Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Campeão europeu City com 'brinde' em 'oitavos' sem finais antecipadas

O Manchester City, detentor do troféu, ficou hoje com um 'brinde' chamado Copenhaga no sorteio dos 'oitavos' da Liga dos Campeões de futebol, que colocou o Arsenal no caminho do FC Porto e não proporcionou qualquer final antecipada.

Campeão europeu City com 'brinde' em 'oitavos' sem finais antecipadas
Notícias ao Minuto

12:55 - 18/12/23 por Lusa

Desporto Liga dos Campeões

O confronto de maior cartaz talvez seja o que opõe o Atlético de Madrid ao Inter de Milão, finalista vencido na época passada, enquanto os grandes candidatos ao título deverão continuar a sê-lo nos quartos de final, caso confirmem o favoritismo na primeira ronda da fase eliminatória.

O Real Madrid, recordista de títulos da mais importante prova europeia de clubes, com 14 troféus conquistados, em 17 finais, defronta o Leipzig, enquanto o Bayern Munique, terceira equipa com maior número de troféus, a par do Liverpool, ambos com seis, enfrenta a Lazio.

O Paris Saint-Germain, ainda em busca da glória na 'Champions', apesar do estatuto de favorito de que tem beneficiado nos últimos anos, mede forças com a Real Sociedad, um dos responsáveis pela eliminação do Benfica, ao vencer o grupo do campeão nacional, à frente do Inter Milão.

Tendo evitado alguns dos mais fortes candidatos a erguer o cetro no estádio do Wembley, palco da final da edição de 2023/24, o sorteio não foi totalmente favorável ao FC Porto, campeão europeu em 1987 e 2004, uma vez que terá pela frente o líder da poderosa Liga inglesa.

O Arsenal, que integra no plantel os portugueses Fábio Vieira (ex-jogador do FC Porto) e Cédric Soares, impressiona a cada ano que passa sob o comando do treinador Mikel Arteta, apesar de ter como melhor resultado na competição a presença na final, em 2006, e de ter sido eliminado pelo Sporting nos oitavos de final da Liga Europa da temporada anterior.

O Manchester City deverá prosseguir a caminhada que pode conduzir o tricampeão inglês à revalidação do título na 'Champions' -- o primeiro do clube -, tão tranquilamente quanto passou pela fase de grupos, na qual efetuou um percurso 100% vitorioso, tal como o Real Madrid.

A formação, na qual alinham os internacionais portugueses Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, viu sair-lhe em sorte o adversário, teoricamente, mais acessível, não obstante o Copenhaga, bicampeão dinamarquês, ter sido um dos responsáveis pelo afastamento sensacional do Manchester United, com o contributo do português Diogo Gonçalves.

O Real Madrid, que efetuou um percurso imaculado na fase de grupos, terminando à frente do Nápoles e do Sporting de Braga (relegado para a Liga Europa, tal como o Benfica), poderá deparar-se com mais dificuldades frente aos alemães do Leipzig, nos quais alinha Fábio Carvalho, mas os quartos de final não deverão disputar-se sem a presença do colosso espanhol.

O Bayern Munique, campeão alemão nos últimos 11 anos e que tem no plantel o português Raphaël Guerreiro, também reúne claro favoritismo frente à Lazio, protagonista de uma época a meio gás e sem pedigree na 'Champions', na qual os bávaros são o segundo clube com mais finais disputadas, com 11, a par do AC Milan.

O 'contingente' português do PSG, composto por Nuno Mendes, Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos, tentará fazer história para o bicampeão francês, que tem falhado, sucessivamente, o encontro prometido com o sucesso europeu e hoje não foi penalizado, como poderia, pelo sorteio, ao calhar com a Real Sociedad, do compatriota André Silva.

O duplo confronto entre espanhóis e italianos promete muito equilíbrio: o Inter de Milão, que tem três títulos europeus e outras tantas finais perdidas (a última das quais frente ao Manchester City), defronta o Atlético de Madrid, três vezes finalista, mas nunca vencedor, enquanto o FC Barcelona enfrenta o Nápoles.

O duelo entre campeão espanhol e italiano vai opor os portugueses João Cancelo e João Félix, figuras de proa do Barcelona, que já se sagrou campeão europeu cinco vezes, ao compatriota Mário Rui, que, tal como o Nápoles, procura atingir pela primeira a final da prova.

A eliminatória entre PSV Eindhoven, líder destacado da Liga neerlandesa, e Borussia Dortmund, que na época passada esteve a segundos de quebrar a hegemonia do Bayern Munique na Alemanha, também não permite vislumbrar um vencedor antecipado.

Os jogos dos oitavos de final estão marcados para 13, 14, 20 e 21 de fevereiro de 2024 (primeira mão) e 05, 06, 12 e 13 de março (segunda mão), ao passo que a final da Liga dos Campeões de 2023/24 disputa-se em 01 de junho, no Estádio de Wembley, em Londres.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório