Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 20º

Sporting de 'sotaque' nórdico não deixa fugir o FC Porto

Hjulmand deu o mote, Gyokeres seguiu o companheiro nórdico e ainda houve tempo para Diomande entrar para a lista de marcadores diante do Moreirense.

Sporting de 'sotaque' nórdico não deixa fugir o FC Porto
Notícias ao Minuto

22:28 - 17/09/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Sporting regressou aos triunfos na I Liga, este domingo, ao bater o Moreirense (3-0), ultrapassando o Benfica e colando-se ao FC Porto na liderança do campeonato.

Os primeiros 45 minutos não tiveram golos, mas não faltaram oportunidades, nomeadamente com três bolas nos postes - duas para os leões e uma para os cónegos. Ainda assim, o lance mais flagrante acabou por ser o golo anulado a Ricardo Esgaio devido a fora de jogo... de cinco centímetros.

O emblema de Alvalade foi mais eficaz no segundo tempo e, em meia dúzia de minutos, resolveu a questão. Hjulmand estreou-se a marcar e, pouco depois, Gyokeres ampliou a vantagem, mostrando o sucesso da dupla nórdica ao serviço de Rúben Amorim. Até ao apito final, ainda houve tempo para que Diomande fechasse o encontro com o 3-0 final no último lance.

Três ferros e cinco centímetros 'marotos'

Rúben Amorim optou apenas por promover uma alteração, entregando a titularidade de Marcus Edwards e deixando Paulinho no banco. Do outro lado, Rui Borges não quis ir mais longe e substituiu apenas Madson por Pedro Amador.

O primeiro tempo não foi propriamente de domínio por parte do Sporting, no entanto, não há dúvidas de que foi a equipa da casa a criar as melhores oportunidades. Ainda assim, a primeira pertenceu aos cónegos, quando André Luís viu o seu remate bater no poste com apenas meia dúzia de minutos decorridos.

A resposta não foi imediata, mas quase. A fechar os primeiros 15 minutos, na sequência de uma pontapé de canto, Hidemasa Morita apareceu completamente 'solto' ao segundo poste e, tal como André Luís, não escondeu a frustração por ver o seu remate ter devolvido pelo poste.

O pico de supremacia leonina aconteceu em cima da meia hora de jogo e com dois lances de deixar os 36 mil adeptos presentes em Alvalade com as mãos na cabeça. Primeiro foi Hjulmand a atirar uma 'bomba' ao poste (sim, leu bem, o terceiro lance negado pelo ferro) e, depois, Ricardo Esgaio despertou os primeiros festejos ao colocar a bola dentro da baliza, mas o lance seria anulado por fora de jogo de.... cinco centímetros. Até ao apito para o descanso, apenas Nuno Santos tentou fazer das suas, porém, sem sucesso e sem alterações no marcador.

Eficácia apareceu e nórdicos vingaram

Sem mexidas ao intervalo, o Sporting entrou mais aguerrido no segundo tempo e não tardou em mexer com o marcador, já depois de um susto causado por Camacho com Adán fora da baliza. Aos 55 minutos, após um desvio do sueco Gyokeres na tentativa de causar perigo, a bola acabou por sobrar para o dinamarquês Hjulmand que, de fora da área, assinalou a sua estreia a marcar num golo 100% nórdico.

Meia dúzia de minutos depois, Gyokeres soube como corresponder a um belo trabalho de Nuno Santos a partir do corredor esquerdo e deu uma 'cabeçada' fatal nas aspirações do Moreirense, à passagem do minuto 61.

Rúben Amorim acabaria por permitir as entradas de Paulinho, Geny Catamo e Matheus Reis de uma assentada e, mais tarde, as de Francisco Trincão e Daniel Bragança, sendo que, depois de um cabeceamento perigoso de Coates, o recém-entrado Paulinho ainda foi a tempo de atirar à barra.

Já após a expulsão de Maracás, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Catamo, Ousmane Diomande apareceu ao segundo poste e cabeceou para o fundo das redes aos 90+6', num lance que ainda suscitou queixas por parte dos cónegos, mas acabaria mesmo por ditar o 3-0 final em Alvalade.

Com este resultado, o Sporting passa a somar os mesmos 13 pontos que o FC Porto na liderança do campeonato, à espera do que fará o Boavista esta segunda-feira, ultrapassando o Benfica, com 12. Já o Moreirense é 16.º classificado, com quatro pontos.

Momento do jogo: O segundo golo do Sporting, apontado por Gyokeres em cima da hora de jogo, surgiu praticamente depois do tento inaugural de Hjulmand, numa altura crucial para as aspirações do Moreirense.

[Notícia atualizada às 22h37]

Leia Também: Depois da assistência, o golo. 'Furacão' Gyökeres volta a fazer estragos

Leia Também: Hjulmand tanto tentou que conseguiu. Eis a estreia a marcar pelo Sporting

Leia Também: Sporting marcou, mas golo de Ricardo Esgaio foi anulado por... 5cm

Leia Também: Sporting ficou a pedir penálti neste lance. Árbitro mandou seguir

Onzes

Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.

Moreirense: Kewin Silva, Fabiano Souza, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Lawrence Ofori, Gonçalo Franco, Pedro Amador, Alanzinho, João Camacho e André Luís.

Antevisão

É dia de jogo no Estádio de Alvalade. Sporting e Moreirense encontram-se em Lisboa, na noite deste domingo, em jogo a contar para a quinta jornada da I Liga.

Após o empate na última ronda na visita ao Sporting de Braga, os 'leões' tentarão capitalizar o bom momento de forma do avançado Paulinho, melhor marcador do campeonato, com quatro golos, frente a um adversário que ocupa o 10.º lugar e que tem como melhor resultado em Alvalade o empate alcançado em 2014, num total de 12 jogos na I Liga.

Na antevisão a este encontro, Rúben Amorim fez questão de sublinhar que vai ser um jogo difícil ante o campeão da II Liga, mas também deu a entender que a sua equipa vai lutar para conquistar os três pontos.

O duelo entre Sporting e Moreirense contará com arbitragem de Manuel Oliveira, juiz da Associação de Futebol do Porto, e tem apito inicial agendado para as 20h30, sendo que poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Moreirense: Leão procura voltar a sorrir para não fugir do topo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório