Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 15º

Fernando Pimenta assume candidatura ao título olímpico em K1 1.000 metros

O canoísta Fernando Pimenta manifestou-se hoje "sensibilizado" pela homenagem recebida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na qual assumiu ser candidato ao ouro olímpico em K1 1.000 metros em Paris2024.

Fernando Pimenta assume candidatura ao título olímpico em K1 1.000 metros
Notícias ao Minuto

17:38 - 27/09/23 por Lusa

Desporto Canoagem

"Já o demonstrei várias vezes. Tenho sido o atleta com mais regularidade no pódio. Desde que faço canoagem não me recordo de quem tenha medalhas em europeus e mundiais tantos anos consecutivos. Nos Jogos Olímpicos é preciso sentir-me bem e inspirado. Às vezes, é preciso esse 0,5% de inspiração, como aconteceu nos Mundiais de Duisburgo. É aquele meio metro de diferença que pode trazer o título", elucidou.

Fernando Pimenta falava no fim da cerimónia na autarquia, em que celebrou mais uma época de sucesso, destacando-se o título mundial -- o terceiro da carreira -- no seu predileto K1 1.000 metros, no qual foi bronze em Tóquio2020.

O seu vasto currículo, com mais de uma centena de pódios internacionais, e as expectativas dos portugueses não lhe colocam "pressão" para o ouro sonhado para Paris2024, algo apenas ao alcance do seu treinador, Hélio Lucas.

Pimenta recordou que pressão só "nos treinos diários", fundamentais para a consistência de "resultados e medalhas" que tem conseguido, ininterruptamente, desde 2009.

Agradeceu a homenagem da autarquia limiana, considerando ser "uma cerimónia simples que condiz" com ele próprio e com o treinador, "num momento mais intimista e próximo, com bastante significado", e reconhecendo que quando se exalta reclamando por justiça de tratamento por parte do Presidente da República, na celebração dos feitos desportivos dos portugueses, o faz também a pensar nos seus companheiros e no seu treinador.

Tem ideia de que voltará a ser homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa, mas sem saber mais dados: "Acho que sim, há alguma coisa pensada, mas não sei se planeada ou não. Não posso ser eu a dizer se vai haver ou não".

Hélio Lucas, o seu treinador de sempre, agradeceu o "reconhecimento das gentes de Ponte de Lima pelos resultados e carreira" da dupla, recordando que o município "esteve sempre" com ambos, "apoiando até na altura em que as pessoas nem acreditavam muito".

"Ser reconhecido em casa é diferente. Somos os dois daqui, temos muito orgulho no percurso do clube e as pessoas acarinham-nos muito e isso é muito importante nestes momentos", completou.

Fernando Pimenta acumula já 136 pódios em provas internacionais, nas mais diversas distâncias, entre os 500 e 1.000 metros, em regatas em linha, e nas maratonas, com provas até aos 30 quilómetros.

Leia Também: Lusitânia vai tentar "causar surpresa" ao Benfica na Taça de Portugal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório