Portugal-Islândia: Quebrar gelo nórdico para entrar num clube de elite

Encontro no Estádio de Alvalade tem início agendado para as 19h45. Em caso de triunfo, equipa das quinas torna-se na nona nação europeia a finalizar uma fase de qualificação para uma grande competição apenas com vitórias.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/11/2023 07:14 ‧ 19/11/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

A seleção nacional está à beira de escrever uma página de ouro na sua história. Este domingo, a equipa das quinas recebe pela segunda vez, e primeira em Lisboa, a Islândia, o último rival das cores nacionais naquela que se espera uma caminhada perfeita rumo ao Euro'2024. É que basta apenas uma vitória para os lusos entrarem num clube de elite.

Caso vença a seleção nórdica num duelo agendado para o Estádio José Alvalade, às 19h45, a seleção nacional termina o Grupo J de apuramento para o Euro'2024 com 10 vitórias em 10 jogos, algo inédito na história do futebol português.

Um triunfo diante dos islandeses, contra quem a equipa das quinas nunca perdeu - há apenas espaço para um empate entre as duas nações -, colocará Portugal numa lista em que já estão Alemanha, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Itália, Países Baixos e Chéquia.

Ao contrário do que fez no Liechtenstein, Roberto Martínez deverá voltar apostar na equipa mais forte para este jogo com a Islândia. No último duelo entre as duas seleções, em junho deste ano, já nesta fase de qualificação para o Euro2024, a seleção nacional venceu por 1-0, com um golo decisivo de Cristiano Ronaldo bem perto do fim.

O encontro entre Portugal e a Islândia, que fecha a fase de apuramento para o próximo Europeu, está agendado para as 19h45 deste domingo, no Estádio José Alvalade, e será dirigido pelo grego Anastasios Papapetrou.

Treinadores em discurso direto

Roberto Martínez:

Acabar só com vitórias. "O primeiro objetivo é importante. Acabar só com vitórias. É importante, histórico. Jogar contra o Liechtenstein foi uma oportunidade para ter uma ligação, disciplina tática com muitos jogadores de ataque. É o mais difícil que há. Amanhã, o jogo vai ser diferente. A Islândia é uma equipa muito objetiva, que controla o jogo direto. Será um jogo que precisa de novas valências no relvado, vamos tomar decisões depois do último treino de hoje para termos jogadores frescos."

Possíveis assobios em Alvalade: "No último jogo foi um jogo com ambiente espetacular. De seleção. A rivalidade dos clubes faz-nos melhores, mas quando joga a seleção... Não acho que amanhã tenhamos problemas nesse sentido. Gostaria de ter um ambiente de festa, seria espetacular. O apuramento, da forma como o fizemos, merece isso, mais nenhuma possibilidade."

Portugal é candidato?: "No período de estágios e apuramento é preciso consistência. É preciso estar sempre a um alto nível para poder ganhar, ser uma equipa ganhadora. Depois, chega-se ao torneio final, e tentamos mostrar tudo o que temos contra os melhores do mundo. Temos qualidade individual mas precisamos de crescer, passo a passo. No futebol, o mais importante é celebrar. Os adeptos precisam de um bom jogo para criar uma boa memória."

Age Hareide:

Antevisão: "Jogar contra Portugal, em Portugal, é sempre uma tarefa difícil. É uma das melhores equipas na Europa. Temos de defender bem e ter eficácia no ataque. Pensamos que é possível fazermos algo. É importante para a equipa ganhar confiança e esta é a partida perfeita para isso, contra uma das melhores equipas na Europa."

Oportunidade para os islandeses: "Temos de trabalhar na nossa equipa, tanto defensiva, como ofensivamente. Acredito que os jogadores farão aqui em Portugal o mesmo que fizeram no outro encontro.

Perigos contra grandes equipas: "Nos jogos contra este tipo de equipas, temos sempre possibilidade de mostrar qualidade e esperamos fazer um bom jogo"

Últimos onzes

Portugal: José Sá, António Silva, Rúben Neves, Toti Gomes, João Cancelo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, João Félix

Islândia: Elías Ólafsson, Alfons Sampsted, Victor Pálsson, Sverrir Ingason, Kolbeinn Finnsson, Arnór Sigurdsson, Kristian Hlynsson, Arnor Traustason, Jón Gudmundsson, Willum Willumsson, Orri Óskarsson.

Últimos resultados

Portugal: V-V-V-V-V

Islândia: D-V-E-V-D

Ausências 

Portugal: Matheus Nunes, Pepe, Rafael Leão e Nélson Semedo (afastados da convocatória por lesão) e Diogo Dalot (afastado por motivos pessoais).

Islândia: Sigurdsson (lesionado).

Leia Também: Euro'2024: Portugal realiza último treino antes do fecho da qualificação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Novo tombo do Sporting 'anima' rivais: "Moreirense atenuou a minha dor"

Redes Sociais

Novo tombo do Sporting 'anima' rivais: "Moreirense atenuou a minha dor"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Papa Francisco tem novo Papamóvel. É elétrico, mas não é um qualquer

Mercedes-Benz

Papa Francisco tem novo Papamóvel. É elétrico, mas não é um qualquer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas