Powered bySolverde
Disclaimer

Revelada a história de quando Messi pediu para rumar ao City

Para assim reencontrar-se com Pep Guardiola.

FC Barcelona v Manchester City FC - UEFA Champions League

© Getty Images

Notícias ao Minuto
29/11/2023 14:34 ‧ 29/11/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Barcelona

Leo Messi quis juntar-se a Pep Guardiola no Manchester City no verão de 2020, quando rebentou a crise entre o argentino e a direção do Barcelona presidida por Josep Maria Bartomeu, que se cristalizou no envio de um burofax pelo avançado argentino a pedir a sua saída de Camp Nou.

É assim que o jornalista Martí Perarnau o explica no seu livro "God Save Pep". Uma obra em que, como lhe é habitual, o autor combina um conhecimento profundo com uma narrativa ágil para relatar os sete anos de Pep Guardiola ao leme do Manchester City, tal como já tinha feito em 'Herr Pep' e 'Pep Guardiola. A metamorfose'.

No capítulo intitulado "Eu só quero quebrá-lo", o autor situa a ação em agosto de 2020. "Uma mensagem de WhatsApp de Sergio Agüero fez soar o alarme no clube: 'Tem cuidado, podem acontecer duas coisas. Leo perguntou-me quanto tempo Pep tem de contrato com o City'.

Guardiola regressava a Manchester depois de ter sido derrotado pelo Olympique de Lyon na Liga dos Campeões 2019/20, durante a final em Lisboa, na qual o Barça sofreu uma dolorosa derrota por 2-8 frente ao Bayern de Munique, alguns dias antes, a 14 de agosto. Tudo isto no contexto de um mundo condicionado pela pandemia de Covid-19 e pelas restrições que lhe estão associadas.

Foi então que Pep voltou a ler a mensagem, embora não tenha podido avaliar a sua dimensão quando aterrou no aeroporto de El Prat, em Barcelona, e recebeu ele próprio outra mensagem: "Olá Pep, como estás?É do próprio Leo Messi, que, magoado com a humilhação em Lisboa, "tomou a sua decisão. Vai-se embora. E quer saber se pode voltar a encontrar o seu mestre. Ele tomou a iniciativa".

Martí Perarnau explica que, no dia seguinte, teve lugar uma reunião em casa de Guardiola, em Barcelona, a segunda desde que o treinador deixou o Barça, em 2012. E foi nessa altura que o argentino lhe transmitiu o seu desejo de voltar a jogar sob as suas ordens."Treinador, eu só quero quebrar isto", disse o argentino.

Messi contou ao treinador do Manchester City as suas divergências com a direção do Barça e, em particular, com o então presidente Josep Maria Bartomeu, por quem se sentiu "enganado e traído". "Chove muito em Manchester", respondeu Pep, antes de conversar durante horas sobre o assunto.

Guardiola sublinhou estar disposto a prolongar o seu contrato com o City se o negócio se concretizar, que seria liderado por Ferran Soriano, diretor executivo do clube de Manchester, e Jorge Messi, pai e agente do jogador. O principal obstáculo é o facto de faltar um ano de contrato com o Barça, que está protegido por uma cláusula de 750 milhões de euros.

Leia Também: Suaréz 'despede-se' do Grêmio para se juntar a Messi: "Vemo-nos em breve"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas