Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
29º
MIN 16º MÁX 29º

Portugal-Islândia: Quebrar gelo nórdico para entrar num clube de elite

Encontro no Estádio de Alvalade tem início agendado para as 19h45. Em caso de triunfo, equipa das quinas torna-se na nona nação europeia a finalizar uma fase de qualificação para uma grande competição apenas com vitórias.

Portugal-Islândia: Quebrar gelo nórdico para entrar num clube de elite
Notícias ao Minuto

07:14 - 19/11/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

A seleção nacional está à beira de escrever uma página de ouro na sua história. Este domingo, a equipa das quinas recebe pela segunda vez, e primeira em Lisboa, a Islândia, o último rival das cores nacionais naquela que se espera uma caminhada perfeita rumo ao Euro'2024. É que basta apenas uma vitória para os lusos entrarem num clube de elite.

Caso vença a seleção nórdica num duelo agendado para o Estádio José Alvalade, às 19h45, a seleção nacional termina o Grupo J de apuramento para o Euro'2024 com 10 vitórias em 10 jogos, algo inédito na história do futebol português.

Um triunfo diante dos islandeses, contra quem a equipa das quinas nunca perdeu - há apenas espaço para um empate entre as duas nações -, colocará Portugal numa lista em que já estão Alemanha, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Itália, Países Baixos e Chéquia.

Ao contrário do que fez no Liechtenstein, Roberto Martínez deverá voltar apostar na equipa mais forte para este jogo com a Islândia. No último duelo entre as duas seleções, em junho deste ano, já nesta fase de qualificação para o Euro2024, a seleção nacional venceu por 1-0, com um golo decisivo de Cristiano Ronaldo bem perto do fim.

O encontro entre Portugal e a Islândia, que fecha a fase de apuramento para o próximo Europeu, está agendado para as 19h45 deste domingo, no Estádio José Alvalade, e será dirigido pelo grego Anastasios Papapetrou.

Treinadores em discurso direto

Roberto Martínez:

Acabar só com vitórias. "O primeiro objetivo é importante. Acabar só com vitórias. É importante, histórico. Jogar contra o Liechtenstein foi uma oportunidade para ter uma ligação, disciplina tática com muitos jogadores de ataque. É o mais difícil que há. Amanhã, o jogo vai ser diferente. A Islândia é uma equipa muito objetiva, que controla o jogo direto. Será um jogo que precisa de novas valências no relvado, vamos tomar decisões depois do último treino de hoje para termos jogadores frescos."

Possíveis assobios em Alvalade: "No último jogo foi um jogo com ambiente espetacular. De seleção. A rivalidade dos clubes faz-nos melhores, mas quando joga a seleção... Não acho que amanhã tenhamos problemas nesse sentido. Gostaria de ter um ambiente de festa, seria espetacular. O apuramento, da forma como o fizemos, merece isso, mais nenhuma possibilidade."

Portugal é candidato?: "No período de estágios e apuramento é preciso consistência. É preciso estar sempre a um alto nível para poder ganhar, ser uma equipa ganhadora. Depois, chega-se ao torneio final, e tentamos mostrar tudo o que temos contra os melhores do mundo. Temos qualidade individual mas precisamos de crescer, passo a passo. No futebol, o mais importante é celebrar. Os adeptos precisam de um bom jogo para criar uma boa memória."

Age Hareide:

Antevisão: "Jogar contra Portugal, em Portugal, é sempre uma tarefa difícil. É uma das melhores equipas na Europa. Temos de defender bem e ter eficácia no ataque. Pensamos que é possível fazermos algo. É importante para a equipa ganhar confiança e esta é a partida perfeita para isso, contra uma das melhores equipas na Europa."

Oportunidade para os islandeses: "Temos de trabalhar na nossa equipa, tanto defensiva, como ofensivamente. Acredito que os jogadores farão aqui em Portugal o mesmo que fizeram no outro encontro.

Perigos contra grandes equipas: "Nos jogos contra este tipo de equipas, temos sempre possibilidade de mostrar qualidade e esperamos fazer um bom jogo"

Últimos onzes

Portugal: José Sá, António Silva, Rúben Neves, Toti Gomes, João Cancelo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, João Félix

Islândia: Elías Ólafsson, Alfons Sampsted, Victor Pálsson, Sverrir Ingason, Kolbeinn Finnsson, Arnór Sigurdsson, Kristian Hlynsson, Arnor Traustason, Jón Gudmundsson, Willum Willumsson, Orri Óskarsson.

Últimos resultados

Portugal: V-V-V-V-V

Islândia: D-V-E-V-D

Ausências 

Portugal: Matheus Nunes, Pepe, Rafael Leão e Nélson Semedo (afastados da convocatória por lesão) e Diogo Dalot (afastado por motivos pessoais).

Islândia: Sigurdsson (lesionado).

Leia Também: Euro'2024: Portugal realiza último treino antes do fecho da qualificação

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório