Outro caso? Rubiales "beijou com força" jogadora inglesa na cara

FIFA deu a conhecer o testemunho de Debbie Hewitt, presidente da Federação inglesa. Laura Coombs e Lucy Bronze sentiram-se desconfortáveis com comportamento de Rubiales.

Notícia

© Marc Atkins/Getty Images

Notícias ao Minuto c/Lusa
07/12/2023 10:40 ‧ 07/12/2023 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto

Futebol feminino

Debbie Hewitt, presidente da Federação inglesa, foi uma das testemunhas ouvidas pela FIFA no 'caso Rubiales', acusando o agora antigo presidente da RFEF de ser "desagradável e desnecessariamente agressivo", ao mesmo tempo que descreveu duas situações específicas que envolveram duas jogadoras inglesas, que decorreram precisamente na mesma noite do polémico beijo a Jenni Hermoso, em plena cerimónia de entrega de medalhas após a final do Mundial Feminino. 

Segundo explica FIFA, no relatório publicado na quarta-feira, Hewitt deu a sua versão dos factos daquilo que presenciou após a vitória de Espanha na final contra Inglaterra e afirmou que Rubiales "acariciou o rosto" de Laura Coombs, ao mesmo tempo que "beijou com força" Lucy Bronze "no rosto".  Ambas as situações foram vistas com "estranheza" e deixaram as duas jogadores desconfortáveis. 

FIFA revela 'tentação' de impor sanções mais severas a Rubiales

A Comissão Disciplinar da FIFA explicou hoje, em relatório, as razões da suspensão de Luis Rubiales por três anos e revelou que esteve tentada a impor sanções mais severas ao ex-presidente da Federação espanhola de futebol (RFEF).

Lusa | 18:44 - 06/12/2023

Sobre o caso de Jenni Hermoso, a comissão da FIFA entende que Rubiales "insultou publicamente todos aqueles que viram este incidente de forma diferente", ao afirmar que foi "um beijo entre dois amigos comemorando algo", e chamou-lhes "idiotas e estúpidos".

Sublinha ainda que "o arguido utilizou a sua posição de presidente da RFEF de forma agressiva e totalmente inadequada para publicar - em nome da RFEF - declarações com citações da jogadora que não foram escritas ou autorizadas por ela, e emitiu, através de um comunicado oficial, uma declaração (que foi posteriormente excluída) a ameaçar a jogadora (entre outros) com uma ação legal".

Além disso, a Comissão salienta que Rubiales utilizou a assembleia geral da RFEF "como um fórum para se defender e distorcer a realidade do beijo a seu favor" e que "não poderia ignorar o impacto da atuação dos arguidos na saúde mental e na carreira da jogadora", tendo esta última sublinhado que ainda se sente "verdadeiramente humilhada por tudo o que aconteceu e pela exposição mediática e escrutínio público a que ela e sua família foram submetidas".

A Comissão lembra que Hermoso "tem estado em contato com os psicólogos do Clube Pachuca, bem como com um psicólogo de sua confiança".

Em conclusão, a FIFA diz estar firmemente convencida de que o arguido, pelo seu comportamento, trouxe descrédito ao desporto futebol e/ou à FIFA a nível mundial, e como tal as sanções que lhe foram impostas refletem todas as circunstâncias agravantes acima mencionadas".

Leia Também: FIFA revela 'tentação' de impor sanções mais severas a Rubiales

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Futsal feminino

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Fórmula 1

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas