Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 14º

Ainda há esperança pelo sonho milionário: As notas do Sp. Braga-Union

Inferioridade numérica dos bracarenses praticamente nem se fez notar em campo, mantendo vivo o sonho de atingir os 'oitavos' da Liga dos Campeões.

Ainda há esperança pelo sonho milionário: As notas do Sp. Braga-Union
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/11/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

Há razões para sonhar. O Sporting de Braga enfrentou várias contrariedades no empate diante do Union Berlim (1-1), esta quarta-feira, mas entrará na última jornada do grupo C da Liga dos Campeões com hipóteses matemáticas de lutar por um lugar nos 'oitavos' da prova milionária, ainda de olho na 'escapatória' da vaga da Liga Europa.

Num duelo em que ficou reduzido a dez elementos à meia hora de jogo - por expulsão de Sikou Niakaté após entrada sobre Behrens -, o conjunto minhoto foi para o intervalo em desvantagem, em função do golo de Gosens (42'), mas a reação apareceria na segunda parte... com ameaças assinaláveis para uma desejada reviravolta.

Álvaro Djaló voltou a festejar um golo na Liga dos Campeões e rubricou o empate aos 51 minutos, sendo que também esteve perto de protagonizar uma 'cambalhota' no marcador, assim como Abel Ruiz e Ricardo Horta, 'esbarrando' na defesa da equipa comandada pelo estreante Nenad Bjelica - com a missão (falhada) de interromper uma série de 15 jogos sem vencer.

O Sporting de Braga esteve reduzido a dez elementos durante uma hora de jogo e, verdade seja dita, essa desvantagem numérica praticamente nem se fez notar em campo, ficando a sensação de que, por vezes, até parecia que era o conjunto de Artur Jorge a jogar com mais um jogador.

A verdade é que a equipa da Pedreira chegou a estar virtualmente afastada da Liga dos Campeões, até que dois golos do Real Madrid na reta final do triunfo diante do Napoli (4-2) reabriram as possibilidades matemáticas do Sporting de Braga em lutar pelo segundo lugar, deslocando-se a Nápoles com esse sonho milionário em mente.

De referir que os bracarenses mantêm-se no terceiro posto - de acesso à Liga Europa - com quatro pontos, contando com hipóteses de terminar em segundo, terceiro ou quarto lugar, dependendo também do que acontecerá no Union Berlim-Real Madrid.

Feitas as contas, o Sporting de Braga precisará de vencer em Nápoles por dois golos de diferença para garantir a continuidade na prova milionária. Em caso de empate, garante uma vaga na Liga Europa. Perante um cenário de derrota, os bracarenses poderão cair para o último posto se virem o Union Berlim bater o já apurado Real Madrid, algo que 'apagaria' o nome da equipa portuguesa das provas europeias. Seja como for... há razões para sonhar.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Álvaro Djaló jogou e fez jogar, tendo mostrado mais uma vez que, mesmo não estando habituado aos palcos milionários, tem talento para 'dar e vender'. O avançado espanhol apontou o golo que possibilitou o Sporting de Braga de somar um ponto, com um remate forte aos 51 minutos, mas não deixou a sua marca no jogo só por aí. Djaló esteve perto de dar a 'cambalhota' no marcador e também já tinha feito das suas na primeira parte, num jogo em que voltou a provar ter 'faro de golo' na Liga dos Campeões.

Surpresa

Jérôme Roussillon surpreendeu ao regressar ao onze do Union Berlim, precisamente num jogo encarado como decisivo nas aspirações europeias da equipa, mas acabou por ser mesmo um dos principais destaques. O defesa-esquerdo assistiu Gosens para o primeiro da partida (42'), mas também se evidenciou nas incursões da equipa, tanto pelas alas, como pelo corredor central, traduzindo-se numa 'dor de cabeça' para o ataque e para a defesa do Sporting de Braga.

Desilusão

Sikou Niakaté é um defesa 'carregado' de talento, mas ainda tem aspetos a melhorar, sobretudo em torno da agressividade patente na abordagem aos lances. Seja perto ou longe da área (como aconteceu no caso da expulsão), o central maliano vai 'com muita sede ao pote' e as coisas nem sempre correm bem. A entrada dura sobre Behrens, à meia hora de jogo, culminou na sua expulsão com alerta do VAR, mas também será útil para Niakaté 'amadurecer' processos, principalmente nos grandes jogos.

Treinadores

Artur Jorge promoveu apenas quatro alterações em relação ao onze apresentado frente ao Portimonense (1-4), tendo ainda optado por apostar na titularidade de jogadores como João Moutinho e José Fonte, algo que nem sempre aconteceu durante a caminhada na Liga dos Campeões. Forçado a mexer à meia hora de jogo, devido à expulsão de Niakaté, o treinador dos bracarenses soube como gerir as 'cartadas' a partir do banco, com um forcing nos últimos 20 minutos, ainda que sem o tão desejado golo da reviravolta.

Nenad Bjelica deixou o Trabzonspor há quase dois meses e estreou-se pelo Union Berlim logo num jogo de Liga dos Campeões, mas não se pode dizer que o desfecho tenha sido positivo para uma equipa que jogou durante uma hora em superioridade numérica. O treinador croata perdeu uma (boa) oportunidade para colocar fim à ligação de 15 jogos sem vencer por parte dos alemães, mas não foi feliz ao recorrer a duas duplas substituições que pouco ou nada acrescentaram ao jogo do Union.

Árbitro

Clément Turpin protagonizou uma arbitragem segura na Pedreira, desde as faltas que apitou aos cartões amarelos que mostrou, embora tenha precisado da ajuda do videoárbitro para descodificar uma entrada violenta de Niakaté, culminando na sua expulsão. As duas equipas pediram uma grande penalidade cada, sendo que, no caso das reclamações do Sporting de Braga, fica a sensação de que o braço de Diogo Leite na bola, dentro da grande área, poderia ter motivado um alerta do VAR para a revisão do lance.

Leia Também: Sp. Braga deixa pele em campo e vai discutir vaga na Champions em Nápoles

Leia Também: Champions: Quem já está apurado, os eliminados e o que falta decidir

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório