Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Sp. Braga-Union Berlim: Vaga europeia na mira, mas de olho na mudança

Minhotos estão perto de assegurar, pelo menos, um lugar na Liga Europa, mas qualquer outro resultado diferente de um triunfo poderá 'atrapalhar' as contas para a última jornada da Liga dos Campeões.

Sp. Braga-Union Berlim: Vaga europeia na mira, mas de olho na mudança
Notícias ao Minuto

07:07 - 29/11/23 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

O Sporting de Braga volta a disputar as emoções da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, frente ao Union Berlim, com claras hipóteses de garantir, pelo menos, uma vaga na Liga Europa, por via do terceiro lugar do grupo C.

Repetir o resultado do confronto na Liga Europa na temporada passada (1-0), por exemplo, permite aos minhotos festejar a permanência nas competições europeias, sendo que a equipa de Artur Jorge até pode ficar com hipóteses de discutir o apuramento para os 'oitavos' na Liga dos Campeões frente ao Napoli, emblema que visita na última ronda. Para que isso seja possível, o Sporting de Braga precisa de vencer e esperar que o clube de Nápoles não vença no terreno do Real Madrid.

Por outro lado, o Union Berlim - que voltou a mudar de treinador após um ciclo de 15 jogos sem vencer, com a estreia de Nenad Bjelica a acontecer em Braga - procura pontuar para 'empurrar' as decisões para a última ronda. Um empate manterá as equipas separadas por dois pontos, mas um triunfo dos alemães conduz a uma 'cambalhota' na classificação, com a queda do Sporting de Braga para o último posto.

O emblema da Pedreira perdeu por 3-0 no Santiago Bernabéu e já reagiu nas provas internas, ao derrotar Arouca (0-1 na I Liga) e Portimonense (1-4 na Taça de Portugal), regressando ao Minho, à sua fortaleza, para tentar sonhar na Liga dos Campeões.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem do francês Clément Turpin, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Artur Jorge

Repetir 'receita' da Alemanha: "Esse jogo terá de servir de inspiração em termos de atitude competitiva da equipa e como motivo de ânimo de que somos capazes se acreditarmos do primeiro ao último minuto. Foi um jogo e uma exibição que está bem presente na memória de cada um de nós e que fica na nossa história. Mas teremos um jogo diferente".

Contas do adversário: "O Union Berlim tem um ponto, nós três, podíamos ter somado mais pontos noutros jogos. Apelo a uma grande determinação dos meus jogadores para ganhar e continuarmos nas competições europeias para, depois, podermos ter uma final em Nápoles para lutar pelo objetivo Champions. O fator determinante será a abordagem da equipa ao jogo, teremos que ser muito competitivos e muito centrados para vencer o jogo".

Mudança no comando técnico do Union: "É um dos fatores que nos causa mais dúvidas. Havia uma relação muito forte com o antigo treinador, uma identidade muito vincada, e terem mudado de treinador a três dias do jogo faz com que tivéssemos que recorrer ao seu passado e à última temporada na liga turca [no Trabzonspor]. Não sabemos se é o grupo que se adapta ao treinador ou o treinador ao grupo. Temos de estar preparados e passámos essa mensagem aos jogadores para poder haver uma nuance ou até mudança na estrutura, acredito que possa haver".

Nenad Bjelica

Vingança do jogo na Alemanha: "É claro que a equipa tem que ter esse sentimento. A equipa tem tido algum azar no seu percurso na 'Champions'. Vamos a jogo para fazer melhor e, se tudo correr bem, assegurar a vitória".

Novas ideias: "A atmosfera é boa, os jogadores estão bem dispostos, esperamos que a sorte mude a favor do Union Berlim. Conversámos com os jogadores nos últimos dias e esperamos um resultado positivo, sendo necessário para isso concentração do primeiro ao último minuto".

Estratégia para defrontar bracarenses: "O Sporting de Braga é uma equipa muito desafiante. É muito forte, sobretudo no ataque e meio-campo. Há muitas variáveis a serem levadas em conta, temos que nos adaptar ao que temos e estamos essencialmente motivados para levar a equipa às vitórias".

Últimos resultados

Sporting de Braga: V-V-D-V-E

Union Berlim: E-D-E-D-D

Últimos onzes

Sporting de Braga: Lukas Hornicek, Víctor Gómez , Sikou Niakaté, José Fonte, Adrián Marín, Pizzi, Rodrigo Zalazar, João Moutinho, Ricardo Horta, Álvaro Djaló e Abel Ruiz.

Union Berlim: Frederik Ronnow, Paul Jaeckel, Robin Knoche, Diogo Leite, Chris Trimmel, Janik Haberer, Aïssa Laïdouni, Robin Gosens, Kevin Volland, Datro Fofana e Kevin Behrens.

Ausências

Sporting de Braga: (-)

Union Berlim: Bonucci (lesionado).

Leia Também: UEFA divulga árbitros para os jogos de Benfica e Sp. Braga na Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório