jogos oficiais.

O guarda-redes recebeu, em dezembro, essa autorização da FIFA, mas considera injusto "aparecer na grande competição" e correr o risco de "tirar o espaço" a três guarda-redes que tiveram "mais impacto, mérito e presença" na qualificação, os convocados Josimar Dias 'Vozinha', Márcio da Rosa e Dylan Silva.

Antes de optar pelos 'tubarões azuis', o guarda-redes com dupla nacionalidade representou Portugal no europeu sub-19 por duas vezes, no europeu sub-21 por duas vezes, no mundial sub-20 de 2013 e no torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio2016 entre 2012 e 2017, períodos em que representou Benfica, Vitória de Setúbal e Valladolid.

Já ao serviço do Vitória de Guimarães, o guarda-redes trabalhou com a principal seleção portuguesa em outubro de 2020, como substituto de Anthony Lopes, que apresentara um teste positivo ao novo coronavírus, durante a pandemia de covid-19.

Grato ao clube vimaranense, quinto classificado da I Liga portuguesa, por ter respeitado o tempo para tomar uma decisão, sem exercer "qualquer tipo de pressão", Bruno Varela afirma-se "100% disponível para a seleção" depois da CAN.

Na quarta participação na fase final da CAN, Cabo Verde integra o Grupo B e estreia-se diante do Gana, em 14 de janeiro, antes de realizar um duelo lusófono com Moçambique, em 19 de janeiro, e de defrontar o Egito, no dia 22.

Leia Também: CAN'2023: Cabo Verde convoca cinco jogadores que atuam em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Arouca13
2Gil Vicente13
3Sporting13
4Alverca00
5Benfica00
6Estoril00
7Estrela00
8FC Porto00
9Famalicão00
10Moreirense00
11Rio Ave00
12Santa Clara00
13Sp. Braga00
14Tondela00
15Vitória SC00
16AVS10
17C.D. Nacional10
18Casa Pia10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Fórmula 1

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas