Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 29º

"Com Conceição no banco, o FC Porto torna-se mais forte e aguerrido"

Vítor Vinha esteve presente no último jogo entre Estrela da Amadora e FC Porto, em abril de 2009, e acredita que a Reboleira vai voltar a contar com um grande jogo. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o agora treinador de 36 anos recorda as memórias daquela vitória frente aos dragões e acredita que o regresso de Sérgio Conceição ao banco terá impacto direto no rendimento dos jogadores portistas.

"Com Conceição no banco, o FC Porto torna-se mais forte e aguerrido"
Notícias ao Minuto

07:53 - 13/09/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

O FC Porto prepara-se para visitar o Estrela da Amadora já na sexta-feira, em jogo de abertura da 5.ª jornada da I Liga, algo que não acontece desde abril de... 2009. Na altura, os dragões acabaram derrotados na Reboleira, pese embora tenham assegurado um lugar na final da Taça de Portugal, que viriam a conquistar, graças ao resultado da 1.ª mão, obtido em casa. Ora, Vítor Vinha foi titular no lado esquerdo da defesa do Estrela da Amadora e recorda, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, aquilo que ficou na memória desse embate entre tricolores e dragões. 

"Lembro-me de que foi um jogo da 2.ª mão da Taça de Portugal que vencemos por 2-1. O FC Porto trazia a vantagem da primeira mão e portanto fez um jogo mais na perspectiva de gerir o resultado. Na Reboleira estava bom ambiente num jogo à noite, com boa casa e conseguimos vencer e deixar uma boa imagem na Taça de Portugal. Foi um bom jogo e na altura contra um FC Porto que tinha grandes individualidades: Hulk, Lisandro, Sektioui, Fucile e era treinado pelo Jesualdo Ferreira. Portanto, era um FC Porto fortíssimo", começa por lembrar o agora treinador de 36 anos, que enaltece a boa campanha do Estrela naquela época de 2008/2009 na prova rainha. 

"Sim, obviamente que foi um bocadinho inglório. Apesar de termos vencido, com golos do Anselmo e do Rui Varela, não conseguimos passar à final, mas caímos de pé frente a um super FC Porto que acabaria por ser campeão nacional e que venceu a Taça. Foi uma prestação de valor", vinca o antigo lateral esquerdo. 

Convidado a lançar os dados para o jogo de sexta-feira, 14 anos depois, Vítor Vinha alerta que muita coisa mudou e que o Estrela vive um período diferente na sua história, procurando consolidar-se no máximo escalão do futebol português. Ainda assim, o antigo treinador adjunto do Rio Ave acredita nas capacidades da equipa orientada por Sérgio Vieira. 

"Já passaram muitos anos e muita coisa mudou. Temos um Estrela que está de volta à I Liga passados estes anos todos. Não é um Estrela tão consolidado como estava naquela altura, em que tinha muitas épocas de I Liga. Agora é um Estrela que acabou de subir de divisão e que está muito bem organizado e bem orientado pelo Sérgio Vieira. Tem algumas baixas e alguns problemas. Há dois centrais que foram às seleções e que vão chegar muito em cima do jogo", analisa, lembrando que o FC Porto irá contar com a presença de Sérgio Conceição no banco, depois de uma longa ausência motivada por um castigo. 

"Do outro lado temos um FC Porto que aproveitou muitíssimo bem esta pausa para trabalhar, visto que não perdeu muitos jogadores [para as seleções]. Ao mesmo tempo, é o regresso de Sérgio Conceição ao banco, que é uma mais-valia para aquilo que é o FC Porto. Sendo um jogo na Reboleira, também está de volta aquilo que são jogos com o público muito próximo do relvado, o que contribui para um espetáculo ainda melhor. Espera-se um bom jogo, mas complicado para ambas as equipas", vaticina. 

Estrela com capacidade para se manter na I Liga 

Vítor Vinha encontra potencial suficiente no Estrela que permita à equipa da Amadora fazer uma época tranquila e alcançar o objetivo da permanência. O antigo jogador não deixa, porém, de recordar as palavras de Sérgio Vieira, afirmando, no entanto, que as fraquezas podem ser transformadas em forças. 

"Acredito que o Estrela possa trilhar esse caminho e de certeza que vai reunir condições para fazer uma época tranquila. Se não for tranquila, irá lutar até à última pela permanência. Acredito seja esse o caminho. Nos jogos em casa tentará amealhar mais pontos, obviamente, e nos jogos fora vai utilizar um sistema que lhe dá mais garantias defensivas. Tendo uma equipa forte fisicamente e organizada, creio que será um osso duro de roer e que no final poderão conseguir o objetivo da permanência. Penso que o Sérgio [Vieira] também falou de outras condicionantes associadas ao momento do Estrela, relacionadas com as condições de treino, mas das fraquezas irão fazer forças, certamente. Poderão, até, fazer disso um fator de união", explica. 

Dragões acusaram ausência do líder 

Vítor Vinha acredita que a ausência de Sérgio Conceição - que não esteve no banco nos jogos contra Moreirense, Farense, Rio Ave e Arouca - teve impacto direto no rendimento do FC Porto, nomeadamente no que ao aspeto defensivo diz respeito. O seu regresso será, por isso, uma "mais-valia" para os jogadores. 

"É possível que o FC Porto se tenha ressentido um pouco da ausência de Sérgio Conceição, visto que é uma figura forte no banco e dentro do próprio jogo. Empurra sempre os jogadores a derem um bocadinho mais de si. Torna o FC Porto ainda mais competitivo, aguerrido, forte e agressivo com e sem bola. Está de regresso essa vertente do FC Porto mais competitiva. Acredito que, com este tempo que teve para trabalhar, o FC Porto volte na máxima força e ainda mais organizado e concentrado, visto que é uma equipa que tem sofrido golos em todos os jogos", sublinha Vinha, apontando para o duro calendário que se segue para o conjunto azul e branco. 

"Acho que o FC Porto quer iniciar uma nova caminhada com uma boa resposta, até porque a Liga dos Campeões também começa já na próxima semana. Nada como começar um ciclo mais complicado de jogos com uma boa vitória perante um adversário que será extremamente difícil", conclui Vítor Vinha. 

Refira-se que o jogo entre Estrela da Amadora e FC Porto, que abrirá a 5.ª jornada da I Liga, está agendado para as 19h15 de sexta-feira. 

Leia Também: Dragão embarca em 'carrossel louco' e há vários 'fantasmas' no retrovisor

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório