Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Sp. Braga deixa pele em campo e vai discutir vaga na Champions em Nápoles

Em inferioridade numérica, os bracarenses não foram além de um empate com o Union, mas beneficiaram do triunfo do Real Madrid para alimentar o sonho de continuar na Liga dos Campeões.

Sp. Braga deixa pele em campo e vai discutir vaga na Champions em Nápoles
Notícias ao Minuto

21:56 - 29/11/23 por Miguel Simões

Desporto Liga dos Campeões

Mesmo enfrentando um 'mar' de contrariedades, o Sporting de Braga conseguiu um empate frente ao Union Berlim (1-1), esta quarta-feira, mantendo-se vivo na luta por uma vaga na Liga dos Campeões, em função do triunfo do Real Madrid frente ao Napoli (4-2). Os bracarenses mantêm-se no terceiro posto e discutirão o acesso aos 'oitavos' em Nápoles, sabendo que um resultado negativo poderá ditar o afastamento das competições europeias.

Os bracarenses - fiéis à sua identidade de jogo - entraram fortes e ameaçaram o golo por várias ocasiões, mas o rumo dos acontecimentos do primeiro tempo alterou-se com um lance-capital à meia hora de jogo. Niakaté entrou tarde sobre Behrens, o VAR desafiou Clément Turpin a rever o lance e o central acabou mesmo por ser expulso, aos 32 minutos, 'forçando' uma alteração de Artur Jorge, com a entrada de Saatci para render Vítor Carvalho.

O Union Berlim - sem vencer há 15 jogos - aproveitou a superioridade numérica e acabou por chegar ao golo bem perto do intervalo, através de Gosens (42'), 'gelando' a Pedreira e aumentando o nível de dificuldades, mas nem isso 'abalou' a equipa portuguesa.

Os dados da segunda parte são claros e não deixam dúvidas. O Sporting de Braga, mesmo reduzido a dez elementos, esteve sempre mais perto de marcar do que de sofrer, sendo que, logo após o regresso dos balneários, o golo de Álvaro Djaló - com faro na prova milionária - 'enlouqueceu' a Pedreira, aos 51 minutos.

Nenad Bjelica, em estreia no comando técnico dos alemães, mexeu na equipa, mas nada conduziu a indíces de superioridade, dado que esses 'moraram' sempre do lado dos minhotos - sobretudo nas investidas de Djaló, Ricardo Horta e Abel Ruiz.

A verdade é que o Sporting de Braga chegou a estar virtualmente afastado da Liga dos Campeões, até que dois golos do Real Madrid na reta final, frente aos italianos, transformaram um 2-2 em 4-2 e possibilitaram o conjunto português de ir a Nápoles a discutir o segundo lugar do grupo.

Também de olho na Liga Europa, o Sporting de Braga - com quatro pontos no terceiro lugar do grupo C - sabe que um possível resultado negativo frente ao Napoli (sete pontos) poderá impossibilitar o apuramento para a referida competição, dependendo daquilo que o Union Berlim (dois pontos) fará na receção ao já apurado Real Madrid, com 15 pontos.

Momento do jogo: O golo de Álvaro Djaló, após o regresso dos balneários, permitiu a 'loucura' em Braga, com um empate que poderá ser crucial para as contas dos bracarenses  nas competições europeias.

[Notícia atualizada às 22h09]

Leia Também: O miúdo tem faro na Champions. Djaló 'enlouqueceu' assim a Pedreira

Leia Também: Union Berlim aproveitou superioridade numérica e 'gelou' assim a Pedreira

Leia Também: A (dura) entrada de Niakaté que deixou Sp. Braga em desvantagem numérica

Onzes

Sporting de Braga: Matheus, Victor Gómez, José Fonte, Niakaté, Borja, Vítor Carvalho, Zalazar, João Moutinho, Alvaro Djaló, Ricardo Horta e Banza.

Union Berlim: Ronnow, Roussillon, Diogo Leite, Knoche, Juranovic, Gosens, Khedira, Laidouni, Tousart, Volland e Behrens.

Antevisão

Sporting de Braga volta a disputar as emoções da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, frente ao Union Berlim, com claras hipóteses de garantir, pelo menos, uma vaga na Liga Europa, por via do terceiro lugar do grupo C.

Repetir o resultado do confronto na Liga Europa na temporada passada (1-0), por exemplo, permite aos minhotos festejar a permanência nas competições europeias, sendo que a equipa de Artur Jorge até pode ficar com hipóteses de discutir o apuramento para os 'oitavos' na Liga dos Campeões frente ao Napoli, emblema que visita na última ronda. Para que isso seja possível, o Sporting de Braga precisa de vencer e esperar que o clube de Nápoles não vença no terreno do Real Madrid.

Por outro lado, o Union Berlim - que voltou a mudar de treinador após um ciclo de 15 jogos sem vencer, com a estreia de Nenad Bjelica a acontecer em Braga - procura pontuar para 'empurrar' as decisões para a última ronda. Um empate manterá as equipas separadas por dois pontos, mas um triunfo dos alemães conduz a uma 'cambalhota' na classificação, com a queda do Sporting de Braga para o último posto.

O emblema da Pedreira perdeu por 3-0 no Santiago Bernabéu e já reagiu nas provas internas, ao derrotar Arouca (0-1 na I Liga) e Portimonense (1-4 na Taça de Portugal), regressando ao Minho, à sua fortaleza, para tentar sonhar na Liga dos Campeões.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem do francês Clément Turpin, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-Union Berlim: Vaga europeia na mira, mas de olho na mudança

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório